Um assunto que sempre dá pano pra manga é o relacionamento à distância. Afinal de contas, será que um relacionamento consegue sobreviver a uma separação geográfica?

8

Não é incomum para alguns casais serem surpreendidos por alguma situação que os obrigue a lidar com a distância. Os estudantes universitários lidam com esse problema o tempo todo (quase 50%, apontam as estimativas), assim como os jovens profissionais, cujo trabalho e objetivos de carreira pode exigir uma mudança de cidade, estado ou país.

Apesar das dificuldades, nem todos os casais consideram a distância um fator decisivo para dar um fim ao relacionamento. A mudança brusca da situação do casal – passar de ser ver toda semana para uma vez a cada três vezes, por exemplo – pode causar consequências graves na vida cotidiana do casal, mas é preciso saber se adaptar às mudanças. FaceTime, Skype e outras tecnologias estão aí para ajudar – não aliviar todos os aspectos do problema, claro.

relacionamento à distância

Mas, então, o que faz um relacionamento à distância funcionar? Quais são os principais fatores que influenciam no sucesso desse tipo de relacionamento?

Foi realizado um estudo recente, publicado no site Psychology Today, com mais de 1000 homens e mulheres, de forma a comparar os casais próximos geograficamente e os que estavam distantes. O objetivo era identificar as características pessoais e do relacionamento em si que influenciam na saúde dos relacionamentos à distância.

Vem ver os resultados:

Doenças emocionais

relacionamento à distância

As pessoas que são menos ansiosas e deprimidas tendem a relatar maior intimidade em seus relacionamentos à distância, bem como maior compromisso, comunicação, satisfação com o relacionamento e satisfação sexual. Porém, pode ser que problemas do relacionamento estejam fazendo com que essas pessoas fiquem estressadas e/ou infelizes, ou, ainda, pode ser que as doenças emocionais afetem negativamente o relacionamento.

Estratégia: faça o que puder para reduzir o estresse psicológico e a sua tensão, em nível individual, para que isso reflita no relacionamento.

Distância

relacionamento à distância

Nem todos os casais que namoram à distância são iguais: alguns estão separados por 100 km, outros por 1000 km.. surpreendentemente, os dados desse estudo mostraram que quanto maior a distância que separava os casais, mais positivos eram os resultados do seu relacionamento, em relação a intimidade, comunicação, satisfação com o relacionamento e satisfação sexual.

Estratégia: faça mais visitas frequentes à parceira (associadas à satisfação sexual), mas não se preocupe demais com a quantidade de quilômetros que separam vocês. Casais que estão muito distantes podem ter uma consciência maior da importância do seu relacionamento, além de serem obrigados a investir mais energia para construir sentimentos de conexão e intimidade.

Confiança no relacionamento

relacionamento à distância

O quanto você confia na sua parceira e no futuro do seu relacionamento? Os casais mais confiantes no amor que existia entre eles foram aqueles que disseram ter mais intimidade, comprometimento, comunicação, satisfação sexual e satisfação com o relacionamento, como  um todo.

Estratégia: tente passar segurança para sua parceira. A sensação de estabilidade não deve ser uma dúvida entre vocês. Quando os casais se vêem como uma equipe trabalhando juntos para enfrentar a separação geográfica, tendo os mesmos objetivos em mente, eles se sentem mais certos e confiantes sobre seus relacionamentos.

Ser mais positivo em relação a distância

relacionamento à distância

As pessoas que alegaram nunca terem tido nenhum tipo de preconceito com relacionamento a distância, mesmo antes de vivenciá-lo, foram as que apontaram altos níveis de intimidade, compromisso, comunicação e satisfação no relacionamento.

Estratégia: fale abertamente sobre o que significa estar em um relacionamento à distância. Esclareça qualquer equívoco relacionado, como por exemplo, o fato de vocês serem menos felizes que os outros, vida sexual menos ativa, enfim. Ao desafiar essas crenças e mostrar para sua parceira que o relacionamento de vocês é viável, você cria uma nova crença de que relacionamento à distância é viável, sim. Pode se tornar uma profecia, no final das contas. Vocês, antes de qualquer coisa, devem acreditar no relacionamento que vocês estão propondo um ao outro. As pessoas são capazes de mudar suas concepções tendo como base suas próprias experiências, certo?

relacionamento à distância

A maioria das pessoas acha que relacionamentos à distância, em geral, são menos felizes e menos propensos a durar, mas os dados desse estudo mostram o contrário. As pessoas que vivem um relacionamento à distância relataram ter o mesmo nível de satisfação com o relacionamento e satisfação sexual do que as pessoas que namoram sem grandes distância geográfica.

Ou seja, o importante mesmo é a dedicação e o amor que existe entre vocês. Não deixe que o senso comum sobre relacionamentos à distância consiga estragar o seu!

E aí, curtiu o post? Concorda com o estudo? Conta mais pra gente nos comentários!

E, claro, não deixe de compartilhar com os amigos!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of