O post de hoje é para você que sempre quis fazer uma tatuagem, mas não sabe por onde começar. Ainda precisa aumentar o conhecimento sobre o assunto, se informar melhor e finalmente tomar a decisão: qual das infinitas opções de
tatuagens masculinas mais combinam com você e com o seu estilo.

tatuagens masculinas

O ideal é que a decisão seja muito bem pensada e analisada, pois tatuagem não é como um corte de cabelo, uma peça de roupa ou até mesmo um piercing, que podem ser removidos. Ela vai durar para sempre.

É claro que, hoje em dia, existem alternativas para remoção de tatuagens. Mas, se você se propor a tatuar algo em sua pele, é bom que seja bem pensado, um desenho que tenha um significado valioso para você. Não algo leviano e da moda, que precisará ser removido mais tarde.

Se você está buscando dar uma melhorada no visual, confira nosso post sobre acessórios masculinos, para sair da mesmice! 

Para entender mais sobre tatuagens masculinas e descobrir quais são os passos para alcançar o desenho perfeito, o ideal é conhecer mais sobre a história da tatuagem, como ela surgiu e quais são os estilos mais conhecidos. Dessa forma, você irá identificar qual estilo mais te agrada e, a partir daí, será mais fácil escolher o profissional adequado para fazer o trabalho.

Na tatuagem, assim como em outras formas de arte, existem diferentes correntes artísticas, com raízes e características distintas. Além disso, é importante entender que sua tatuagem não precisa encaixar inteiramente em um só estilo.

Atualmente, muitos dos desenhos carregam dois ou mais estilos diferentes mesclados. O importante é manter a harmonia e, claro, que o cliente saia satisfeito.

História das tatuagens masculinas

Tudo indica que a prática de marcar o corpo é tão antiga quanto a própria humanidade. Mas, como é impossível encontrar corpos de eras tão remotas com a pele preservada, é necessário se basear em amostras mais recentes.

É o caso de múmias egípcias do sexo feminino, como a de Amunet, que teria vivido entre 2160 e 1994 a.C. no Egito Antigo, e apresenta traços e pontos inscritos na região abdominal.

Um dos registros mais conhecidos sobre a origem da tatuagem marca que em 1769, o capitão britânico James Cook desembarcou no Taiti. Lá, a palavra “tatau” era usada para designar a maneira com que a tatuagem era feita – fazendo a tinta penetrar no corpo.

Um dos instrumentos utilizados pelos habitantes das ilhas do Pacífico para realizar os desenhos consistia em uma concha afiada presa a uma vareta de madeira.

Acredita-se que a palavra “tatau” tenha dado origem ao termo “tattoo”, um dos nomes mais usados para os desenhos gravados na pele.

Além desse registro, a tatuagem foi uma prática vastamente difundida no Japão desde o século 5 antes de Cristo. Usada para o embelezamento do corpo ou para marcar criminosos, a arte chegou a ser proibida em 1870.

tatuagens masculinas

Isso fez com que os tatuadores passassem a atender ilegalmente e deu origem a desenhos únicos, que são reconhecidos como tipicamente japoneses na atualidade.

Porém, foram os marinheiros ingleses, por meio do contato com os polinésios, que difundiram essa prática pelo mundo. A reprodução de feras do mar, caveiras e embarcações demonstravam as aventuras desses homens que se lançavam pelo mar.

Sendo os mesmos sujeitos de pouca condição financeira ou influência social, fizeram da tatuagem algo popular entre os guetos, prostíbulos e tavernas frequentadas pela “escória”, ou seja, desocupados, lutadores de rua, criminosos e prostitutas.

Estilos de tatuagens

Tradicional/Old School

tatuagens masculinas

Foi o estilo de tatuagem trazido pelos marinheiros ingleses. Old School significa velha escola, ou velha guarda. Seus desenhos característicos remetiam ao cotidiano marítimo, como âncoras, caravelas, cordas, punhais, rosas, caveiras, mulheres nuas, pin-ups.

Foi eternizado pelo Sailor Jerry, primeiro tatuador que profissionalizou a arte de tatuar. Tem como característica os traços grossos e cores majoritariamente primárias.

New School/Nova Escola

tatuagens masculinas

O New School significa nova escola e trata-se de uma evolução do Old School. Após os anos 60, esse estilo ganhou força, inspirados pelas culturas do grafite e das HQ’s. São caracterizados por linhas mais finas e uma maior variedade de cores, vibrantes e mais iluminadas.

Boldline

tatuagens masculinas

Esse estilo de tatuagem tem cores vivas, e traços ainda mais largos que os estilos Old e New School. Os desenhos são de super heróis e de personagens animados de quadrinhos ou desenhos, mantidos originais ou com alterações estilísticas.

Aquarela

tatuagens masculinas

O estilo aquarela tem feito muito sucesso atualmente, e é a tatuagem da moda. Ela simula pinturas feitas com tintas diluídas em água, como aquarelas.

É sempre bom lembrar de ter cuidado com tendências no mundo da tatuagem. Quando elas chegam, uma quantidade enorme de pessoas fazem e se identificam. Porém, com o passar do tempo, acabam percebendo que fizeram por uma moda, e não por vontade genuína.

Tribal

tatuagens masculinas

É um dos tipos mais populares de tatuagens masculinas. Como o nome já diz, os desenhos são inspirados em símbolos oriundos de tribos indígenas. Os desenhos são pretos, na maioria das vezes, e as formas são fortes e bem delineadas, lembrando um mosaico.

Pontilhismo

tatuagens masculinas

O pontilhismo também é um estilo de tatuagem recente. Trata-se de imagens, na maioria das vezes geométricas (porém, não obrigatoriamente), construídas com pontos, geralmente em preto e branco. O pontilhismo está mais ligado à uma técnica de tatuar do que a um estilo específico, pois praticamente todos os estilos podem ser reproduzidos pelo pontilhismo.

Black Work

tatuagens masculinas

O estilo de tatuagem em black work, em tradução livre quer dizer “trabalho em preto”, ou neo-tribal, vem se destacando há anos e ganhando popularidade em todo o mundo. Ao contrário dos outros estilos de tatuagens, esse estilo não se concentra tanto em significados ou realismo, mas no design, na maior parte, ornamental.

Realismo

tatuagens masculinas

O realismo geralmente retrata rostos com resultados bastante próximos da realidade. Porém, é também é um dos mais arriscados – porque se o tatuador não for realmente bom, você corre o risco de acabar com uma fisionomia monstruosa desenhada na pele. É uma arte que tenta aproximar o desenho de uma foto, sem marcação de linhas.

Oriental

tatuagens masculinas

Tatuagens masculinas ficam incríveis no estilo oriental. O estilo de tatuagens orientais, como dissemos acima, é o mais antigo do mundo. São mais de 3000 anos de arte na pele. Os desenhos são coloridos e retratam elementos da cultura oriental: peixes, gueixas, guerreiros da antiguidade, o mar, tigres, dragões e flores.

Biomecânica

tatuagens masculinas

Entre as tatuagens masculinas, esse estilo é bastante frequente. O estilo de tatuagem biomecânica mistura desenhos convencionais com elementos da mecânica. Na maioria das vezes, peças de metal integradas à anatomia humana.

Maori

tatuagens masculinas

O estilo de tatuagem Maori é veio de uma tribo neozelandesa de mesmo nome. As tatuagens maori contêm uma série de espirais e formas curvas que se encaixam. Círculos menores podem também se misturar para formar um grande desenho, repleto de significados.

As tatuagens masculinas mais populares e seus significados

Tatuagens masculinas em maori

Como foi dito, as tatuagens maori devido a uma tribo homônima. Os membros da tribo Maori eram tatuados quando adultos e continuavam a receber desenhos no corpo mesmo quando já estavam mais velhos.

A arte da tatuagem foi muito importante para os maoris e era feita durante os rituais. Naquela época, você podia olhar para tatuagens de um membro da tribo e conhecer sua história de vida.

Essas tatuagens também representavam a posição que cada um tinha na tribo. Elas também eram feitas para representar atos de bravura na guerra e outros feitos importantes. Eles também poderiam representar a sua família e a árvore genealógica. Os jovens maoris recebiam sua primeira tatuagem quando atingiam a idade adulta.

Tatuagens masculinas de carpas

A carpa é um peixe que tem uma ligação muito forte com a cultura japonesa, isso porque é originário da Ásia e também Europa e África. É usado, principalmente, como um peixe ornamental, em lagos e aquários. Acredita-se que ter uma criação de carpas traga prosperidade e alegria.

De acordo com a cultura japonesa, a carpa é um animal que precisava atravessar toda a China para conseguir pôr os seus ovos. Eram corredeiras, pedras e cascatas que precisavam ser superadas pelo peixe. Ao final, se ela sobrevivesse, iria se transformar em um belo e poderoso dragão.

Ao tatuar uma carpa apontada para cima, ela estará simbolizando a força para lutar e alcançar os objetivos. Já quando ela está apontada para baixo, simboliza os objetivos e sonhos que já foram realizados.

Tatuagens masculinas de âncoras

A âncora vem sendo símbolo relevante em diversas culturas ao longo da História. Em Roma, simbolizava Netuno, deus do mar. Antes disso, eram Amphitrite e Poseidon, respectivamente deusa e deus do mar, que, entre os gregos, eram associados à âncora.

Indo para além do homem mediterrâneo, na rica mitologia escandinava há Rán, antiga deusa norsa cuja aparência é afetada por puxar âncoras. Passando para a mitologia hindu, há Varena, a deusa do oceano.

Já na Idade Média, entre os maçons é possível ver a âncora como substituta da escada de Jacob, representando materialmente a ascensão rumo à essência. No Renascimento, era lugar comum o par golfinho-âncora como síntese do equilíbrio entre ação e pensamento. Já no Egito Antigo, a âncora aparecia junto de uma embarcação, sendo as curvas de sua parte inferior representante do feminino e o mastro ereto a virilidade, que somados representavam a criação.

Assim como no mar a âncora é sinônimo de firmeza para a embarcação, uma tatuagem com esse desenho pode representar firmeza, segurança, convicção, tanto física quanto ideológica. Em contrapartida, seu peso pode representar também um atraso, um fardo a ser carregado. A isso se ligam ideias de abrigo, proteção, apoio, estabilidade e confiança.

Tatuagens masculinas de dragão oriental

O dragão oriental é um símbolo tradicional de alguns países como China ou Japão e possui o significado de sabedoria, força, poder, proteção e riqueza. Tem aparência de uma serpente gigante com quatro garras.

Na China, o dragão simbolizava poder imperial. Tradicionalmente significa abundância, sorte, prosperidade e fortuna. O dragão oriental é um ser do bem, ao contrário do dragão ocidental que é visto como uma criatura maligna. Faz parte das tradições folclóricas e representa o elo que liga os homens às divindades celestiais.

Como escolher o tatuador e o estúdio ideal

Para escolher o profissional ideal para te tatuar, você deve escolher o estilo de tatuagem que você mais se identifica. A partir disso, pesquise quais são os tatuadores especializados no estilo que você está procurando, analise os portfólios, peça para conhecer o local em que ele trabalha.

É preciso levar em consideração a qualidade da higiene do ambiente em que você será tatuado. Confira se os materiais utilizados são descartáveis, se a qualidade do material é boa (sabendo a marca, você descobre essas informações facilmente na internet).

O preço nunca deve ser o primeiro requisito na hora de escolher o melhor tatuador. Lembre-se: vai ficar para sempre. Se você economizar com a tatuagem, pode ter certeza que o resultado também será bem, digamos que, econômico.

Procure profissionais qualificados, de preferência que já estejam no mercado por mais de 3 anos. Procure saber se ele tem alguma formação ou curso na área. É fundamental escolher por alguém sério e comprometido, não um amigo de um amigo seu que começou a tatuar há dois meses e vai fazer um preço bacana.

Economia nós fazemos na hora do supermercado, optando por um produto mais barato que outro. A tatuagem ficará no seu corpo para sempre. Não é hora de economizar. Se você ainda não tem o dinheiro que o tatuador cobra pelo trabalho, vá juntando aos poucos. Vai por mim: valerá a pena.

Gostou das dicas? Tem interesse em saber mais sobre os cuidados necessários para a tatuagem? Deixe suas dúvidas nos comentários! Podemos fazer uma parte 2 desse post, abordando como cuidar das suas tatuagens masculinas recém-adquiridas! 😉 

Galeria de fotos

Selecionamos 20 fotos de belas tatuagens masculinas para você se inspirar, dos mais variados estilos. Mas, sempre prezando pela qualidade do trabalho. Nunca tome decisões impensadas quando se trata de tatuagens! 

16. Tatuagens masculinas

15. Tatuagens masculinas

14. Tatuagens masculinas

13. Tatuagens masculinas

12. Tatuagens masculinas

11. Tatuagens masculinas

10. Tatuagens masculinas

9. Tatuagens masculinas

8. Tatuagens masculinas

7. Tatuagens masculinas

6. Tatuagens masculinas

5. Tatuagens masculinas

4. Tatuagens masculinas

3. Tatuagens masculinas

2. Tatuagens masculinas

1. Tatuagens masculinas

 

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] você ainda não tem nenhuma tatuagem e quer conhecer um pouco mais sobre esse universo, nós temos um post super completo contando toda a história da tatuagem e falando mais sobre seus principais estilos. Não deixe de […]