Gostou do artigo?

Para as pessoas de todo o mundo, fevereiro é mês mais romântico do ano. Já para nós, aqui no Brasil, junho é o mês dos pombinhos apaixonados. Mas, afinal, o que é Valentine’s Day e quais são as diferenças da data nos outros diversos países do mundo? Por que nós somos os diferentões que comemoramos em junho? Vamos falar sobre isso mais à frente.

Como você já deve saber, o Dia dos Namorados está se aproximando e nós já estamos entrando no clima. E é melhor você começar a entrar também, macho! Ou você é desses que deixa tudo para última hora?

o que é Valentine's Day

Fazendo isso, você só perde: tempo, dinheiro e paciência da sua namorada. Fica na cara quando não nos programamos e fizemos tudo às pressas, elas percebem logo.

Em breve, vamos publicar diversos artigos com indicações de presentes e programas diferenciados para tornar a data ainda mais especial. Enquanto isso, clique aqui e confira nossas dicas de como preparar um jantar romântico e inesquecível! Não dê bobeira, hein?

Então… o que é Valentine’s Day?

Grande parte do mundo comemora o que é Valentine’s Day no dia 14 de fevereiro. A origem da data veio do Império Romano. O general Cláudio II havia proibido o casamento durante as guerras pois, segundo ele, os homens solteiros eram soldados melhores e mais valentes nas batalhas. Porém, sem dar umazinha, não dá pra ter força, não é verdade? Pensando nisso, o bispo Valentim resolveu dar uma mãozinha aos casais.

Ele burlou a norma e ajudou os casais, unindo-os em matrimônio. Infelizmente, nada passava batido entre os romanos, e o santo foi descoberto e condenado à morte. Segundo relatos históricos, São Valentim, enquanto estava preso, recebeu diversas cartas de jovens apaixonados que ainda acreditavam no amor. Preso, ele acabou se apaixonando pela filha cega de um dos guardas da prisão. Antes de morrer, ele teria devolvido a visão a ela de forma milagrosa.

Bispo Valentim foi morto em 14 de fevereiro e foi reconhecido como mártir pela Igreja Católica. Um fato curioso é que esse dia marcava a véspera da Lupercália, nada mais nada menos que a celebração, na Roma Antiga, de Juno (deusa da fertilidade) e Pan (da natureza).

o que é Valentine's Day

Nessa celebração, um dos ritos de passagem era o da fertilidade, em que os sacerdotes passavam pela cidade batendo em mulheres com couro de cabra para garantir a sua fecundidade. É claro que ninguém sabe ao certo qual a relação de uma coisa com a outra, mas para os romanos fazia sentido.

Além desse significado, vindo da Roma Antiga, o que é Valentine’s Day também tem outra origem. Na Idade Média, 14 de fevereiro era a data do primeiro acasalamento dos pássaros. Por conta disso, os casais apaixonados costumavam deixar mensagens nas portas dos amados.

Curiosidades sobre a origem do Valentine’s Day

Agora que você sabe o que é Valentine’s Day, lá vai algumas curiosidades… segundo relatos históricos, no século 5 d.C., a Igreja Católica reconheceu São Valentim como santo para que pudesse se apossar das festas pagãs que desviavam a atenção dos fiéis perto da data.

No entanto, nunca houve qualquer prova real da existência de Valentim. Havia três supostos mártires diferentes sob o mesmo nome, fato que dificultou o processo. Em 1969, a Igreja rompeu os laços com São Valentim e não mais o reconhece como santo.

o que é Valentine's Day

Outra tradição comum na celebração da Lupercália era que cada rapaz sorteasse o nome de uma moça, de dentro de um jarro, que deveria ser sua acompanhante tanto no festival quanto em outras comemorações até o ano seguinte. Com a convivência, alguns casais acabavam se apaixonando.

Ao redor do mundo, o que é Valentine’s Day vai muito além de uma data romântica, entre namorados e amantes. Trata-se de um dia para demonstrar amor e carinho por quem quer que seja: familiares, professores, colegas de trabalho, enfim.

E afinal, por que nosso Dia dos Namorados é em junho?

No Brasil, a escolha da data do Dia dos Namorados foi feita de uma maneira bem menos romântica. Só a partir de 1948 nós passamos a celebrar o amor no dia 12 de junho. A data coincide com a véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro, mas o motivo para isso tem pouco a ver com o significado religioso. Foi total e exclusivamente comercial mesmo.

A ideia de estabelecer uma comemoração de Dia dos Namorados veio do publicitário João Doria, pai do atual prefeito de São Paulo. Dono da agência Standart Propaganda, ele foi contratado pela loja Exposição Clipper com o objetivo de melhorar o resultado das vendas em junho, que sempre eram muito fracas quando comparadas aos outros meses do ano.

Como o Dia das Mães acabou se tornando um verdadeiro sucesso, Doria instituiu outra data comemorativa para trocar presentes no ano: o Dia dos Namorados. Junho foi escolhido porque, claro, era justamente o mês em que as vendas tinham uma queda brusca. A escolha do dia 12 teve a ver com o fato de ser véspera da celebração de Santo Antônio, que já era famoso no Brasil por ser o santo casamenteiro.

Unindo o útil ao conveniente, Doria criou a primeira propaganda que consolidaria a data no país. No primeiro slogan do Dia dos Namorados brasileiros, havia as seguintes frases: “Não é só com beijos que se prova o amor!” e “Não se esqueçam: amor com amor se paga”. A última foi julgada a melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda na época.

Para ter uma ideia, atualmente, o Dia dos Namorados já é a terceira melhor data para o comércio no país, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Nem um pouco romântico, no fim das contas.

E aí, macho?

Agora que você já sabe o que é Valentine’s Day e qual a origem do nosso Dia dos Namorados, que tal começar os preparativos para deixar sua gata feliz nesse 12 de junho?

o que é Valentine's Day

Para tratá-la como ela merece, clique aqui e confira nosso Guia de Preliminares! Aprenda como levar sua gata a loucura antes mesmo do sexo começar.

E, claro, se você curtiu o artigo de hoje, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais! 😉  

o que é valentine's day

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of