Conhecer novos lugares e viver experiências de forma livre são alguns dos benefícios de quem curte viajar sozinho.

E não há nada de estranho nisso. Uma pesquisa realizada em 2016 pelo site Booking.com apontou que, das mais de 17 mil pessoas entrevistadas, cerca de 70% afirmaram que fazer uma viagem é a maior prioridade de felicidade que qualquer pessoa pode ter.

viajar sozinho

Além disso, segundo os participantes da pesquisa, casamento, ter filhos ou marcar um encontro romântico são planos que podem ficar para depois.

Mas por que uma viagem chega a ser tão instigante para tantas pessoas?

Pois bem, para quem deseja se aventurar sozinho ou acompanhado, essa experiência é motivadora para a vida de qualquer pessoa.  –

Seja para o interior do seu estado, aquela praia ou um mochilão na outra ponta do mundo, o inesquecível momento serve para vivenciar uma nova cultura e aprender um outro idioma, por exemplo.

Além disso, viajar sozinho pode propiciar a você a oportunidade de refletir sobre a vida, traçar novas metas e, claro, descansar e se divertir!

Antes de aprontar as malas: o que você deve saber para viajar sozinho

Como qualquer projeto em sua vida, viajar sozinho demanda planejamento.

Não estamos falando para você cronometrar cada momento do passeio, mas sim a necessidade de pesquisar sobre o local a ser visitado, a cultura local, bem como rotas prévias para conhecer, por que não?

Além disso, se você deseja ser um viajante independente, saiba que é importante conversar com pessoas que já foram para o mesmo trajeto,  tanto quanto sair da zona de conforto.

viajar sozinho

Lembre-se: você estará livre para experimentar momentos que poderão ser marcantes para toda a sua vida.

Por isso, caso você vá para algum roteiro internacional, a dica é aprender o básico do idioma, como também conhecer moradores do local e aproveitar para se deliciar com a comida típica de cada região.

Fuja dos roteiros turísticos, tire fotos, caminhe pelas ruas e sinta a essência de cada lugar. Acredite, será incrível!

Para manter sempre a sua segurança, a indicação é que você faça um seguro de viagem, além de ter sempre em mãos uma cópia de seus documentos.

Afinal, será você por si mesmo nesta aventura.

Uma boa opção é se hospedar em hostels que, além de oferecerem um preço acessível, aumentam a possibilidade de fazer novas amizades com pessoas que poderão aparecer para fazer de cada parte da viagem uma boa história para contar aos amigos e familiares.

Animou em fazer uma viagem dessas? A gente aposta que sim.

Por isso, selecionamos alguns roteiros interessantes pelo Brasil e pelo mundo que podem se tornar boas ideias de roteiro para suas próximas férias.

Bacana, não é mesmo? Confira o texto e vá arrumando a bagagem para essa trip dos sonhos!

# 7) Ouro Preto – Minas Gerais

Para quem deseja conferir um roteiro cultural e histórico, além de muito agito em qualquer hora do dia, talvez Ouro Preto seja o destino certo.

viajar sozinho

Localizada a cerca de 100 km de Belo Horizonte, capital do estado, a cidade possui várias atividades para quem curte viajar sozinho, como museus e Igrejas que fazem parte do período colonial.

Além disso, Ouro Preto te oferece a oportunidade de conhecer outras cidades históricas como Mariana e Tiradentes.

Prepare-se para ser recebido pelos mineiros, que são simpáticos e hospitaleiros.

# 6) Dublin – Irlanda

Uma boa opção para quem deseja conhecer a Europa de forma divertida e barata, Dublin atrai jovens turistas de todo o mundo pela acessibilidade de visto, belos roteiros e, claro, cervejas incríveis!

viajar sozinho

# 5) Florianópolis – Santa Catarina

Se você é do tipo que adora badalação, “Floripa” pode ser o seu próximo destino para viajar sozinho.

Além de ser um bom roteiro para os solteiros, a ilha da magia é propícia para quem deseja curtir o sol, a praia e muita gente bonita.

viajar sozinho

# 4) Montevidéu – Uruguai

A capital do Uruguai pode ser um roteiro incrível para quem deseja conhecer um pouco mais da América Latina.

Além de toda a receptividade dos uruguaios, a cidade oferece boas opções de hostels, restaurantes e museus.

viajar sozinho

Visite o Mercado del Puerto para saborear o legítimo churrasco uruguaio.

Caso tenha tempo e dinheiro, dê um pulo a Colônia del Sacramento ou em Punta del Leste, localizados a cerca de 150 km da capital.

# 3) Itacaré – Bahia

Deseja relaxar em um local praticamente intocado pelo homem? Então, vá para Itacaré, cidade do litoral baiano.

Simples e tranquilo, o local oferece uma boa rede de hotéis, bem como uma série de atividades como aproveitar as dunas, as praias naturais, além de fazer passeios divertidos de jet ski e canoa.

viajar sozinho

Outra opção próxima para curtir a paisagem natural e viajar sozinho é a vila de Arembepe, localizada em uma área de proteção ambiental, na cidade de Camaçari, situada a cerca de 30 km de Salvador.

# 2) Cancún – México

Esse destino não poderia ficar de fora para quem deseja viajar sozinho, não é mesmo?

Além de belas praias e gatas de tirar o fôlego, Cancún oferece baladas todos os dias, reunindo muitos solteiros a fim de diversão.

viajar sozinho

Vale lembrar que a cidade ferve no período do Spring Break, que é o recesso de primavera/verão das universidades norte-americanas e europeias. Um paraíso, sem dúvida!

# 1) Canoa Quebrada – Ceará

A Praia Canoa Quebrada está localizada no município de Aracati, a 165 quilômetros de Fortaleza.

Desde a década de 1970, o lugar se tornou um ponto interessante para quem deseja conhecer um povo simples e hospitaleiro.

viajar sozinho

Você poderá aproveitar todo o cenário de dunas e falésias, bem como o clima aconchegante da vila, a qual oferece tanto de dia quanto à noite opções de bares, restaurantes e lojas.

Vale destacar que a gastronomia local oferece pratos à base de lagosta ao alho e óleo, moquecas de peixe e vários frutos do mar.

Vale lembrar que, independente do seu roteiro, seja sempre respeitoso com as regras de cada lugar.

Afinal, é sempre bacana respeitar a “casa” dos outros, certo?

Esperamos que tenha curtido as ideias e roteiros para viajar sozinho. Compartilhe essa lista com os amigos pelas redes sociais!

macho de verdade

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] fresco ou tiramos um dia para andar em meio a uma floresta, lago ou perto do mar. Portanto, estar em contato com a natureza certamente ajudará você a refletir e se sentir mais […]