Quando você acorda, qual é a primeira coisa que você faz? Se sua resposta foi dar aquela conferida nas redes sociais, então tenho que alertá-lo de que alguma coisa pode não estar indo muito bem para você. Isso porque os pontos negativos das redes sociais está atrelado ao modo como você a utiliza e a frequência. Vou explicar melhor ao longo do artigo, fique ligado!

A maneira como você está utilizando as redes sociais, como: Facebook e Whatsapp, pode trazer consequências significativas para seu comportamento e, na maiorias das vezes não são positivas. Pois, muitas delas estão ligadas a depressão, por exemplo.

Não se pode negar que as redes sociais são um fenômeno global e, seu crescimento em grande escala é resultado do grande aumento do acesso à internet e a popularização dos smartphones. Com isso, estima-se que hoje tenha cerca de dois bilhões de pessoas no mundo que utilizam a rede social diariamente.

pontos negativos das redes sociais

Você se imaginaria vivendo sem os recursos tecnológicos? Ou sem as redes sociais? Acredito que a resposta seria não. A utilização destes recursos, sem dúvida, ajuda a vida cotidiana das pessoas por facilitar uma fácil e rápida comunicação, além de proporcionar uma acessibilidade imensa a informações que antes dependíamos exclusivamente da TV e Radio, que por sua vez não transmitiam com rapidez os acontecimentos.

Por outro lado, o uso das redes sociais por nós têm se tornado excessivo, não seguindo um padrão de necessidade, mas, sim, apresentando um quadro de vicio. E, isso é motivo suficiente para gerar preocupações sobre possíveis impactos que este comportamento possa afetar sobre nós, tanto no bem-estar físico e mental.

Os pontos negativos das redes sociais

As redes sociais é uma porta de entrada para possíveis doenças, seja ela ansiedade, estresse como até mesmo a síndrome do pânico. Um estudo publicado na revista “Depression and Anxiety”, avaliou se a depressão está associada como um dos pontos negativos das redes sociais.

O estudo realizado envolveu 1.787 pessoas com idades entre 19 e 32 anos. O tempo que eles ficaram nas redes sociais foram observados e computados. Já a depressão de cada um foi diagnosticada por meio de um sistema de informação a qual mostrava uma escala do nível de cada um.

pontos negativos das redes sociais

Os resultados obtidos indicaram uma associação muito grande entre a depressão como um dos pontos negativos das redes sociais. Pois, seu uso intenso gerou uma proporção considerável no aumento da depressão entre os participantes.

Por isso, se você dedica muito tempo do seu dia para as redes sociais, a sua chance de iniciar um quadro depressivo é muito grande. Mas, você deve estar se perguntando, porquê isso ocorre? Uma das causas é bastante popular. Refere-se ao modo como você avalia e absorve a vida do outro nesse espaço.

É muito comum as pessoas deixarem os problemas de lado na hora de registrar os acontecimentos da vida nas redes sociais. Com isso, a nossa tendência é se espelhar apenas nos aspectos positivos, acrescentando uma insatisfação muito grande a nossa maneira de viver. Além de atribuir somente as coisas boas dos outros ao nosso dia a dia.

Ansiedade e Depressão

Não é clichê falar dessas doenças que atingem milhões de pessoas por todo mundo e, com seu crescente aumento pelos quatro cantos do planeta fica evidente a necessidade de mostrar que, sim, isso pode estar acontecendo devido ao aumento em grande escala do consumo das redes sociais.

pontos negativos das redes sociais

De acordo com o Dr. Gilberto Sanvitto, colunista do site ABC SAÚDE: “A depressão é uma doença de alta prevalência, que acomete todas as idades, sendo uma das maiores causas de incapacidade nos países desenvolvidos”. Ele ainda acrescenta que “múltiplos fatores contribuem para o desencadeamento da depressão e há um interesse crescente sobre o quanto o uso excessivo das redes sociais pode influenciar o bem-estar psicológico“.

A ansiedade está ligada a um dos pontos negativos das redes sociais, pois na maioria dos casos a vontade de se igualar as coisas boas que são postadas nas redes sociais ultrapassam a razão e torna-se uma dependência. Por isso, você precisa ficar ligado quanto a esses sinais e, se identificar algum deles, então é hora de pensar sobre suas atitudes e mudar de vez seus hábitos.

Como saber se estou em um estado de dependência?

O estado de dependência não é muito evidente para a própria pessoa e, geralmente, os sintomas só aparecem em um quadro emocional mais avançado. Para isso você precisa ficar atento em alguns sinais, como:

  • Se você tem palpitação ou fica ansioso só de pensar em ficar sem acesso à internet ou celular;
  • Ter preocupação excessiva em quantas pessoas curtiram ou comentaram no seu post, além de ficar conferindo toda hora esses números;
  • Tem dificuldade em ficar um jantar ou um almoço sem olhar no celular;
  • Sempre que sai precisa de comentar ou tem que colocar uma foto na rede social;
  • Não consegue dar um intervalo de 3 horas sem olhar as redes sociais.

É comum esses comportamentos afetarem mais adolescentes, pessoas com baixa auto estima, introvertidas, com poucos amigos ou que terminaram recentemente relacionamentos, sendo por isso muito importante ficar bem atento ao vício, especialmente nestas situações.

Como evitar os pontos negativos das redes sociais?

Não é preciso deixar de usar as redes sociais, afinal elas trazem muitos benefícios que acabam por facilitar , e muito, nossa vida. O importante é fazer o uso destas plataformas com muito moderação para não sair prejudicando sua saúde. Por isso, algumas regrinhas são importantes ser levadas a sério para se livrar dos pontos negativos das redes sociais e não entrar no quadro de vicio, são elas:

  • Evite ao máximo consultar a rede social toda hora;
  • Quando for fazer alguma refeição, opte por deixar o celular guardado, assim sua inteiração com as pessoas se tornará muito mais produtiva;
  • Estipule períodos curtos do dia para olhar as redes sociais;
  • Se estiver com aquela sensação de vazio, tristeza ou sentimentos depressivos e negativos, saia para dar um passeio com seus amigos ou familiares. Mas, jamais opte por substituí-los pelas redes socais
  • Quando for sair com seus amigos, tire fotos pra você e não apenas para postar nas redes sociais.

Se você está se recuperando de um quadro de depressão ou ansiedade, então você precisa colocar as redes sociais de lado para investir tempo na sua recuperação e no tratamento.

pontos negativos das redes sociais

Ficou claro que os pontos negativos das redes sociais podem acabar intensificando os sentimentos negativos em nossa mente, como: tristeza e solidão. Além de impedir nossas relações com outras pessoas, parte fundamental no desenvolvimento do nosso bem-estar.

Portanto, fique de olhe e não deixe o virtual atrapalhar seu mundo real. E, não esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos nas redes sociais e deixar seu comentário abaixo sobre sua experiência nas plataformas digitais.

Nos falamos em breve.

pontos negativos das redes sociais

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] entanto, depois que o WhatsApp e outras plataformas de mídia social foram criadas, ao invés de aproximar as pessoas, acabou se transformando em uma grande confusão. […]