E aí, está na vibe de aprender coisas novas? Nós do Blog Macho de Verdade acreditamos que conhecimento nunca é demais, por isso trouxemos hoje uma lista com os 32melhores sites e aplicativos gratuitos para aprender algo novo.

Com certeza, esse é aquele tipo de post para você revisitar com frequência e deixar salvo na aba de favoritos do navegador.

Lembra aquela época que quando você queria ou precisava aprender algo novo, você se matriculava em algum curso, ou contratava um professor, ou entrava em uma escola especializada? Essa época passou, e hoje você está a apenas um clique de distância de uma infinidade de conhecimentos.

Esse, com certeza, é um dos muitos lados positivos da tecnologia. Uma porção de aplicativos gratuitos, sites e instituições oferecem uma variedade imensa de possibilidades educacionais. E podemos acessá-los de qualquer lugar do mundo, e, não raro, de graça.

Os aplicativos gratuitos e sites dessa lista podem te ensinar praticamente qualquer coisa – de codificação à culinária, de origami à negociação.

aplicativos gratuitos

A facilidade é o maior chamariz dessas dicas de hoje. Graças a vida moderna e a falta de tempo, muitas vezes postergamos sonhos e interesses por não saber como encaixá-los no nosso dia-a-dia. Eis a solução!

Hoje em dia, simplesmente não temos mais desculpas para não saber algo que gostaríamos de saber. Podemos aprender qualquer coisa, de graça, no nosso próprio ritmo, em qualquer lugar – basta ter acesso à internet.

Acabaram-se as desculpas para deixarmos nossos sonhos passarem. Tirando a possibilidade de baixar o conhecimento diretamente em nossas mentes, essa é, provavelmente, uma das possibilidades mais fáceis que existe.

Por isso, não dê bobeira e confira a infinidade de coisas que você pode começar a aprender, a partir de agora:

Aplicativos gratuitos e sites sobre diversos assuntos

aplicativos gratuitos

1. Macho de Verdade

Claro que a gente não ia ficar de fora dessa lista. Afinal, o tempo todo buscamos produzir conteúdo que ensine e agregue valor aos nossos leitores. Inclusive, na sessão e-books temos diversos materiais voltados para o desenvolvimento masculino, relacionamento e saúde. Tudo gratuito e disponível para download.

Um e-book novinho, que acabamos de finalizar e recomendamos com muita satisfação é O Poder do Macho Alfa. Nele nós apresentamos técnicas incríveis que vão te ajudar a se sair bem em todas as situações. Clique aqui para acessar agora.

1. Khan Academy

O lema da Khan Academy é que todo mundo pode aprender qualquer coisa, de graça, para sempre. Lá você encontra cursos de alto nível sobre vários assuntos como ciência e engenharia, economia e finanças, matemática ou computação.

2. Alison

A plataforma Alison originalmente é em inglês, porém, é possível escolher a linguagem do site e ter acesso ao conteúdo em português. Nele você encontra cursos em diversas áreas como marketing, estilo de vida, matemática, negócios e muitas outras.

3. Udemy

A Udemy é uma plataforma com mais de 65 mil cursos online. Uma seleção enorme de cursos premium, principalmente de habilidades técnicas. Muitos dos cursos oferecidos são pagos, porém, sempre há promoções e é possível adquirir muitos cursos interessantes por um valor bem menor ou até mesmo de graça. Vale a pena conferir. Você pode acessar a plataforma pelo site ou pelos aplicativos gratuitos disponíveis para vários dispositivos.

4. Memrise

O Memrise é um site para aprender idiomas. Atualmente está disponível na plataforma cursos de francês, espanhol, alemão, russo, chinês, árabe, italiano, turco, holandês, sueco, português de Portugal, norueguês, coreano, polonês, japonês, dinamarquês e mandarim. Todos em níveis diversos, desde o iniciante ao avançado.

5. Duolingo

Além do site, o Duolingo tem também o aplicativo de celular, possibilitando que você estude em qualquer lugar. São mais de 20 idiomas disponíveis, incluindo Klingon. Porém, nem todos os idiomas estão disponíveis para os falantes de português.

6. Babbel

Mais um site legal para quem quer aprender outro idioma. No Babbel o aprendizado de línguas é integrado com reconhecimento de fala, bom pra você treinar bastante a pronuncia das palavras. Assim como o Duolingo, o Babbel tem os aplicativos gratuitos para você acessar em qualquer dispositivo.

7. Drops

Drops é um dos aplicativos gratuitos mais legais em questão de design. Ele ajuda você a aprender outro idioma de uma forma muito fácil e totalmente visual. Com ele, bastam 5 minutos por dia para aprender até 28 idiomas.

8. Busuu

A versão grátis do aplicativo é bem simples e ajuda principalmente a aumentar o vocabulário. Bom para quem já tem uma noção de outro idioma. Já a versão paga é muito completa, dá direito a conversação com falantes nativos e até certificações. Existem planos disponíveis a partir de R$9,99 por mês.

9. Origami Instructions

Exatamente isso que o nome diz. Esse aplicativo gratuito ensina você a fazer origami, uma arte japonesa milenar de fazer dobraduras lindas e complexas. O aplicativo é em inglês, mas as instruções visuais (imagens) são bem claras e fáceis de seguir.

10. Peak Treinamento Cerebral

Peak é um aplicativo de celular gratuito que tem o objetivo de ajudar a desenvolver o cérebro, treinar a memória, melhorar o raciocínio lógico e a habilidade de resolução de problemas através de jogos divertidos. São mais e 35 jogos disponíveis.

11. How to Draw

Outro aplicativo em inglês mas que é visualmente tão fácil de entender que dispensa o entendimento de outro idioma. O aplicativo How to Draw é como se fosse um professor particular de desenho, que te ensina como desenhar diversas coisas e também a desenvolver sua habilidade de criação.

12. Sworkit Personal Trainer

Um personal trainer na palma da sua mão. Esse aplicativo foi desenvolvido para quem não tem tempo de ir para a academia. Pronto, agora você não terá mais desculpas para não se exercitar. Nele você escolhe a modalidade que deseja treinar (força, cardio, ioga ou alongamento) e pode até personalizar os seus treinos. Então, basta dar o play no vídeo e seguir as instruções para saber exatamente o que fazer.

13. TED

Dos aplicativos gratuitos que listamos nesse artigo, esse é indispensável para o homem moderno. Nesse aplicativo é possível assistir as apresentações dos profissionais que já estiveram nos palcos do TED. Os vídeos estão separados por categorias e disponíveis com legendas em mais de 100 idiomas. Também é possível marcar vídeos para assistir mais tarde ou fazer o download para ver offline.

14. Tudo Gostoso

Com certeza você já deve ter pesquisado alguma receita no site tudogostoso.com.br. A boa notícia é que o site tem um aplicativo gratuito onde você tem acesso a todo o acervo de receitas. O mais legal, tanto do site quanto do aplicativo, é que as receitas são enviadas por todo o tipo de gente, de todo o canto do Brasil. Então é bem possível que você encontre mais de uma versão de um mesmo prato e aí pode escolher o que te parecer mais apetitoso.

15. Quiz de Português

Um aplicativo divertido para aprender e testar o seu português. São diversas questões que abrangem ortografia, gramática, regras gerais de construção textual como coerência e coesão. É muito útil como ferramenta de estudo para provas e concursos.

16. Coursera

Coursera é um aplicativo com cursos em diversas áreas: negócios, química, artes, inteligência artificial, empreendedorismo, marketing etc. São mais de 800 cursos agrupados em 25 categorias diferentes, em vários idiomas, inclusive português.

17. Curso de Bolso

Através de um conteúdo multimídia, o aplicativo oferece diversos cursos nas mais variadas áreas. Na plataforma é possível encontrar cursos pagos e gratuitos também.

18. Yousician

O Yousician é um aplicativo totalmente em português para quem quer aprender a tocar violão. A plataforma de aprendizado é tão simples que qualquer pessoa pode aprender, mesmo que nunca tenha pegado no instrumento antes. Além disso, o aplicativo tem reconhecimento de som, o que possibilita que ele ouça o que você está tocando e te dê um feedback instantâneo da sua precisão. Muito legal, não é mesmo?

19. Fundação Bradesco

A Fundação Bradesco disponibiliza em seu site diversos cursos gratuitos nas áreas de administração, contabilidade e finanças, desenvolvimento pessoal e profissional, educação e pedagogia, e informática. Todos os cursos possuem certificados e servem para você aprimorar as suas habilidades, além de dar uma turbinada no currículo.

20. Senado Federal

No site do Senado Federal está disponível a Escola do Governo. Para quem busca cursos legislativos, o site é uma ótima opção. Os cursos também são todos certificados.

21. LearnCafe

Uma infinidade de cursos em diversas categorias estão disponíveis nesse site, tanto pagos quanto gratuitos. São cursos voltados para preparar os alunos para atuar no mercado de trabalho, por isso todos oferecem certificação profissional.

22. Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Mais um site gratuito que merece que a gente fique de olho. A FGV oferece cursos gratuitos online nas áreas de finanças e sustentabilidade. Os cursos têm duração entre 8 e 12 horas.

23. EDU.app

Esse aplicativo é especial para quem vai prestar ENEM e precisa de uma ajudinha com os estudos. Todo o conteúdo da plataforma é voltado especificamente para a prova, com direito a resolução dos exercícios das provas anteriores.

24. Data Science Academy

O Data Science Academy é uma plataforma de cursos voltada especificamente para tecnologia e tratamento de dados. Na verdade os cursos são pagos, mas existem quatro cursos gratuitos que valem a pena fazer. São eles: Big Data Fundamentos 2.0, Introdução à Ciência de Dados 2.0, Microsoft Power BI para Data Science e Phyton Fundamentos para Análise de Dados 2.0.

25. Manual do Mundo

É um pouco difícil definir do que se trata exatamente esse site. Não dá também pra dizer que é um site de cursos, mas com certeza é um site onde você pode aprender um bocado de coisas e, a melhor parte, de graça! Muito legal e vale a pena conferir.

26. HTML.net

Quer saber tudo sobre HTML? Então aqui é o lugar. Tudo o que você precisa saber sobre a linguagem de programação mais famosa do mundo e vários tutoriais de graça para você aprender a programar.

E aí, tem mais dicas de site ou aplicativos gratuitos que facilite o aprendizado de alguma coisa (qualquer coisa)? Conta pra gente nos comentários!

E claro, não deixe de compartilhar esse artigo de utilidade pública com os seus amigos!

Este post foi inicialmente publicado em 7 de outubro de 2016. Foi atualizado e reeditado em 28 de março de 2018.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

  Subscribe  
Notify of