Informação quando, aonde e como quiser com os melhores podcast da web

0
985

Ouvir podcast pode não ser uma prática muito popular entra as pessoas. Contudo, depois do artigo de hoje, tenho certeza que você vai, pelo menos, se interessar por eles. Isso porque tenha a grande missão de mostrar a você os melhores podcast da internet e o quanto eles podem ser interessantes para sua vida.

Temos como mídias a TV, rádio e Jornal, contudo o podcast também é uma ferramenta que leva informações de todos os tipos. Porém, essa mídia ainda é muito recente e está em processo de crescimento, principalmente no Brasil, onde possui um público menor de ouvintes.

melhores podcast

O podcast é semelhante a um programa de rádio, porém, diferente dos rádios que a programação é agendada e com horário marcado. O podcast tem a grande vantagem de apresentar conteúdo sob demanda.

Isso quer dizer que você pode ouvir o que quiser e na hora que achar mais conveniente. Ou seja, basta acessar e apertar o play (ou baixar os episódios).

Além disso, os melhores podcast apresentam variados temas, como: cinema, religião, games, política, notícias, TV, literatura, música, Humor, educação, esporte, cultura, ciência, profissional e muitos outros.

Como surgiu a ideia do podcast

De acordo com o artigo publicado pelo site “The  Guardian”, Ben Hammersley, em 2004, prestou atenção em como o MP3 players, softwares de produção e blogs estavam bastante popularizados na internet. Teve a ideia de somar todos esses ingredientes para realizar uma explosão de rádios amadoras.

O próximo passo era dar nome a essa ideia. O objetivo da palavra Podcasting seria a junção das palavras Broadcasting, que representa um método de transmissão e o sufixo de iPod, principal MP3 da época.

Mais liberdade ao ouvintes

Segundo relato do artigo, o ex-jornalista do New York Times chamado Christopher Lydon, defendeu a ideia do podcast como uma maneira de aproximação que o rádio não conseguia aos ouvintes. E, deveria ser pensado como um novo modelo de mídia.

E, foi graças a internet que esse novo modelo de disseminar conteúdo deu certo. Isso porque, além da web facilitar um feedback mais rápido por parte de quem ouve, ela possibilitou ao usuários a liberdade de ouvir de acordo com o tempo e lugares disponíveis conforme a rotina de cada uma, em qualquer hora e em qualquer lugar. Legal, né?

Para você que não tem o hábito de ouvir esse novo modelo de mídia, ou ainda que escute e está em busca de novidades. Nós separamos os melhores podcast da web com variados conteúdos, confira:

Os melhores podcast da web

#Jogabilidade

melhores podcast

Entre os melhores podcast está o Jogabilidade, criado em 2011 pelo André Campos e Ricardo Dias. O foco deles são produzir conteúdos sobre a cultura dos vídeo games. Então, se você se interessa por jogos, eu recomendaria, com certeza, o jogabilidade.

Eles se definem como apaixonados por este universo, onde produzem áudios e vídeos com o objetivo de elevar o nível de discussão sobre os jogos eletrônicos no país.

Além disso, oferecem serviços de localização de Inglês para Português ou vice-versa, os quais já foram usados para criar versões em português de jogos eletrônicos como o To The Moon, Gone Home, Papers Please e Tengami.

#Scicast

melhores podcast

Falar de ciência ou assuntos mais complexos pode ser muito mais divertido do que você imagina. O scicast, lançado em 2013, aborda variados assuntos sobre essa área com uma linguagem simples, mas, sem deixar de aprofundar nos detalhes.

O programa é comandado por Silmar Geremia, a qual ao longo do ano foi modificando de forma significativa, buscando novos formatos e ainda mais divertido. O grupo é bastante descontraído o que ajuda a tornar cada assunto mais fácil de compreender. Por isso, eu recomendo o Scicast para os que gostam de ciência.

#Xadrez Verbal

melhores podcast

E, na lista dos melhores podcast está o Xadrez Verbal, um seminário que discute sobre política internacional. Um assunto atual e que impacta diretamente as nossas vidas.

O programa é semanal, comandado por Matias Pinto e Filipe Figueiredo, a qual abordam as principais notícias da política internacional, com diversas análises, críticas, convidados e debates. É muito interessante para quem se interessa por política e nos acontecimentos mundiais.

O interessante é que eles apresentam de forma descontraída sem deixar de mencionar com detalhes os assuntos em pautas. Por isso, o humor é o toque certeiro no Xadrez Verbal. Eu recomendo!

#Braincast

melhores podcast

Criado em 2012, o Braincast, inicialmente, era dedicado ao público da área de marketing e comunicação. Porém, hoje, abordam muitos outros temas.

Comandado por Carlos Merigo, o podcast busca trazer discussões relevantes sobre a transformação da sociedade, do mundo digital, entretenimento e inovação.

Os assuntos são sempre expostos de maneira animada e descontraída. Com inclusão de novas tecnologias e futuro, eles conquistaram uma legião de ouvintes fieis. Em razão disso, fica a dica de mais um podcast que oferece uma visão crítica sobre a vida.

#Nerdcast

melhores podcast

Um dos melhores podcast nerd do Brasil, o Nerdcast tem mais de 10 anos de história e conta com mais de 1 milhão de downloads por episódio. Assuntos como história, ciência, cinema, quadrinhos, literatura, games, RPG, tecnologia, chamam a atenção de milhares de nerds pelo Brasil.

Comandado por Alexandre, Ottoni e Deive, de maneira informal, divertida e segunda eles “escrachada” e tão doido quanto séria. O Nerdcast abre roda de discussão toda sexta-feira com duração de 90 minutos cada episodio. Fique ligado!


Leia também: Paródias pornô: veja as adaptações mais engraçadas e inusitadas do cinema

Gostou do artigo? Algum dos podcasts listados acima você já conhecia? Nos conte qual e não esqueça de compartilhar com os amigos nas redes sociais.

Até breve!

melhores podcast

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of