Gostou do artigo?

Você já se perguntou o porquê de as vezes o sexo te deixa pra baixo? ou já ouvir falar em tristeza pós coito

Bom, sabemos que o sexo em si deveria ser um ato de prazer extremo, libertador e bastante envolvente entre os casais.

tristeza pós coito

Na verdade o sexo é um momento único e que todo ser humano deveria querer praticar, pois tem prazer, toque, além de ser uma ótima maneira de se sentir vivo e acompanhado no universo.

Mas então porque será que alguns homens se sentem tristes após a relação sexual?

Claro que este não costuma ser um assunto que se aborda assim, aos quatro ventos, mas este é um problema tão antigo de vários homens que até mesmo tem nome científico! E é conhecido por “tristeza pós coito”.

Hoje vamos falar exatamente sobre isso e abordar quais são as possíveis causas desse problema pós sexo, que talvez já tenha acontecido com você, ou que simplesmente poderá acontecer em qualquer momento da vida.

A tristeza pós coito é mais normal do que você imagina

Você alguma vez já sentiu aquela desilusão logo após  finalizar o ato sexual?

Então você não está sozinho! No entanto, os psicólogos começaram apenas recentemente a estudar e explorar essa anomalia humana.

tristeza pós coito

A questão da tristeza pós coito está presente em pelo menos 10% da população mundial.

Mas o número pode ser ainda maior, já que ainda não existe um estudo completo e concreto com relação à proporção dos casos.

Existem algumas causam que levam a essa tristeza pós coito, e que muitos homens desconhecem a razão.

Se você passa por algumas delas, saiba que isso não é e nem deve ser motivo de vergonha.

O importante mesmo é você entender as reais causas que estão levando você a sentir isso e tentar cortar o problema direto na raiz.

Quer descobrir quais são os possíveis motivos? Confira abaixo!

#1 – Desapontamento

Essa pode não ser a razão mais comum desse problema de tristeza pós coito, mas é importante começarmos do mais óbvio e aprofundarmos aos poucos em outros possíveis motivos.

  • Será que você realmente aprecia o sexo que está praticando com sua parceira?
  • Você é o tipo de cara que não gosta de se apegar e se relaciona com várias mulheres?
  • Você costuma se sentir vazio e sem expectativa depois de transar com elas?

tristeza pós coito

Se perguntar isso é fundamental e o primeiro passo para entender se essas são as possíveis causas da sua tristeza pós coito.

Mas se você costuma curtir bastante o sexo que pratica, elimine este ponto da lista e pule para o tópico seguinte.

#2 – Seu corpo passa por uma espécie de liberação emocional constante

Ter relações sexuais é um ato físico, emocional, intelectual e para muitas pessoas, até mesmo algo espiritual.

E cada um desses aspectos são complicados e trabalham de maneira diferente no corpo dos homens.

Por exemplo, fazer sexo impacta na produção de hormônios de diferentes formas, no consumo de oxigênio, níveis de açúcar no sangue e inúmeras outras coisas que você nem mesmo sabia, não é mesmo?

Não existe sequer uma outra atividade na vida e que envolva tantas partes e funções diferente do corpo quanto o sexo exige de nós. E, infelizmente, muitos dos homens simplesmente não conseguem expressar e liberar esses sentimentos, ansiedade e tensões depois do sexo.

Tudo funciona como se fosse uma ressaca emocional, assim como acontece depois de assistirmos um filme triste e que nos deixa refletindo horas sobre a vida ou sobre o que aconteceu.

Se essa sensação não costuma durar muito tempo e você acredita que não está diretamente ligado ao relacionamento ou após o ato sexual, pode ser apenas seu corpo liberando a tensão da forma que ele acha melhor.

#3 – A tristeza pós sexo pode ser apenas seu corpo pedindo por atenção

Existem algumas coisas sobre sexo que realmente costumam ficar acobertadas na vida de alguns homens, principalmente porque eles tem medo de se expressar e falar sobre o assunto.

Até mesmo a educação sexual de forma mais abrangente não costuma falar desse tipo de problema sexual e como o sexo influencia inúmeros aspectos da vida de um homem.

O primeiro conselho que podemos dar a qualquer homem é que eles devem ouvir atentamente o que seu corpo costuma lhes comunicar depois do sexo. E isso leva tempo e requer algo que chamamos de introspecção sexual.

Não se trata de ciência, nem de um resultado exato. Às vezes é possível que os homens se sintam pra baixo, tristes e deprimidos após a relação sexual.

Pergunte a si mesmo algumas coisas:

  • Será que minha mente vive viajando em outros ares durante ou imediatamente após o sexo?
  • Como eu poderia descrever o sexo que estou tento com minha/minhas parceira/parceiras?
  • Há algo errado com o que estamos fazendo?
  • Consigo me sentir livre para ser e fazer aquilo que realmente quero durante a relação sexual?

Não guarde esse problema apenas para você, pois é possível que ele só piore com o passar do tempo.

Tenha o costume de sempre se expressar para suas parceiras sobre o que você costuma sentir após o ato sexual.

Talvez num primeiro momento você não se sinta tão à vontade em expressar esse tipo de sentimento, mas é algo extremamente necessário.

Não existe uma maneira exata de “ouvir” seu corpo, mas existem algumas situações que comprometem que você perceba aquilo que está sentindo.

Afinal se você não prestar atenção a esses sinais, é bem provável que você esteja ignorando a sua vulnerabilidade durante o sexo, com a confiança que você tem com sua parceira.

#4 – Tudo está ali, na sua cabeça!

Algumas teorias de pesquisadores famosos indicam que quando fazemos sexo consensual nossos medos e a ansiedade ficam “amortecidas”, como resultado da atividade sexual, que proporciona prazer ao cérebro e ao corpo.

Já quando o sexo é mais intenso e você não está focado totalmente nele, o cérebro rebate a informação como se fosse um pêndulo, fazendo com que você se sinta triste, com medo ou ansioso demais.

Uma pesquisadora escreveu no The New York Times a respeito de sua tentativa de resolver este problema em dois de suas pacientes, um dos quais tinha a experiência da tristeza pós coito após a masturbação e outro após a relação sexual.

De acordo com o artigo dela os dois pacientes enfrentavam a tristeza pós coito de maneiras diferentes.

Infelizmente ainda não há um estudo verídico sobre as proporções que a tristeza pós coito representa na humanidade.

#5 – Ponto de partida

Na literatura médica ainda não existem estudos ou pesquisas científicas que abordem a tristeza pós coito. Mas se procurarmos bem nas artes, filosofia e literatura e até mesmo alguns relatos de pessoas (na internet) que sofrem desse problema, fica claro o quanto os seres humanos são complexos.

Essa questão das respostas emocionais ainda serão motivo de estudo e ajudará muitos homens que hoje sofrem com esse problema.

Se você se sente triste depois do sexo, saiba que isso já é um problema.

Consequentemente, se você resolver partilhar isso com sua parceira, será um problema para os dois, mas é possível e provável que vocês optem por tentar resolver juntos essa questão.

Se o sexo é bom, dificilmente isso afetará na vida afetiva de vocês, por isso é tão importante ficar atento aos sinais e tentar entender aquilo que seu próprio corpo tem a dizer.

#6 – Quais são as possíveis soluções?

Se as alterações hormonais são algo inevitável do ser humano, será que podem haver soluções reais para a tristeza pós coito? A resposta é sim, mas essas soluções são relativamente novas e precisam ainda ser estudadas em toda sua complexidade.

Por exemplo, alguns médicos podem prescrever antidepressivos que tentarão estabilizar os hormônios de forma mais eficaz.

Embora isso possa soar como uma boa ideia, muitos antidepressivos também costumam diminuir significativamente o desempenho sexual dos homens. Consequentemente, essa solução pode ser melhor se você não faz sexo de forma regular…constante.

tristeza pós coito

A comunicação com sua parceira oferece também uma solução muitas vezes mais simples e direta para resolver o problema da tristeza pós coito.

Talvez sua parceira simplesmente não saiba que você experimenta esse tipo de sensação de tristeza após o sexo, e assim pode não ser capaz de te ajudar. Você então precisa comunicar isso com ela.

Por isso, eu recomendo a você a ler esse artigo publicado aqui no blog sobre como desfrutar mais do seu relacionamento e melhorar a comunicação com sua parceira! Garanto que irá ajudar bastante.

Às vezes você só precisará deitar nos braços dela e se sentir querido, abraçado, para que o problema nem mesmo volte a acontecer. Por que não experimentar?

Finalmente, vale a pena também experimentar algum tipo de terapia de casal ou até mesmo sozinho, pois os profissionais costumam encontrar a raiz desse tipo de problema.

Talvez exista um velho trauma ou evento que ocorreu no seu passado que tenha influenciado diretamente na tristeza pós coito.

Agora você já sabe…

Muitas pessoas costumam associar o sexo com emoções complexas e negativas, e pode ser extremamente válido e de grande ajuda descobrir quando isso começou a influenciar em suas relações.

Depois disso, você será muito capaz de aproveitar sua relação, sua parceira e o sexo em toda sua totalidade. Tenha autoconfiança!

Curtiu o post de hoje? Quer compartilhar com a gente alguma história que você tenha relacionado à tristeza pós coito? Deixe seu comentário no campo abaixo e não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

tristeza pós coito

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of