Você sabia que o Brasil é um dos países com o maior índice de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos? De todas as nações, somos, provavelmente, a mais superficial, a que mais se preocupa com a aparência. Nossas academias estão sempre cheias, os consultórios de cirurgiões plásticos sempre disputados, e nossas mulheres sempre inseguras quanto ao seus corpos. Nós não fazemos ideia do transtorno que uma simples celulite pode causar.

celulite

Partindo daí, no post de hoje, vamos falar um pouco sobre a pressão estética que nossa sociedade exerce sobre as mulheres e falaremos também sobre o Sábado da Celulite, ou #CelluliteSatuday, uma hashtag criada no Instagram para a valorização do corpo feminino.

Conheça o Sábado da Celulite

Para encorajar mulheres a se sentirem confiantes com seus corpos, a YouTuber e ‘ativista corporal’ canadense Kenzie Brenna começou no Instagram a hashtag #CelluliteSatuday. O movimento quer aumentar a autoestima das mulheres mostrando que a celulite é perfeitamente normal. Além disso, a iniciativa também desmistifica a ideia de que apenas pessoas obesas e sedentárias possuem celulite.

Dear reader 💫 I hope you celebrate your body today. Especially the part that you haven't been saying nice things to all these years. Your body needs you. Love, Me 🙆💞 Another edition of #cellulitesaturday. ✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨ I can't truthfully say I love this part of my body yet, but I'm getting farther away from hating it. ✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨ Cellulite shouldn't be ruining your life or mine. Cellulite is little itty bitty fat cells that accumulate in places where your cute body says "yup, need some more of that over here!" It isn't a medical condition. It is a 🚨cosmetic🚨 personal issue that women have with themselves due to the overwhelming pressure our beauty culture has placed on having thin smooth young looking skin. What about all the gals that don't have thin smooth young looking skin? What if they don't fit in that standard? Fuck that. Rock yo body, in all its cuteness that it is. ❤️💛💚💙💜 #everyBODYisbeautiful #daretobedifferent #selflovejourney

A post shared by K E N Z I E ⚡️ B R E N N A 💙 (@kenziebrenna) on

Brenna postou em seu Instagram: “Faço exercícios 5 vezes por semana, corro, faço yoga, faço alongamento, como salada e bebo mais de um litro de água todos os dias. Eu costumava usar cremes, fiz massagens e até pensei em fazer lipo. Então, não me diga que eu tenho que ser mais apta, mais saudável, mais isso, mais aquilo, não me diga para tentar outro creme ou que eu preciso criar mais fluxo de sangue para os lugares onde tenho celulite“, escreveu Kenzie em seu primeiro post no movimento #CelluliteSaturday. “Meus amigos, minha celulite está aqui para ficar e estou muito bem com isso”.

Percebemos que não deve ser mulher e viver sob essa pressão estética que parte de todos os lados. Não pode comer, não pode beber, não pode ficar parada, não pode descuidar. Elas não tem um minuto de sossego.

“Espero que quando as pessoas clicarem na hashtag reconheçam a celulite como uma parte do nosso corpo que pode ser totalmente aceitável e que não precisamos eliminar ou esconder. Isso é apenas mais uma característica de um corpo”, afirma a youtuber.

Entrevista com a criadora do Sábado da Celulite

Em uma entrevista à revista digital Wear Your Voice, sua criadora, Kenzie Brenna, afirma que, em algum ponto, nossa cultura de beleza e a mídia decidiram que celulite era algo feio e inaceitável para as mulheres. Ou seja: isso significa que 90% das mulheres têm algo ruim e precisam trabalhar exaustivamente para mudar esse quadro.

celulite

Segundo ela, a celulite não é uma indicação de saúde: nem a falta e nem o excesso dela. Trata-se de uma predisposição genética para as mulheres, da mesma forma que sardas ou pelos de barba para nós, homens.

A parte mais interessante da hashtag é que mulheres do mundo inteiro começaram a aderir, postando fotos de biquíni ou lingerie, mostrando, orgulhosas, os furinhos.

E qual é o nosso papel nessa campanha?

Estamos falando sobre uma campanha que está viralizando em prol das mulheres aceitarem o próprio corpo. E, principalmente, se importarem menos com pequenas imperfeições, como celulite e estria. Mas o que nós, homens, podemos fazer para auxiliar nesse processo?

Pode ser que você, particularmente, não faça, mas muita da pressão que as mulheres recebem da sociedade parte da população masculina. Nós, ao idealizarmos um padrão de mulher perfeita, introduzimos nelas a necessidade de alcançar esse padrão. E isso não faz bem para ninguém.

Nem para nós, que nos distanciamos cada vez mais das mulheres reais, e nem para elas, que passam a vida toda buscando atingir um ideal de beleza extremamente distante da realidade.

celulite

Se você estiver em um relacionamento, trate com carinho as imperfeições da sua parceira. Provavelmente, elas causam nela uma insegurança sem tamanho. E, se você está com ela, isso quer dizer que essas imperfeições pouco importam, frente ao conjunto de características e qualidades que ela apresenta.

Se você ainda não está, seja menos exigente quanto à perfeição dos corpos femininos. Na realidade, a perfeição não existe. E se você está enxergando um corpo perfeito, pode ter certeza que foi às custas de muitos transtornos e cobranças.

Sobre a celulite

A celulite afeta cerca de 90% das mulheres e 10% homens. Dá pra imaginar? Provavelmente todas as mulheres que você já se relacionou na vida tinham celulite, e nem por isso elas eram menos incríveis ou atraentes.

Pessoas de todos os tipos físicos podem tê-la, até mesmo modelos magérrimas de passarela. Celulite não está ligado a um corpo gordo ou sedentário, e fazer esse tipo de associação beira o preconceito. Precisamos nos informar, desconstruir nossos padrões idealizados, para que possamos ser mais gentis com as mulheres.

Confira mulheres maravilhosas que tem celulite

Elas são lindas, talentosas e têm, sim, celulite, assim como a grande maioria das mortais. E, por conta disso, elas deixam de ser maravilhosas? É claro que não!

Scarlett Johansson

Scarlett Johansson é uma das celebridades que foram cruelmente atacadas pela mídia por ter aparecido com celulite na praia. Uma atriz extremamente talentosa, um corpo perfeito e um rosto de dar inveja. Sério mesmo que as celulites dela são um problema? Não dá nem pra acreditar.

celulite

E, por falar na Johansson, confira nosso post sobre seu novo filme, Ghost in the Shell, que tem lançamento marcado para o dia 30 de março de 2017.

Débora Nascimento

A atriz e modelo brasileira Débora Nascimento também foi alvo de críticas. Com um corpo desses, como alguém pode perder tempo vendo celulite? E pior: como a celulite pode ser mais notável do que todo o conjunto?

Aqui fica nosso apelo: deixem os furinhos em paz. São charmosos e fazem parte do corpo feminino, não são um defeito.

Bruna Marquezine

Bruna Marquezine, a queridinha de 9 entre 10 marmanjos brasileiros, também foi julgada na mídia por exibir celulite na praia.

celulite

Bruna é maravilhosa, namora o Neymar e a carreira vai de vento em popa. A celulite não deveria fazer diferença nenhuma vida dela, não é verdade?

Se você curtiu o nosso post, o que você acha de compartilhar a campanha com a parceira e com as amigas? Vamos fazer do mundo um lugar livre de neuras, pela saúde das nossas belas mulheres 😉

celulite

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of