Você já parou para pensar quantos homens hoje estão vivendo e envelhecendo sozinhos? Ou quantos de nós estão realmente preocupados com o envelhecimento? Ou melhor, quantos de nós tentam negar o medo de envelhecer sozinhos e sem uma companheira para partilhar a vida?

envelhecer

Pois é, naturalmente, a vida nos prega mais essa peça, de tempos em tempos, principalmente quando não estamos em um relacionamento sério com outra pessoa, evidenciando o quão pessimistas alguns homens são com relação ao próprio futuro e à inevitável fase de envelhecer.

Este assunto hoje é um dos mais temidos por muitos homens ao redor do mundo, mesmo que eles não tenham predisposição a falar sobre o assunto.

Além disso, todo homem também costuma se preocupar com alguns pequenos “probleminhas’ que aparecem à medida que a idade vai chegando, e muitos deles podem ser consequência de maus hábitos quando eram mais jovens.

Por isso, decidimos abordar no artigo de hoje uma lista pra quem tem medo de envelhecer, com as cinco coisas que mais incomodam e deixam muitos homens sem dormir, mas que a idade sempre faz questão de deixar evidente.

Vamos lá?

Medo de envelhecer #1 – Impotência

Não há dúvida de que os homens se preocupam mais do que as mulheres quando o assunto é desempenho sexual.

Quando a libido do homem começa a diminuir ou as coisas já não funcionam mais tão bem como antes, é muito comum que os homens quando começam a a envelhecer, passam a se preocupar com futuros constrangimentos e humilhações com relação ao sexo .

Talvez a ansiedade do desempenho não seja algo tão surpreendente em homens.

Um estudo britânico feito em 2008, apontando que os homens pensam em sexo pelo menos 13 vezes ao dia, em comparação com as mulheres, que alcançam a marca de 5 vezes ao dia.

A perspectiva de impotência é ainda mais assustadora para os homens do que o câncer ou a morte em si, dá pra acreditar? 

Talvez haja uma boa razão para isso: homens saudáveis e que possuem problemas de ereção tem demonstrado ter um tecido coronário anormal, maior tendência a ter pressão alta, taxas elevadas de gordura no sangue e outros sintomas relacionados a doenças cardíacas quando começam a envelhecer.

Combatendo o medo da Impotência

Primeiro de tudo, você precisa fazer visitas regulares ao médico, a fim de manter os níveis de colesterol sempre baixo.

3/4 dos homens que apresentam o quadro de disfunção erétil possuem níveis anormais de colesterol. Saiba mais sobre esses fatores no nosso Guia Completo de Como Aumentar a Potência Masculina em 10 dias. Clique aqui ou na imagem abaixo:

envelhecer

Além disso, dois terços dos homens que já tiveram ataques cardíacos apresentavam o quadro de disfunção erétil.

Medo de envelhecer #2 – Fraqueza

Sabemos que conhecimento é sinônimo de poder, mas para os homens, geralmente o poder é interpretado como força física.

Não sabemos se felizmente ou infelizmente, a maioria dos homens preferem sempre evidenciar a força física e o vigor, a virilidade… E quando começam a perdê-las, eles ficam muito mais frustrados e com a autoestima baixa.

Perder a força física acaba aumentando a sensação geral de perda, e o homem pensa “se não posso nem levantar as coisas, que tipo de utilidade eu tenho”.

A fraqueza é uma das partes mais temidas do envelhecimento no sexo masculino. 

Combatendo o medo da Fraqueza

Inicie e mantenha um bom treinamento físico e uma dieta saudável.

Homens que possuem esses hábitos desde cedo apresentam uma melhora significativa com relação a qualquer disfunção sexual e outras doenças.

Procure comer bem, praticar exercícios e estimular a mente através da leitura.  

Clique e acesse a matéria sobre quais → alimentos afrodisíacos ← que ajudam no aumento da testosterona.

Medo de envelhecer #3 – Aposentadoria

Mas como assim um homem tem medo de se aposentar? Bom, a perspectiva que a aposentadoria já traz, acaba também trazendo consigo muita ansiedade, porque ela também levanta a questão:

“E agora, o que farei da vida? Apenas ficar sentado sem poder atuar naquilo que escolhi para viver?”.

envelhecer

Os homens teme a aposentadoria porque é como se ela fosse o limite da vida corporativa, onde tudo acaba.

Além disso, o medo de envelhecer trás consigo aquela ideia de que o homem já não será tão requisitado para fazer coisas ou dar opinião em situações que ele costumava sempre ser chamado para tal. E isso acaba destruindo o ego dos homens.

Combatendo o medo da Aposentadoria

Evite se marginalizar com essa ideia de envelhecer e deixar de ser importante para as outras pessoas.

Aprenda com as novas tecnologias, mantenha-se informado sobre tudo, mantenha seu interesse em conversar com pessoas mais jovens que você e reinvente-se, sempre!

Se você estiver sempre redescobrindo um novo significado e sentido para sua vida, o medo de envelhecer será apenas um simples pensamento, mas não uma evidência constante em sua vida.

Medo de envelhecer #4 – Perder a independência 

Outro medo de envelhecer dos homens diz respeito ao medo de perderem a independência e não serem capazes de tomar conta daqui que construíram mais cedo.

Esse medo de perder o controle fica ainda pior quando eles pensam em quem assumirá o controle de suas vidas quando a velhice chegar.

envelhecer

Dirigir um automóvel também é um dos principais medos, pois, à medida que começamos a envelhecer e o homem se torna mais dependente das pessoas, as necessidades mais básicas de vida requerem maior cuidado e ajuda de outros familiares, levando o homem a ficar com a autoestima mais baixa.

Combatendo o medo da Dependência

Considere os fatos: Muitos adultos mais velhos continuam a ser capazes de fazer muito por si mesmos, independente de terem 60, 70 ou 80 anos de idade.

O importante aqui é saber reconhecer que é hora de receber ajuda quando você não for capaz de fazer algo.

As pessoas têm ciência de que elas um dia também chegarão à mesma situação.

Medo de envelhecer #5 – Doenças degenerativas

As doenças mentais são as principais responsáveis por aterrorizar os homens, e evidenciar o medo de envelhecer deles.

A doença de Alzheimer é a principal responsável. Os homens são mais propensos a desenvolvê-la do que as mulheres.

envelhecer

Quase um em cada 5 homens com idades entre 70 e 85 anos possui a doença, que os deixa com a memória fraca e com uma espécie de demência precoce.

Imagine só o medo de muitos homens em saber que um dia podem chegar a não reconhecer ninguém da família ou até mesmo a esposa?

Realmente é uma dura realidade que alguns ainda devem passar ao fim da vida.

Combatendo o medo da Doença

É importante que todo homem saiba que cerca de 15% dos casos de comprometimento cognitivo realmente evolui para algum tipo de demência.

Se você for casado, ainda tem mais chances de não acontecer, uma vez que a incidência é maior entre homens que nunca se casaram.

Não existe uma maneira infalível para você prevenir a doença de Alzheimer, mas você precisa adotar um estilo de vida saudável desde cedo para que possa evitá-la ao máximo.

Por fim, entenda que o medo de envelhecer é uma condição natural (ou não) da vida do homem, no entanto, esse medo não deve fazer com que você fique ansioso ou receoso a respeito do futuro.

O importante é que você tome consciência de que é possível evitar alguns desses problemas através de bons hábitos.

Envelhecer bem é a evidência de que você foi capaz de crescer mentalmente e fez de tudo para que sua vida fosse menos fatídica, quando chegar mais perto do fim.

Gostou do post de hoje? Que tal compartilhar com a gente alguns pensamentos que você tem a respeito de um possível medo de envelhecer?

Escreva no campo de comentários abaixo!

1
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] 5 verdades que levam todo homem a ter medo de envelhecer! […]