Gostou do artigo?

Responda rápido: você toparia fazer um ensaio de nu artístico? Aqui assim: já começamos com assuntos polêmicos.

nu artístico

Porém, para nós, não há motivo para polêmica… afinal, todos nós temos corpos e corpo nenhum deveria ser motivo de tabu. Nós, homens, adoramos incentivar as mulheres a fazerem ensaios sensuais e/ou eróticos, para que elas se libertem e se sintam mais confortáveis com o próprio corpo e, claro, para que possamos apreciar.

Mas por que o ensaio de nu artístico ou até mesmo um ensaio sensual masculino é alvo de tanto preconceito, principalmente dos próprios homens? Qual é o tabu relacionado à nudez masculina?

Nudez feminina x nudez masculina

A nudez feminina é naturalizada. Já a nudez masculina é um tabu. E por que isso acontece? Podemos ligar isso ao fato da nudez feminina estar diretamente ligada ao nosso deleite. Ou seja: ela sempre esteve disponível para nós, homens, desde os primórdios dos tempos. 

Quando ainda não era na forma impressa, em que podíamos adquirir fotos de mulheres nuas em revistas e folhetos para uso posterior, era em lugares como prostíbulos e bordéis, locais onde a nudez (ou a semi nudez) feminina eram os maiores atrativos.

Hoje em dia, temos até mulheres nuas apresentando programas de culinária

Porém, na história, a nudez masculina traçou poucos caminhos. Por vezes, era ligada à comédia. Em outras, era ligada à depravação. E, em leituras mais recentes, tem sido ligada à homossexualidade.

Porém, tanto a nudez feminina, sexualizada, quanto a nudez masculina, repleta de estigmas, elas não traçam o caminho natural que deveria ser traçado pela nudez. Afinal, é assim que nascemos e é assim que morremos.

É o nosso corpo na sua forma mais pura e menos artificial possível. Quanto maior for esse preconceito generalizado relacionado a nudez, mais difícil se torna a aceitação do próprio corpo.

Muito da insegurança masculina também vem disso. A nudez velada e, o que é mostrado são sempre corpos sarados, ultra malhados e que nos fazem pensar: “putz, vou ter que ralar para chegar lá”.

Se a nudez fosse algo mais natural, veríamos corpos de todas as formas e tamanhos representados na grande mídia e não sentiríamos tanto a necessidade de se encaixar em um padrão estético.

Palavra de especialistas

O fotógrafo Paulo Fuga, responsável pela foto abaixo, afirma que suas fotos de nu artístico ainda são um tabu, embora ele não entenda o porquê das pessoas terem tanto medo de estarem sem roupas. Principalmente homens.

nu artístico

As pessoas ainda se chocam e denunciam com uma frequência impressionante nas redes sociais. Para conferir mais sobre o trabalho de Fuga, que também faz fotos de nu artístico feminino, clique aqui.

O jornalista Eberson Theodoro, em entrevista, conta sobre seu projeto de fotografia masculina de nu artístico. Ele afirma que o mercado fotográfico e midiático é tradicionalmente voltado ao corpo feminino. Pode ser que a realidade esteja mudando, aos poucos, mas ainda há preconceito em fotografar homens nus.

Em seu trabalho, Theodoro busca mostrar ao público que é possível extrair beleza do corpo masculino sem ser vulgar, erótico ou pornográfico.

Os melhores projetos de nu artístico masculino

Lembre-se, hein: tirar foto pelado não é um indicativo de homossexualidade, nem nada do tipo. Tampouco carrega qualquer outra impressão pejorativa.

Às vezes, o cara apenas se curte pra caramba, tem uma boa autoestima e quer registrar. Ou então quis ousar e tentar experimentar novas experiências. Ou ainda pode ser que o cara seja boa pinta mesmo e queira fazer um ensaio de nu artístico para fazer sucesso com a mulherada. Vai saber? Pense nisso e deixe o preconceito de lado!

O conceito de ser um Macho de Verdade não tem nada a ver com preconceito. Tem tudo a ver com liberdade de expressão e libertação de padrões que já são antiquados e não cabem mais nos dias de hoje.

Se você se interessou e acha que tens o que é necessário para fazer um ensaio de nu artístico, confira nossa seleção de projetos fotográficos de nu masculino diferentes e criativos:

Revista The Man

nu artístico

A The Man é uma revista de moda editorial, sensual e visual, que tem como objeto o homem que tem liberdade para ser o que quiser, quando quiser. Trata-se de um material bimestral, tendo duas capas, com mesmo conteúdo em sua composição. É uma revista completamente online, gerindo trabalhos de fotógrafos de todo o Brasil e do mundo. 

Snaps Fanzine

nu artístico
Foto por Gianfranco Briceño – Todos os direitos reservados

O fanzine fotográfico Snaps foi idealizado pelo fotógrafo peruano radicado no Brasil Gianfranco Briceño. Retrata homens jovens que não são modelos profissionais. A masculinidade é retratada de uma forma cotidiana, quebrando com o machismo por trás do masculino. Confira mais aqui!

Lonely Project

nu artístico
Foto por Ricardo Rico – Todos os direitos reservados

Segundo o idealizador do projeto, o fotógrafo Ricardo Rico, o projeto tem a intenção de mostrar a beleza masculina de uma forma intimista. Com um toque natural, porém ousado, a linguagem da solidão exerce uma força intrínseca e revela toda sua profundidade. Clique aqui e confira!
A nossa intenção com esse post era tornar o nu artístico masculino mais natural e menos tabu. O que você acha sobre assunto? Nós gostaríamos muito de saber sua opinião!

nu artístico

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of