Se tem um conselho que é sempre válido para quando um amigo está em um relacionamento destrutivo, é o “antes só do que mal acompanhado”, não é verdade? Funciona na maioria das vezes e ainda demonstra como companhias destrutivas podem fazer mais mal do que a solidão.

E agora, a ciência comprovou que esse ditado é verdadeiro!

Um estudo publicado recentemente no periódico científico Family Psychology mostrou que, para a saúde, é melhor estar sozinho do que em um relacionamento infeliz. Porém, por outro lado, relacionamentos de alta qualidade estão associados a uma melhor saúde física e mental.

Como a pesquisa foi desenvolvida para descobrir o impacto de um relacionamento destrutivo

Pesquisadores da Universidade de Buffalo, em Nova York, analisaram por dois anos os relacionamentos de jovens adultos.

De acordo com os estudiosos, a maioria das pesquisas sobre relacionamento e saúde foca apenas no casamento.

relacionamento destrutivo

Porém, outros tipos de relacionamento (menos formais) podem influenciar a saúde da mesma forma, ou até mais, para melhor ou para pior. Principalmente em jovens adultos, que tendem a se casar mais tarde ou, por vezes, nem mesmo se casam.

Sinais de quando o amor acaba e já é hora de seguir em frente

Os participantes do estudo responderam questões relacionadas à alguns fatores sobre seus relacionamentos. Satisfação, hostilidade de cada parceiro, críticas, apoio, bondade, carinho, compromisso e comportamento fora do relacionamento.

De acordo com os autores, ao longo do estudo, um terço dos participantes passou por grandes mudanças em suas relações.

O que os resultados mostraram

Os resultados mostraram o seguinte. Quanto mais tempo as pessoas passarem em relacionamentos longos e de alta qualidade, melhor sua saúde. Os pesquisadores também perceberam uma melhora nas pessoas assim que elas saíram do relacionamento destrutivo.

Segundo Ashley Barr, principal autora do estudo, padrões de instabilidade nos relacionamentos estão relacionados a sintomas de depressão, problemas com álcool e a prejuízos para a saúde em geral.

“O que importa mesmo não é estar em um relacionamento; benéfico é estar em uma relação de longo prazo e de alta qualidade. Relacionamentos de baixa qualidade são prejudiciais à saúde. Os resultados sugerem que, para a saúde, é melhor ficar solteiro do que estar em um relacionamento ruim”. afirma Ashley Barr, pesquisadora chefe do estudo.

Estudos anteriores já haviam associado insatisfação no relacionamento com problemas de saúde. Uma pesquisa publicada no periódico científico Psychosomatic Medicine mostrou que pessoas que têm poucas interações positivas com os seus cônjuges ou parceiros corriam um risco 8,5% maior de ter um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC) do que aqueles que tinham interações predominantemente positivas.

O que mais a pesquisa comprovou…

Além disso, outro estudo publicado no periódico especializado Health Psychology também mostrou dados interessantes. Ele afirma que mulheres em casamentos felizes têm quatro vezes mais chances de sobrevivência em longo prazo depois de uma cirurgia de ponte de safena.

Entretanto, os cientistas ainda não sabem explicar o porquê destes impactos dos relacionamentos para a saúde.

Como resolver um relacionamento destrutivo

Os cientistas não sabem, mas para nós, os motivos são muito claros. Estar em um relacionamento saudável é prazeroso e gratificante. Estar ao lado de uma parceira que se preocupa com você provavelmente faz com você, de fato, viva melhor e viva mais.

Uma parceira que nos compreende e está conosco nos momentos bons e ruins é o melhor remédio para qualquer tipo de enfermidade. Se você deseja manter um relacionamento feliz, com paixão e sem crises, confira o que desvendamos sobre os segredos do prazer feminino clicando aqui ou no banner abaixo:

relacionamento destrutivo

Esses são segredos inéditos, e que nenhuma mulher nunca te contou. Então se você realmente se preocupa com seu relacionamento, quer fazer sua parceira feliz e curtir a felicidade ao lado dela, não deixe de conferir!

E aí, curtiu o post? Compartilhe no Facebook para que aquele amigo que está vivendo uma cilada amorosa possa ver! 😉

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] Leia também: Relacionamento destrutivo faz mal para sua saúde. A ciência comprova! […]