O narcisismo é um transtorno de personalidade real que parece estar afetando mais e mais pessoas com o passar dos anos, e principalmente homens.  O problema, porém, é que é muito difícil dizer diretamente a um homem que ele é narcisista, principalmente se tratando de um cara que aparenta e que acredita apenas ter muita confiança em si mesmo.

No entanto, ao longo do tempo, um homem narcisista acaba se distanciando ou excluído por outras pessoas, principalmente por seu comportamento e sua aparente falta de empatia com os demais e até mesmo com sua parceira.

Por isso, se você chegou até este texto, não se esqueça de que um homem narcisista é aquele que adora e venera a si mesmo, alguém que pensa que é o melhor em tudo e melhor que todos.

Por isso, se você possui algumas dessas características, é bom continuar a leitura para ver se identifica com algumas outras características que podem estar afastando seu relacionamento com as pessoas e, principalmente de sua parceira atual.

7 sinais que indicam ser uma pessoa narcisista

#1 – Você não lida bem com esportes ou com perdas

Várias pesquisas apontam que homens narcisistas e um de seus traços mais preocupantes é com relação à sua tendência de ser um mau perdedor, mas um vencedor cheio de egoísmo.

Por exemplo, quando homens narcisistas perdem algum jogo de esporte, eles costumam tentar humilhar o árbitro ou o oponente que faz parte do jogo.

Mas quando esse tipo de homem ganha, geralmente eles tentam regozijar-se excessivamente ou até mesmo praticarem atos abusivos com relação a quem perde para eles.

#2 – Você constantemente se sente subestimado pelas pessoas

Os narcisistas grandiosos, aqueles que passam do limite do bom-senso, sempre se queixam contra tudo e contra todos. Eles são agitadores por natureza e adoram fazer barulho apenas para serem notados.

narcisista

Eles normalmente acreditam estar no direito de receber algo melhor do mundo e das pessoas, por isso vivem acreditando que não estão recebendo o devido reconhecimento das pessoas que o cercam.

#3 – Se você não se sente grandioso, então você é introvertido, na defensiva e ansioso

Inúmeros psicólogos falam sobre as “duas faces do narcisismo”. Em uma extremidade há o narcisista “super alto”, aquele que é extremamente agressivo com os outros.

Mas também há uma forma mais suave de narcisismo que é chamado de “narcisista secreto”, que é evidenciado por seres mais introvertidos, hipersensíveis, que vivem na defensiva e são extremamente ansiosos.

narcisista

Ambos os casos compartilham de um núcleo e níveis comuns de vaidade extrema, arrogância e tem a tendência a pensar apenas em suas próprias necessidades e desconsiderar as dos outros.

#4 – Você acredita que todas as outras pessoas são estúpidas

O homem narcisista acredita que “sabe tudo”, mas tudo mesmo e acaba tendo necessidade de conviver com colegas de trabalho e até mesmo com amigos, pois eles se recusam a acreditar que na proporção que a ignorância das pessoas pode chegar, com relação à “inteligência” dele.

Esse tipo de homem é definido pelo seu sentido de superioridade com relação a todas as outras pessoas que estão ao seu redor e que cruzam seu caminho.

Ele convence a si mesmo de que sua inteligência é absoluta e que ninguém é mais esperto ou hábil que ele.

#5 – Você gosta de xingar as pessoas com uma facilidade inigualável

Os psicólogos Nicholas Holtzman e Michael Strubre, da Universidade de Washington, em St Louis apontaram que os homens mais narcisista são aqueles que costumam xingar bastante e até mesmo amaldiçoar outras pessoas.

Além disso, o estudo também confirmou que alguns narcisistas também tem tendência a usar linguagens sexualmente explícita sem nenhum tipo de problema perto de outras pessoas.

#6 – Você costuma ser um homem hipócrita

Homens narcisistas muitas vezes acreditam que suas opiniões são inerentemente superiores às perspectivas de outras pessoas.

Mas, o que eles realmente dão valor é a atenção que recebem para chegarem a esse ponto de vista.

narcisista

Por exemplo, um narcisista pode acreditar que ele possui uma conexão extremamente mais perto de Deus do que qualquer outra pessoa – mas, é mais importante para ele que as pessoas reconheçam essa ligação e admirem o seu profundo sentido de espiritualidade -. Porém no fundo, sabemos que são pessoas extremamente pobres de espirito.

#7 – Você odeia ter que sentir emoções

O fato de você sentir algo e expor isso na presença de uma outra ou outras pessoas sugere que você se sinta envergonhado por demonstrar qualquer tipo de sentimento a amigos, familiares, parceiras e as pessoas acharem que você é um ser humano comum.

E os narcisistas abominam que as pessoas vejam ou percebam suas fraquezas.

Sentir algum tipo de emoção desafia o senso de autonomia que esse tipo de homem gosta de mostrar para as pessoas, e admitir que estão sendo atingidos por algum tipo de sentimento acarretado por alguém que não seja elas mesmos é motivo de vergonha e indignação.

Como resultado, o narcisista tende a mudar o tema de conversas quando esses sentimentos estão prestes a serem revelados.

Se você é narcisista, sugiro dar uma lida no nosso artigo sobre como ser uma pessoa melhor através de 5 atitudes indispensáveis. Tenho certeza que irá te ajudar na busca pelo autoconhecimento. 

Curtiu o post de hoje? Quer deixar seu ponto de vista? Comente no campo abaixo e não deixe de compartilhar com os amigos nas redes sociais.

Até breve.

narcisista

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of