O post de hoje é para homenagear um dos maiores ícones do motociclismo no Brasil: o lendário Capitão Senra, eternamente fã da Harley Davidson.

Se você é fã de motos e, também, um fã da Harley, é muito provável que você já tenha escutado esse nome. E, mais do que isso, é provável que conheça também a sua história.

capitão senra

Agora, caso você ainda não seja um fã das máquinas de duas rodas, mas é um apreciador de boas cervejas, é provável que você já tenha visto por aí a cerveja Capitão Senra, da cervejaria Backer. Trata-se de uma homenagem sensacional: pelo valor histórico e, claro, pela qualidade da cerveja!

Se você quer conhecer mais sobre as motos monstruosas da Harley Davidson e toda sua história, clique aqui e confira nosso post. O difícil vai ser terminar de ler sem querer uma Harley para chamar de sua!

A história do Capitão Senra

José Senra Moreira, popularmente conhecido como Capitão Senra, iniciou sua paixão pelas motos Harley Davidson enquanto ainda era um menino.

Quando iniciou sua vida profissional no Exército, serviu no 1º Batalhão de Polícia do Exército do Rio de Janeiro, pertencendo ao pelotão de escolta. Porém, em uma entrevista concedida ao jornal O Tempo, o Capitão disse que nem sempre pilotou motocicletas quando esteve no exército, pois isso dependia da função do militar. Mas sempre tentava estar perto das motos.

capitão senra

No exército, ele teve a oportunidade de fazer escoltas do presidente Juscelino Kubitschek, da Rainha da Inglaterra, de embaixadores e várias autoridades, sempre pilotando uma Harley. Segundo o Capitão, ele e Juscelino não chegaram a ser amigos, como muitos dizem por aí. Mas ele tinha uma grande admiração pelo presidente.

Ele conta que, certa vez, durante a escolta do carro presidencial, ao sair de um túnel no Rio de Janeiro, a motocicleta derrapou, e ele acabou caindo e ficando embaixo dela. Estava chovendo, e o presidente Juscelino rapidamente desceu do carro para ajudá-lo a levantar. Isso é que é prestígio, hein?

Sua paixão pela Harley Davidson é tanta, que ele contagiou grande parte de seus familiares: seus 3 filhos são harleyros, o irmão, o cunhado e vários sobrinhos são harleyros, sem contar a esposa, dona Geralda, companheira constante de toda vida.

Em 1980, fundou o motogrupo Águias de Aço, do qual era o Presidente. É considerado o MC mais antigo do Brasil e reúne dezenas de apaixonados pela Harley Davidson. O Capitão participou dos primeiros grandes eventos do Brasil relacionados ao motociclismo, inclusive em Montes Claros, Curvelo e Pirapora nas suas primeiras edições.

Ele foi um dos responsáveis pelo grande “boom” do motociclismo no Brasil. Colecionador e apaixonado pela Harley, ele mantém um acervo com várias motos raras da marca.

O ninho das águias de Capitão Senra

A referência ao ninho das águas vem do motogrupo mineiro formado por apaixonados por Harley Davidson, criado pelo Capitão Senra. Estamos falando do local onde estão as amadas motos do Capitão Senra.

capitão senra

O acervo particular das motos do Capitão fica em Belo Horizonte (MG), na região da Pampulha. Infelizmente, o local não é aberto ao público. O Blog da Infomoto teve o prazer de visitar o local e mostrar as preciosidades do ninho!

O acervo conta com um mobiliário especial, que nos remetem a filmes de motoqueiros clássicos, como Easy Rider. Há também uma réplica da primeira linha de montagem da Harley Davidson, além de diversas outras réplicas, premiações, homenagens, objetos marcados pela logo da marca e, claro, muitas fotos da época do exército.

Os 15 modelos do acervo, que fica sobre a oficina da família Senra, são dignos de estarem expostos no museu da marca em Milwaukee, Wisconsin (EUA). São modelos antigos e raros, e em perfeito estado de uso e conservação.

Cinco deles têm placa preta, ou seja, estão enquadradas dentro de várias exigências que garantem sua raridade. Entre elas, estão ter no mínimo de 80% de características originais, ter pelo menos 30 anos e certificado de originalidade.

As raridades do ninho

Duas raridades chamam mais a atenção que as demais: uma Harley Davidson Panhead, de 1953, usada pelo Capitão no período em que serviu no 1º Batalhão de Polícia do Exército do Rio de Janeiro.

capitão senra

O modelo é comemorativo de 50 anos da marca: traz no paralama um emblema inscrito“50 Years – Harley-Davidson – American Made”.

A outra é, talvez, o único exemplar que existe na América Latina: uma Motovi Electra Glide 1200, fabricada em Manaus em 1977. A Motovi tem uma importância imensa para os fãs da marca e conhecedores de sua história, pois ela representa seu lado mais triste.

capitão senra

Foi produzida quando a Harley passou pela maior crise financeira da marca e chegou a deixar de estampar no tanque de combustível a clássica sigla HD. Para conhecer mais sobre todos os detalhes da sua história, clique aqui.

A cerveja Capitão Senra

A cerveja foi lançada no aniversário de 81 anos do Capitão Senra.  Seu rótulo, inspirado no brasão estampados nos tanques das moto, remete a imagem de tranqüilidade e liberdade que só uma Harley pode oferecer aos seus clientes. O motoqueiro ilustrado é o próprio Capitão.

capitão senra

A Backer Capitão Senra possui 600ml de uma cerveja estilo Vienna Lager, com aromas de maltes alemães, baixa fermentação e lúpulos nobres.Sua aparência âmbar ligeiramente avermelhada conta com espuma branca e persistente.

O sabor é suave e levemente encorpado, com acabamento equilibrado dos maltes e dos lúpulos, que conferem um amargor moderado. Promete atender as necessidades de qualquer harleyro.

capitão senra

Segundo Paula Lebbos, sócia-proprietária da Cervejaria Backer, em uma entrevista ao Diário do Comércio, a ideia de criar a nova cerveja surgiu quando ela conheceu o capitão em Araxá (MG). Segundo ela, ele era um homem fantástico, cheio de boas histórias que são contadas em pequenos drops postados no canal da Backer no Youtube.

Capitão Senra faleceu em 2016, aos 83 anos. Mas seu legado, certamente, está marcado na eternidade. 

capitão senra
Essa é a história do lendário Capitão Senra! Curtiu? Tem alguma outra lenda brasileira que você gostaria de ver aqui no blog? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of