Se você curte cinema, já deve ter visto que o filme Rei Arthur: A Lenda da Espada estreou no Brasil no dia 11 de maio, já na liderança de bilheterias. Hoje, falaremos um pouco mais sobre o longa e sua história!

rei arthur

As lendas que envolvem o Rei Arthur e seus cavaleiros da Távola Redonda já foram contadas e recontadas das mais diversas formas no mundo do entretenimento, seja no cinema, na televisão, no teatro ou nos livros. O filme atuado por Charlie Hunnam traz mais uma nova roupagem para a história tradicional.

Rei Arthur já arrecadou R$ 7 milhões e chegou até a desbancar Guardiões da Galáxia vol. 2, que, na sua quarta semana de exibição, caiu para 2º lugar. Clique aqui e conheça mais sobre a aposta da Marvel que foi sucesso absoluto em todo o mundo!

A Lenda do Rei Arthur

Por se tratar de uma lenda, existem várias versões originais e várias versões adaptadas e, atualmente, não sabemos ao certo qual é a mais verídica. Contaremos aqui a versão da Excalibur, a espada mágica que Arthur conseguiu retirar da pedra.  

rei arthur

Segundo essa versão, Uther Pendragon estava sendo perseguido por inimigos que armaram uma emboscada para ele e, antes de morrer, fincou a sua espada mágica em uma pedra e disse que o próximo rei seria quem a retirasse da pedra. Seguindo sua vontade, todos os grandes guerreiros tentaram, e passaram a organizar torneios anuais em que o vencedor receberia a chance de tentar retirar a espada mágica da rocha.

Nessa época, Arthur era criado por Ectório, seu pai, e ele, como era costume na Idade Média, era o Pajem de seu irmão mais velho Cai. Em uma dessas batalhas organizadas pelos cavaleiros, Arthur perdeu a espada de Cai e, quando viu a espada encravada na rocha, retirou-a e levou-a para seu pai.

Nesse momento, alguns se ajoelharam e um outro senhor, Ban da Bretanha, jurou guerra a ele. Começada a guerra, Arthur imobilizou Ban e pediu para Ban jurar fidelidade a ele. Ban disse que não juraria fidelidade a um rei que não tivesse ainda se tornado um cavalheiro de verdade. E Arthur, sem pestanejar disse: “Estás certo meu senhor, faça-me então cavalheiro e jure fidelidade ao seu rei.

Diante disso, Ban não acreditando na coragem do jovem, tomou a Excalibur em suas mãos e fez dele um cavalheiro, jurando fidelidade diante de todos os seus soldados. Assim, Arthur foi feito rei de toda a grande Bretanha.

Segundo a lenda, Arthur criou a Távola Redonda, uma mesa redonda, sem pontas nem cabeceiras, em que todos os seus cavaleiros se sentavam.

Rei Arthur e a lenda da Távola Redonda

É provável que você já tenha ouvido falar sobre a Távola Redonda, lugar onde os cavaleiros do rei se reuniam. Por não ter ponta, a Távola indicava que todos os participantes seriam tratados como iguais e, com o passar do tempo, aqueles que ocupavam aqueles lugares eram verdadeiramente merecedores da confiança do monarca.

Diversas foram as aparições dela em filmes e histórias, e seu surgimento é nebuloso. Independente disso, ela é comumente vista como um símbolo de igualdade e de honra para os homens de confiança do rei.

rei arthur

A Távola Redonda é tão importante que, na Idade Média, eram celebrados festivais da távola redonda por toda a Europa, imitando a corte do rei, com muita festa, dança e com cavaleiros assumindo o posto dos cavaleiros originais do reino.

Essa lenda é tão famosa acabou nomeando um local que existe desde o período neolítico (cerca de 4000 A.C.), localizado em Cumbria, na Inglaterra: recebeu o nome de “Távola Redonda do Rei Arthur” devido ao seu formato circular e de arena. Chega a parecer que as fábulas foram retratadas ali, porém, não há nenhum resquício de ruínas, apenas um grande descampado.

Rei Arthur: a Lenda da Espada

Na trama de Rei Arthur: a Lenda da Espada, do diretor Guy Ritchie e dos roteiristas Joby Harold e Lionel Wigram, Arthur é interpretado por Charlie Hunnam (Sons of Anarchy). Ele é um jovem que desconhece a verdadeira origem e não tem noção do grandioso destino que o aguarda.

Tudo muda quando o protagonista, para a sua própria surpresa, retira a espada Excalibur da pedra, tendo como novo inimigo o rei Vortigern (interpretado por Jude Law), tirano que privou Arthur de sua família quando este ainda era criança.

rei arthur

Charlie Hunnam ainda tem uma experiência cinematográfica pequena, mas os fãs de Sons of Anarchy já aguardavam a estreia de Rei Arthur ansiosamente. Ele deu ao personagem um ar sarcástico, carismático e durão.

A missão do diretor e dos roteiristas era trazer o longa épico para os dias atuais, e isso é feito com sucesso. A história segue a cartilha dos filmes de origens de super-heróis. Para isso dar certo, acabou mexendo com alguns elementos originais da lenda, mas sem perder o encantamento.

O estilo dinâmico e frenético do diretor, responsável também por Sherlock Holmes, fica claro no longa. É preciso ter fôlego, mas vale a pena.

E você, Macho? Já assistiu ao filme Rei Arthur: a Lenda da Espada? O que achou da produção? Conta pra gente nos comentários! 😉

rei arthur

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of