Se você recebeu a notícia da paternidade e vai ser pai pela primeira vez, hoje o artigo é exclusivamente para você.

Vamos falar de coisa séria…

O primeiro filho está a caminho, além da felicidade é provável que você esteja se sentindo ansioso, com aquele frio na barriga e se perguntando o que vai mudar em sua vida assim que o bebê nascer. E seu relacionamento? E sua vida de solteiro? Como vai ser?

ser pai pela primeira vez

A verdade é que ser pai pela primeira vez não é nenhum bicho de sete cabeças e não existe nenhum grande segredo. No entanto é interessante estar por dentro de algumas -muito prováveis- situações para entender melhor o novo membro da família e se adaptar às mudanças da rotina.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber para ser o melhor pai de primeira viagem que um filho poderia ter!

10 Coisas que você precisa saber para ser pai pela primeira vez

De pai para futuro pai e de macho pra macho, separei algumas dicas que podem ser úteis para você ser pai pela primeira vez e desfrute da melhor forma com essa nova fase.

Claro que nem sempre será fácil, mas no final do dia você pode ter certeza que valeu a pena.

#1 – O bebê será o centro das atenções

Desde o momento em que a gravidez foi a anunciada, até a chegada desse pequeno ser, ele será o novo centro das atenções do momento.

ser pai pela primeira vez

Não se deixe levar pelo ciúmes e muito menos pire a ponto de se sentir esquecido por sua esposa e familiares. Ao invés de bancar o imaturo e competir pela atenção, participe desse momento e sinta orgulho do carinho que todos têm pelo bebê.

#2 – Se interesse pelos assuntos relacionados ao bebê

Durante a gravidez a mulher se sente muito empolgada com tudo que está relacionado a chegada do herdeiro. Ultrassons, compra de roupas, escolha de móveis e decoração do quarto do bebê.

Ser pai pela primeira vez significa procurar participar dessas situações e não deixá-las apenas ao cargo da mãe. Ela ficará muito feliz em ver seu interesse e se sentirá mais segura durante toda a gestação e também após o nascimento da criança.

Lembre-se que para ela, a chegada de um bebê também é uma novidade.

#3 – Ser pai pela primeira vez implica em mudanças no orçamento

Se antes de descobrir que você terá a alegria de ser pai pela primeira vez, o orçamento da casa estava mais tranquilo e os gastos podiam ser focados em você e sua esposa, isso terá que mudar.

A partir desse momento o foco é o bebê que está para chegar e muitas vezes pode ser necessário apertar os cintos. Roupas, fraldas, móveis, brinquedos, carrinho de bebê, mamadeiras e chupetas são a prioridade agora.

#4 – Crie laços com o bebê desde seu nascimento

Quando seu filho ou filha finalmente chegar ao mundo não deixe todas as tarefas relacionadas a ele (a) com sua esposa. Escolha uma ou duas atividades nas quais você poderá ajudar e que serão de sua responsabilidade.

ser pai pela primeira vez

O banho, por exemplo, pode ser uma ótima maneira de você criar laços com a criança desde seu nascimento. Além de estar em maior contato com seu filho, você ainda permite que a mãe dele possa descansar por alguns minutos.

#5 – Tente compreender o que o bebê quer dizer

Tire da cabeça que apenas as mulheres conseguem entender o que o bebê deseja quando chora ou está muito agitado. A criança na verdade dá sinais de que algo a incomoda e você também pode tentar interpretá-los.

ser pai pela primeira vez

Preste atenção as diferenças no choro e aos movimentos que o bebê faz. Assim, mesmo quem vai ser pai pela primeira vez, consegue aprender a diferenciar quando o pequeno está com fome, com dor, com sono ou apenas deseja um pouco de atenção.

#6 – Paciência é a palavra-chave

Muitas coisas vão mudar a partir do momento em que você exclamar: vou ser pai, e agora? Então saiba que será preciso muita paciência desde o começo.

Tenha em mente que sua esposa está lidando com uma revolução de hormônios durante a gravidez e que isso continuará enquanto ela estiver amamentando. Então não vale a pena se estressar com pedidos e pequenas mudanças de humor da parte dela.

Respire fundo e pense que isso é apenas resultado dos hormônios e é uma fase que passará em breve, afinal a fase de recém-nascido e maternidade passa tão rápido quanto você poderá lembrar.

#7 – É melhor deixar as reclamações de lado

Após o nascimento do bebê evite aquela atitude comum de chegar em casa reclamando do trabalho. Pense que sua esposa passou o dia todo trocando fraldas, amamentando e dando colo para aquele pequeno que é a nova alegria de suas vidas.

ser pai pela primeira vez

Aproveite as maravilhas de ser pai pela primeira vez e esqueça os problemas enquanto ajuda a mãe do seu filho com alguma tarefa relacionada ao bebê. Brincar com o bebê ou dar banho nele pode ser ótimo para ajudar a diminuir os níveis de estresse.

#8 – Você vai aprender tudo sobre bebês

No momento em que recebeu a notícia de que você será papai, provavelmente você ficou um pouco assustado, se perguntando “como funcionam” essas pequenas criaturas e se há um manual de bebês à disposição.

Na verdade, não há com o que se preocupar. É tudo uma questão de tempo e logo você descobrirá coisas simples como: Bebês arrotam, fazem xixi e cocô, soltam pum, fazem manha, passam mal…

ser pai pela primeira vez

Então não sinta vergonha de pedir ajuda para alguém mais experiente da família para aprender a colocar o bebê para arrotar ou trocar suas fraldas. No começo vai parecer difícil, mas logo você pega prática.

Saiba também que algumas vezes você poderá ficar sujo de cocô ou de vômito, mas acredite, vai acabar rindo e achando a situação divertida se perguntando coisas como “Caramba, como um ser tão pequeno conseguiu fazer isso?! Ele é tão pequeno!”

#9 – No começo o bebê vai preferir a mãe

Nos primeiros meses de vida é normal que o bebê prefira mais a mãe do que o pai. De qualquer forma, como um pai de primeira viagem, não se sinta excluído ou enciumado com isso. É uma situação absolutamente normal.

Os pequenos passam mais tempo com a mãe e tem um vínculo mais forte com ela durante a amamentação, mas isso não significa que seu filho não gosta de você. Aí está mais um motivo para você tomar algumas tarefas relacionadas a ele e criar um vínculo com a criança.

Assim logo ela começará a assimilar que tem duas pessoas na casa que cuidam dela e você se sentirá tão amado quanto a mamãe, que convive mais tempo com o bebê.

#10 – Prepare-se para dormir menos

Os primeiros meses do bebê podem ser considerados os mais difíceis, já que ele ainda não consegue assimilar qual o melhor momento para pegar no sono. Então você será acordado por choros que significam que é preciso trocar uma fralda, dar mamadeira ou simplesmente atenção.

ser pai pela primeira vez

♠ Como a falta de sono pode estar afetando a sua saúde ♠

É também nessa fase que você como novo papai está aprendendo o que seu filho quer dizer quando chora – e sua esposa também – então é normal que você durma algumas horas a menos. Nessa fase vale a pena tentar diminuir um pouco a carga horária de trabalho se for possível, assim ficará mais fácil participar da rotina do bebê.

Inclusive, sabia que agora no Brasil é possível o homem participar mais dos primeiros dias do bebê?

Desde Março de 2016, conforme explica o site globo.com, a licença paternidade foi ampliada de 5 para 20 dias. Tempo crucial para adaptação ambiental da criança ao lar e à adaptação da rotina para o novo papai.

É preciso observar antes se a empresa é optante de um programa do governo chamado Programa Empresa Cidadã.

Ser pai pela primeira vez não é tão mal assim…

Anotou tudo? Pois com essas dicas você vai aprender rapidamente tudo sobre ser pai pela primeira vez e ainda irá surpreender sua esposa/parceira. Continue acompanhando o blog para mais dicas como essa. Inclusive, participe aí nos comentários e nos diga se você já é pai ou será logo, logo.

Compartilhe com seus amigos que também podem estar precisando de uma mãozinha para encarar a paternidade pela primeira vez.

ser pai pela primeira vez

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] conter boas ideias! É sempre bom acertar no presente e o seu paizão merece esse carinho! Mas se você também é pai, pode usar as informações desse conteúdo para dar dicas aos seus filhos ou à sua parceira sobre […]