Essa pesquisa foi publicada na BBC Brasil. Segundo ela, existem outros fatores mais decisivos do que o nosso tesão na hora de escolher nossa parceira sexual. Na verdade, o desejo que sentimos por outra pessoa, e que às vezes é avassalador, pode estar relacionado com um termo médico e, consequentemente, nada sexy.

Seu nome é o antígeno leucocitário humano (na sigla em inglês HLA). Em outras palavras, a explicação para essa atração pela parceira sexual estaria no nosso sistema imunológico. Estranho, mas cientificamente comprovado.

parceira sexual

Um estudo publicado na revista científica Nature chegou à conclusão de que procuramos parceiros sexuais que tenham HLA muito diferente do nosso próprio. E o que isso significa?

O HLA também é conhecido como Complexo Principal de Histocompatibilidade (em inglês MHC), um sistema que permite ao nosso corpo identificar células perigosas, vírus e bactérias.

Ou seja, é a base sobre a qual o organismo humano desenvolve o seu sistema de defesa. Pode soar estranho, mas a atração entre os sexos opostos estaria diretamente relacionada aos seus anticorpos.

Parceira sexual e evolução – qual a ligação?

O HLA “está relacionado à sexualidade e ao desejo de procriar”, dizem os pesquisadores da Universidade de Dresden, na Alemanha, que analisaram o comportamento sexual de 254 casais.

Segundo os estudos, os anticorpos ajudam na compatibilidade entre os corpos e contribuem para a sobrevivência da espécie humana. Os cientistas descobriram que quanto maior a diferença entre os antígenos leucocitários de um casal, maior o desejo e também maior a satisfação sexual.

Isso, segundo eles, estaria relacionado com a sobrevivência da espécie humana, que não se extingue com doenças raras. Os pesquisadores observaram que casais (ou animais) com HLA distintos “aumentam a possibilidade de seus descendentes serem resistentes a um número maior de doenças”. Isso acontece porque os filhos herdam elementos do sistema imunológico do pai e da mãe.

Atração e cheiro?

Mas como nosso instinto sexual distingue um HLA diferente? Nós sabemos bem que o desejo sexual não precisa ser testado em laboratório para ser detectado. Como esse processo acontece?

O nosso corpo decifra antecipadamente – e muito antes de qualquer suspeita consciente – o que temos bem diante do nosso nariz. “Os peixes, as aves e os mamíferos preferem parceiros com um código genético distinto, identificados por sinais olfativos”, afirma o estudo publicado na Nature.

parceira sexual

Embora os cientistas ainda discutam como o HLA define o cheiro do nosso corpo, há provas de que certos componentes do odor podem ser encontrados em secreções como o suor e a saliva.

O que para uns é irresistível, para outros pode ser insuportável. Isso é algo que percebemos com frequência no nosso dia a dia. O cheiro é fundamental na atração sexual, mas os cientistas admitem que precisam estudar mais essa relação, principalmente como o HLA pode ser percebido através do olfato.

Além disso, sabe-se que os neurônios olfativos identificam o HLA sem que tenhamos qualquer consciência disso. O que mostra como nosso corpo é uma máquina fantástica, ainda em descobrimento.

Obviamente, o estudo realizado não menospreza a capacidade humana de dominar o próprio instinto sexual e decidir com quem vai transar, mas lança luzes sobre a importância do sistema imunológico no nosso comportamento sexual.

E o mais interessante: temos uma explicação científica para reforçar e embasar a famosa ideia popular de que os opostos se atraem, sim. Mas antes, descubra se o HLA da gata é bem diferente do seu.

Como desvendar os segredos do prazer feminino

Se você gostou do conteúdo e deseja aprofundar mais na arte da conquista e sedução, então eu recomendo a você conhecer o Programa Fórmula do Prazer com Clara Aguilar.

Neste programa ela revela todos os segredos e desejos femininos que elas esperam que você realize, porém, não tem coragem de dizer para nós, homens.

Não perca tempo e desvende todos os prazeres das mulheres, incluindo todas as etapas do sexo e o pós-sexo. Caso queira saber mais sobre o conteúdo, basta clicar aqui ou no banner a baixo.

Nos falamos em breve, abraço!

parceira sexual

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Como despertar atração sexual nas mulheres de maneira subliminar Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] atração sexual depende de fatores psicológicos, biológicos e ambientais. Nesse post, falamos como nosso corpo escolhe nossos parceiros sexuais sem que a gente […]