Dia 31 de outubro, é comemorado o Dia das Bruxas, também conhecido como Halloween. Nós, no Brasil, não temos o costume de celebrar a data. Porém, para não passar em branco, selecionamos os melhores filmes de terror de todos os tempos para entrar no clima sombrio.

Origem do Halloween

Apesar de sua pouca popularidade por aqui, nos EUA e em outros países o Halloween é muito celebrado. Entre as atividades mais comuns da data estão festas à fantasia, decorar a casa com elementos relacionados, como morcegos, bruxas e aranhas, fazer lanternas de abóboras, fogueiras, ir em atrações assombradas, contar histórias assustadoras, praticar “doces ou travessuras?”, e, claro, assistir os melhores filmes de terror.

Mas sua origem pouco tem a ver com os mortos, bruxas e fantasmas. O halloween tem suas raízes no reino unido, e o nome é uma abreviação de “all hallows eve”, que em tradução livre significa véspera do dia de todos os santos.

Ainda, a festa tem origem em um antigo festival pagão, o Samhain. Para os Celtas, a comemoração e Samhain começava em 31 de outubro e durava 3 dias. E estudos recentes destacam que uma das maiores marcas do festival eram as fogueiras e abundância de comida.

Mas, o Samhain era uma festa pagã, e não era muito bem vista pela igreja. Portanto, em meados do século VIII, o Papa Gregório III mudou a data do Dia de Todos os Santos  de 13 de maio para 1° de novembro (no segundo dia do Samhain). E na tentativa de “cristianizar” a festa, o Papa tornou obrigatória a celebração do Dia de Todos os Santos.

Assim, as tradições pagãs e cristãs acabaram se misturando no que conhecemos hoje como Halloween.

Os 31 melhores filmes de terror de todos os tempos

Mas mesmo que a festa não esteja cravada em nossa cultura, nada nos impede de comemorar com estilo. Para isso, fiz uma lista atualizada com 31 dos melhores filmes de terror de todos os tempos.

Muitos dos filmes da lista são clássicos que, mesmo depois de anos, não perderam seu brilho. E nem deixaram de nos causar medo.

Então confira nossa lista, se tiver coragem.

#1 – O Iluminado (1980)

 

melhores filmes de terror

Esse é um clássico e provavelmente um dos melhores filmes de terror já lançados.

Um homem (Jack Nicholson) é contratado para ser vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o isolamento começa a mexer com sua cabeça e ele fica cada vez mais agressivo e perigoso. Ao mesmo tempo, seu filho passa a ter visões de acontecimentos passados.

#2 – O Exorcista (1973)

melhores filmes de terror

Considerado um dos melhores filmes e terror já lançados, O Exorcista ainda causa pesadelos em quem o vê.

Uma atriz no auge de sua carreira gradativamente toma consciência de que algo está errado com sua filha de 12 anos, Regan MacNeil (Linda Blair). O comportamento assustador da menina conduz a mãe a pedir ajuda de um padre, que constata que a menina está possuída pelo demônio. Começa então uma batalha para livrar a garota da terrível possessão.

#3 – Poltergeist – (1982)

melhores filmes de terror

Outro clássico que de tão bom, ganhou um remake em 2015, com efeitos especiais melhores e cortes mais bem trabalhados.

A família Bowen parecem se adaptar bem ao novo lar. Até começarem a perceber estranhas manifestações, atingindo principalmente a filha pequena. Um dia, ela é sequestrada por forças malignas, fazendo com que os pais procurem a ajuda de especialistas no assunto para trazer sua filha de volta. 

#4 – Os Outros (2001)

melhores filmes de terror

Nicole Kidman está, como sempre, espetacular. Mas não é isso que faz de Os Outros um dos melhores filmes de terror de todos os tempos.

Durante a 2ª Guerra Mundial, Grace (Nicole Kidman) e seus dois filhos se mudam para uma mansão isolada na ilha de Jersey. As crianças possuem uma estranha doença que os impedem de receber diretamente a luz do sol. Por esse motivo, a casa onde vivem está sempre em total escuridão.

Eles vivem sozinhos seguindo religiosamente certas regras, como nunca abrir uma porta sem fechar a anterior. Mas quando eles contratam empregados para a casa eles terminam quebrando estas regras, fazendo com que imprevisíveis consequências ocorram.

#5 – Sexto Sentido (1999)

melhores filmes de terror

O psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) abraça com dedicação o caso de Cole Sear (Haley Joel Osment). O garoto, de 8 anos, tem dificuldades de entrosamento no colégio e vive paralisado de medo.

Malcolm, por sua vez, busca se recuperar de um trauma sofrido anos antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente. Um verdadeiro clássico digno de fazer parte dos melhores filmes de terror de todos os tempos. 

#6 – O Massacre da Serra Elétrica (1987)

melhores filmes de terror

Em 1973, a polícia texana deu como encerrado o caso de um terrível massacre de 33 pessoas provocado por um homem que usava uma máscara feita de pele humana. Nos anos seguintes os policiais foram acusados de fazer um péssimo trabalho.

Só que dessa vez, o único sobrevivente do massacre vai contar em detalhes o que realmente aconteceu na deserta estrada do Texas, quando ele e mais 4 amigos estavam indo visitar o seu avô.

O filme ter ganhado diversas continuações e remakes só comprovam que ele é, de fato, um dos melhores filmes de terror.

#7 – Psicose (1960)     

melhores filmes de terror

Não podemos falar em melhores filmes de terror sem citar Psicose, de Alfred Hitchcock.

Marion Crane (Janet Leigh) é uma secretária que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, Marion decide passar a noite em um motel de beira de estrada, sem saber do perigo que a aguarda. Norman Bates (Anthony Perkins), não é um homem normal.

O filme também serviu como base para a série de TV Bates Motel, que retrata um jovem Normam Bates (Freddie Highmore) a beira da loucura que o conduziram à esse momento.

#8 – Halloween – A Noite de Terror (1977)

melhores filmes de terror

Michael Myers (Tony Moran) é um psicopata que vive em uma instituição há 15 anos, desde quando matou sua própria irmã. Porém, ele consegue fugir de seu cativeiro e retorna à sua cidade natal para continuar seus crimes na localidade que, aterrorizada, ainda se lembra dele.

Assim como O Massacre da Serra Elétrica, Hallowwen tem algumas continuações e remakes que certamente o fazem ser um dos melhores filmes de terror.

#9 – Bruxa de Blair (1999)

melhores filmes de terror

A Bruxa de Blair tirou o sono de muita gente e com certeza é um dos melhores filmes de terror. Isso porque seu estilo de filmagem (found footage) deixa o espectador apreensivo como se ele estivesse vivendo aquilo.

Três estudantes de cinema embrenham-se nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino.

#10 – Invocação do Mal (2013)

melhores filmes de terror

Um casal (Ron Livinston e Lili Taylor) se muda para uma casa nova ao lado de suas cinco filhas. Inexplicavelmente, estranhos acontecimentos começam a assustar as crianças, o pai e, principalmente, a mãe.

Preocupada com com o que acontece ao seu redor, ela decide procurar um famoso casal de investigadores paranormais (Patrick Wilson e Vera Farmiga), que ao decidem fazer uma visita ao local, descobrem que algo muito poderoso e maligno reside ali.

#11 – Noite dos Mortos Vivos (1968)

melhores filmes de terror

Mais um clássico que serviu de inspiração para a grande maioria de filmes de zumbi. Por isso ele está na lista dos melhores filmes de terror.

A radiação provocada pela queda de um satélite faz com que os mortos saiam de suas covas como zumbis comedores de gente. Nisso, um grupo de pessoas refugiados em uma casa tem que lutar pela sobrevivência contra uma horda sedenta de carne e sangue.

#12 – A Profecia (1976)

melhores filmes de terror

O clássico de 76 não deixa a desejar e é um dos melhores filmes de terror de todos os tempos.

Robert Thorn (Gregory Peck) é um diplomata, que está prestes a ter um filho com sua esposa Katherine (Lee Remick). Porém a criança morre logo após o parto, o que faz com que Robert adote um bebê para colocá-lo no lugar do filho, sem que Katherine soubesse. O que ninguém sabe é que talvez o bebê seja o Anti-Cristo.

#13- Horror em Amityville (2005)

melhores filmes de terror

O primeiro filme foi lançado em 1979, mas o remake não deixa nada a desejar. Por isso é um dos melhores filmes de terror de todos os tempos.

Em novembro de 1974 a polícia prende o jovem Ronald Defeo Jr. (Brendan Donaldson), que matou seus pais e mais quatro irmãos com um rifle porque vozes o mandaram. Um ano depois, George (Ryan Reynolds) e Kathy (Melissa George) se mudam com os filhos para a antiga casa dos Defeo.

Não demora muito para que estranhos eventos comecem a acontecer. Isso afeta a vida da família e indica que uma presença maligna está oculta na casa.

#14 – O Exorcismo de Emily Rose (2005)

melhores filmes de terror

O reverendo Moore (Tom Wilkinson) é processado por homicídio culposo após realizar um exorcismo que conduziu à morte da jovem Emily Rose (Jennifer Carpenter). Enquanto a promotoria tenta provar que Emily era esquizofrênica, a advogada de defesa Erin Bruner (Laura Linney) precisa convencer o juri de que a condição da menina não pode ser explicada pela ciência.

À medida que o processo transcorre o cinismo e o ateísmo de Erin são desafiados pela fé do padre Moore, e também pelos eventos inexplicáveis em torno do caso.

#15 – O Chamado (2002)

melhores filmes de terror

Inspirado no terror japonês Ringu, é justamente isso que coloca O Chamado na lista dos melhores filmes de terror.

Rachel Keller (Naomi Watts) é uma jornalista que decide investigar a misteriosa morte de sua sobrinha. Ela percebe a relação da morte dela e de várias outras mortes com um estranho vídeo, que faz com que todas as pessoas que o assistam morram exatamente sete dias depois. Intrigada com a história, ela agora precisa descobrir um meio que impeça que a profecia se realize, já que ela e seu filho assistiram ao vídeo.

#16 – A Hora do Pesadelo (1984)

melhores filmes de terror

De fato, um dos melhores filmes de terror, não imposta quanto tempo passe desde sua estréia.

Um grupo de adolescentes é atacado em seus sonhos por um homem deformado e com garras de aço. Para escapar, é preciso acordar. Freddy Krueger (Robert Englund), um homem que molestou crianças na rua Elm e foi queimado vivo pela vizinhança retorna, para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.

#17 – Corrente do Mal (2015)

melhores filmes de terror

Após uma transa, a jovem Jay (Maika Monroe) começa a ser perseguida por figuras estranhas que querem matá-la, mas ninguém mais as vê. Ela então descobre que foi amaldiçoada pelo garoto com quem ela passou a noite, precisa decidir se vai passar a maldição adiante.

#18 – The Babadook (2014)

melhores filmes de terror

Sem dúvida nenhuma um dos melhores filmes de terror da atualidade!

Amelia (Essie Davis) tem dificuldade para amar o filho, o pequeno Samuel (Noah Wiseman), principalmente depois de perder o marido. O garoto sonha diariamente com um monstro terrível e ao encontrar um livro chamado “The Babadok” reconhece imediatamente seu pesadelo. Certo de que Babadok deseja matá-lo, o menino começa a agir irracionalmente, para desespero de Amélia.

#19 – Annabelle (2014)

melhores filmes de terror

Lançado em 2014, o spin off de Invocação do Mal fez muita gente gritar nos cinemas. Por isso ele entrou para a lista dos melhores filmes de terror.

Um casal se prepara para a chegada de sua primeira filha e compra para ela uma boneca. Quando sua casa é invadida por membros de uma seita, o casal é violentamente atacado e a boneca, Anabelle, se torna recipiente de uma entidade do mal.

#20 – O Ritual (2011)

melhores filmes de terror

Mais uma atuação fantástica de Anthony Hopkins que colocam O Ritual na lista dos melhores filmes de terror.

Michael Kovak (Colin O’Donoghue) é orientado por seu superior a passar um período no Vaticano para estudar rituais de exorcismo. Uma vez lá, o questionamentos sobre sua fé aumenta na medida em que seu contato com o padre Lucas (Anthony Hopkins) o apresenta ao lado mais obscuro da igreja.

#21 – Fenômenos Paranormais (2011)

melhores filmes de terror

A equipe de um reality show decide gravar um episódio em um hospital psiquiátrico abandonado. Após entrarem no prédio, o grupo passa por uma série de experiências sobrenaturais e descobre que sair dali não será nada fácil.

Fenômenos Paranormais é mais um filme estilo found footage que promete deixar quem assiste arrepiado. Um dos melhores filmes de terror já produzido. 

 

#22 – A Bruxa (2016)

melhores filmes de terror

Um casal e seus cinco filhos vão morar em um local isolado depois de terem sido expulsos do vilarejo onde viviam. Um dia, o bebê recém nascido desaparece misteriosamente. Enquanto tentam descobrir o que aconteceu, cada membro da família vive seus piores medos, o que revela seus lado mais condenável.

Na linha de terror psicológico, A Bruxa é um dos melhores filmes de terror dos últimos tempos.

#23 – O Sono da Morte (2016)

melhores filmes de terror

O casal Jessie (Kate Bosworth) e Mark (Thomas Jane) aceita adotar Cody (Jacob Tremblay), um garoto da mesma idade do filho que acabaram de perder. O filho adotivo se adapta bem à nova família, mas ele tem um problema: os seus sonhos se tornam realidade. E os pesadelos, especialmente, podem ser mortais. Quando Jessie e Mark investigam o passado do garoto, descobrem histórias sinistras.

#24 – A Morte do Demônio (2013)

melhores filmes de terror

Mais um remake que definitivamente merece estar na lista dos melhores filmes de terror.

Um grupo de amigos decide levar Mia (Jane Levy) para uma cabana isolada na floresta a fim de ajudar a garota a realizar uma desintoxicação. Entretanto, o grupo fica surpreso ao descobrir que a cabana foi alvo de algum tipo de ritual macabro. Ao decidirem ler um livro trancado, Mia começa a manifestar um comportamento estranho.

No começo os amigos acreditam ser uma síndrome de abstinência. No entanto, aos poucos eles percebem que se trata de uma força demoníaca que se apoderou de seu corpo.

#25 – Contato Imediato de Terceiro Grau (1978)

melhores filmes de terror

Um clássico dos filmes de alienígenas e de fato um dos melhores filmes de terror do gênero.

Ao pressentir a chegada de alienígenas, Roy Neary (Richard Dreyfuss) fica obcecado pela ideia e começa a investigar e buscar contato com extraterrestres. Assim como ele, outras pessoas também sentem a presença de alienígenas e rumam para o local de pouso da nave.

#26 – Alien, o Oitavo Passageiro (1979)

melhores filmes de terror

Este filme marcou a atuação de Sigourney Weaver e é mais que um clássico.

Ao investigar um asteroide que emite sinais misteriosos, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser. Então, o que parecia ser um ataque isolado se transforma em terror quando a equipe descobre que este tripulante levou consigo um embrião que não para de crescer e tem como objetivo matar todos que estão a bordo.

#27 – O Albergue (2005)

melhores filmes de terror

Não só um dos melhores filmes de terror, como também um dos mais sanguinários. Se você gosta desse tipo, então vai curtir O Albergue.

Ao investigar um boato local sobre um albergue repleto de mulheres sensuais na Eslováquia, os amigos Josh (Derek Richardson), Paxton (Jay Hernandez) e Oli (Eyþór Guðjónsson) acabam se envolvendo em um jogo mortal.

#28 – Deixe-me Entrar (2008)

melhores filmes de terror

Owen (Kody Smith-McPhee) é um menino solitário que sofre bullying na escola. Quando um novo vizinho se muda para a cidade, Owen tem uma amiga em quem confiar: Abby (Chloe Grace Moretz) . Porém, Abby esconde um segredo sombrio e assustador.

#29 – Jogos Mortais (2004)

melhores filmes de terror

A franquia toda poderia entrar na lista dos melhores filmes de terror. Porém, aqui vou colocar só o primeiro filme.

Dois homens acordam em um banheiro como prisioneiros de um assassino sádico. Se eles quiserem sair vivos dali, precisam embarcar em seu jogo macabro.

#30 – Sinais (2002)

melhores filmes de terror

O viúvo Graham Hess (Mel Gibson) vive com seus dois filhos e irmão em uma fazenda. Graham, que era pastor, mas perdeu sua fé após o falecimento de sua esposa, tem sua crença colocada a prova quando círculos estranhos aparecem em sua plantação.

#31 – Violência Gratuita (1997)

melhores filmes de terror

E por último, mas tão bom quanto todos os outros filmes desta lista. Violência Gratuita é, de fato, um filme incômodo.

Um casal de férias com seu filho são mantidos reféns por dois jovens psicopatas, que os submetem a um jogo de perversão, violência e humilhação.

BÔNUS: os melhores filmes de terror de 2018

Tenho que admitir que não se faz mais filme de terror como antigamente. Prova disso é a quantidade de remakes que têm sido lançados nos últimos anos. Mas 2018 trouxe sim bons filmes que podem ser adicionados à lista de melhores filmes de terror. Vou deixar aqui para vocês algumas sugestões:

#1 – Hereditário


Mesmo após a morte da matriarca, uma sombra ainda paira sobre a família Graham. Especialmente sobre a neta mais nova, Charlie (Milly Shapiro). Com um crescente terror tomando conta da casa, a família explora os lugares mais obscuros para tentar escapar de seu infeliz destino.

#2 – A Primeira Noite de Crime


Um novo partido assume a liderança a dá início a uma tradição macabra. São 12 horas sem lei onde o governo incentiva a população a libertar seus instintos.

#3 – Slender Man: Pesadelo sem Rosto


Baseado em uma lenda da internet, Slender Man ganhou um filme este ano que é, sem dúvida alguma, um dos melhores filmes de terror.

Quatro amigas levam uma vida entendiante quando decidem invocar um monetro através de um ritual de internet. A partir daí, o que era uma simples brincadeira se torna um verdadeiro pesadelo. Quando uma das meninas desaparece, cabe às outras tentar resgatá-la.

#4 – A Freira


Mais um spin off e Invocação do Mal que entra para a lista dos melhores filmes de terror.

Após uma freira cometer suicídio em um convento isolado na Romênia, o Vaticano envia um padre e uma noviça para investigar o caso. Ambos têm sua fé colocada a prova ao enfrentar o demônio disfarçado de freira que habita o local.

#5 – Halloween

Michael Myers está de volta para terminar o que começou. Um dos lançamentos mais aguardados do ano, o novo filme é uma continuação direta do Halloween de 1977. Inclusive, ele conta com Jamie Lee Curtis, a mesma atriz que interpretou Laurie Strode há mais de 40 anos atrás.

Se você gostou do conteúdo, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais!

 

Este post foi originalmente publicado em 31 de outubro de 2016. Ele foi reeditado e atualizado em 31 de outubro de 2018.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of