Você já fumou ou conhece alguém que já degustou charuto? Não me espantaria se as suas respostas para essas perguntas foram não. Isso porque aqui no Brasil essa prática é menos comum que em outros países. Portanto, esse post é para mostrar a você que o consumo de charuto pode ser muito mais agradável e apreciativo que o cigarro. Nós mostramos o porquê.

Afinal o que é charuto?

Uma dúvida muito comum entre os não degustadores, mas, simples de entender. Os charutos são folhas secas de tabaco revestido por uma folha inteira que formará a capa, ficando naquele formato de rolo para serem fumados.

Para os apreciadores, os charutos são para serem degustados. Há um ritual para consumi-los que pode envolver a armazenação, o corte, a forma de acendê-lo e, é sempre recomendável ter um acompanhamento, geralmente, bebidas (vinho, uísque, conhaque, etc.)

charuto

Os charutos mais apreciados são produzidos em cuba e preparados de forma artesanal. Para sua produção o primeiro passo é colher as folhas de fumo, a partir das folhas são feitos pequenos maços e pendurados para secar e amadurecer.

A temperatura precisa ser controlada onde os maços são pendurados, e de um ambiente com uma boa umidade, assim irá conservá-los melhor. Depois, as folhas precisam passar por um processo de fermentação, sendo que cada procedimento tem a duração de no mínimo um mês.

Nesse processo de fermentação, as folhas são classificadas por cor, espessura e formato. As melhores passam por três fermentações e destinadas aos charutos de melhores marcas, enquanto as outras passam apenas por duas fermentações.

Como é composto o charuto?

O charuto é composto por três partes, são elas: A capa, que consiste a parte exterior do charuto, geralmente nessa parte a folha de tabaco de boa qualidade já foi selecionada, envolvendo o capote e o miolo já prensados.

Depois é o miolo feito por rolo de folhas de tabaco, que antes de serem prensadas junto com o capote, são torcidas e agrupadas manualmente pelos chamados “tabaqueiros”.

E, por último o capote, sendo uma folha mais resistente tirada da parte debaixo da planta, colocada para envolver o miolo para dar o formato uniforme ao serem prensados.

Confira abaixo um vídeo do canal “Tudo sobre charuto” , onde mostra as etapas da preparação dos charutos:

Para harmonizar os aromas da capa e miolo, os charutos são armazenados em caixas de madeiras, sendo elas especiais para esse tipo de procedimento e que não transmitam odores. O tempo média, geralmente, são de quatro semanas. Depois disso, são especialmente selecionados e identificados individualmente por um selo.

Cigarro x Charuto

charuto

A pergunta que não quer calar: qual a diferença entre o cigarro e o charuto? Bom, a resposta leva em conta as composições de cada um. O cigarro no geral é um cilindro de papel, seu recheio é de fumo picado processado a seco, porém com algumas substâncias (polêmicas) com aditivos, como: conservantes, umectantes e flavorizantes.

Já o charuto de boa qualidade é feito à mão com folhas inteiras de fumo fermentado, sendo um detalhe que faz toda diferença na hora de escolher entre o cigarro e o charuto como, por exemplo, sua composição não levar nenhum tipo de aditivo. Além disso a duração de cada um pode variar muito, como no caso do cigarro que dura apenas alguns meses, enquanto que um charuto bem conservado pode durar vários anos, levando uma melhora considerável do seu sabor.

Como escolher um charuto de qualidade?

Se você nunca degustou um charuto e deseja experimentar, então é recomendável ficar atento a alguns cuidados que você deve ter na hora de escolher o de melhor qualidade.

Primeiro, pesquise as melhores tabacarias da sua cidade e peça uma indicação. O melhor é optar por charutos suaves, mas que seja de primeira linha. Pois, se você iniciar com uma linha de baixa qualidade sua experiência pode ser negativa.

É importante levar em conta o perfume do charuto logo ao se abrir a caixa. Portanto, pegue-o e sinta sua textura como também a oleosidade da capa e, observe o cuidado com que ele foi enrolado. Os charutos Premium são considerados um dos melhores, porque leva um tempo maior de maturação e uma expressiva dedicação das pessoas envolvidas na produção.

Aprenda como cortá-lo

Depois de comprá-lo chegou a hora de consumir essa “maravilha”, antes você precisará cortá-lo, a qual para alguns pode ser uma tarefa complexa, mas, nada difícil!

Segundo o site brasileiro de charutos, você pode visitá-lo clicando aqui, o primeiro passo é adquirir um bom cortador e de preferência bem afiado. Já com seu instrumento em mãos faça um corte de 2mm na ponta do charuto, visto que se você cortar 1 cm da tampa o acabamento que o recebe na ponta pode descolar e a folha que forma a capa vai começar a soltar. Veja a imagem abaixo.

charuto

Há também uma outra forma de cortar o charuto, a qual é mais segura e recomendável para os iniciantes de plantão. Basta você apoiar o cortador em uma mesa e colocar o charuto de ponta-cabeça. Dessa maneira o corte sai fino e limpo. Confira na imagem abaixo:

charuto

Acendendo o charuto…

Não tem nada de complexo e difícil em acender um charuto. O primeiro passo é você utilizar um isqueiro maçarico a gás para queimar todo o pé do charuto até o ponto dele estar totalmente queimado. Uma dica, se preferir, você pode dar pequenas sopradas no pé do charuto para conferir se há brasa. Quando o pé do charuto estiver completamente em brasa, leve-o a boca e dê pequenas puxadas.

Essa etapa do acendimento é muito importante, pois se feita de maneira certa ele irá queimar de forma bem regular e não atrapalhará na degustação.

É comum ele apagar diversas vezes e, se caso isso ocorrer, pegue novamente o isqueiro e faça todo o procedimento normalmente. Quando estiver com uma coluna de cinza grande, bata-o de leve no cinzeiro e então reacenda-o.

Você pode optar por acendê-lo com um fósforo ou com uma lâmina de cedro. Porém, não é recomendável usar isqueiros a fluído, pois eles deixam o charuto com um gosto forte de combustível, o que irá atrapalhar sua experiência.


Gostou do artigo? Então, não deixe de degustar um charuto agora mesmo, visto que ele pode te levar a uma experiência totalmente diferente do cigarro. E, não esqueça de compartilhar nosso post com os amigos.

Até breve.

charuto

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of