O whisky Jack Daniel’s é tão icônico no estilo e na história que nós criamos uma playlist exclusiva para você saborear uma boa dose e relaxar para ler nosso artigo especial:


Se você é um apreciador de whisky, é provável que o whisky Jack Daniel’s esteja os seus preferidos. Se você ainda não é, amigo… o que você está esperando?

Vinícius de Moraes, uma vez, disse que o whisky é o melhor amigo do homem. É o cachorro engarrafado. E vamos combinar: é difícil negar a relação da bebida com a masculinidade e o universo masculino. Nosso paladar se adapta perfeitamente ao alto teor alcoólico e às notas amadeiradas.

whisky jack daniel's

Ao chegar em casa do trabalho, cansado e estressado, nada mais eficiente do que uma dose do destilado para relaxar. Você, de quebra, vai se sentir como o homem da casa em um filme antigo. Experimente ligar a nossa playlist Jazz, Blues & Whisky, disponível no Spotify. 

Se você ainda não conhece, dê uma olhadinha no perfil do Macho de Verdade no Spotify. Frequentemente, atualizamos com novas playlists, sempre impecáveis!

O whisky Jack Daniel’s, de origem americana, do Tennessee, é o segundo mais vendido do mundo, ficando atrás apenas do escocês Johnnie Walker. E, ele pode até não ser o mais consumido, mas, certamente, está entre a preferência pessoal de muitos homens pelo mundo.

Para conhecer mais sobre esse universo, clique aqui para acessar os 10 melhores whiskys do mundo que você deveria experimentar!

Hoje, nós falaremos mais sobre a história do whisky Jack Daniel’s e seus produtos inusitados que encontramos no mercado. Bora conferir?

A história do whisky Jack Daniel’s

Jasper Newton Daniel, cujo apelido era Jack, nasceu em setembro de 1846, sendo o décimo filho de uma família muito numerosa. Quando adolescente, aprendeu o processo de destilação e elaboração do whisky com Dan Call, um pastor luterano proprietário de uma destilaria próxima ao Rio Louse.

Dan preparava as bebidas com um sistema que, por meio do carvão vegetal de uma árvore chamada maple, levava mais dias para adoçar o uísque. O processo era comum no estado do Tennessee, mas os proprietários ficavam insatisfeitos devido a demora e os gastos extras desse tipo de produção.  

Com apenas 13 anos de idade, Jack comprou a destilaria. Com a ajuda de seu primo Button, começou rapidamente a distribuir whisky Jack Daniel’s em carroças até o estado do Alabama, onde vendiam a bebida aos homens que lutavam na guerra entre os estados (The War Between the States, como era conhecida).

Para distinguir seu whisky dos demais, Jack colocou um rótulo em suas garrafas, se tornando a primeira destilaria a ter feito publicidade para seus produtos. Rapidamente, o whisky Jack Daniel’s alcançou o sucesso, ganhando vários prêmios internacionais como, por exemplo, a medalha de ouro na Feira Mundial de St. Louis, em 1904, competindo contra outros 20 uísques do mundo inteiro.

O whisky Jack Daniel’s no século 20

Em 1911, Jack faleceu devido a um chute no cofre, por não lembrar sua senha. Parece difícil de acreditar, mas é verídico. Seu sobrinho, Lem Motlow, assumiu a destilaria e viveu quase quatro décadas tentando driblar as proibições do governo dos Estados Unidos em relação a produção e consumo de bebidas alcoólicas.

whisky jack daniel's

Houve a Lei Seca, que proibia a produção e o consumo de bebidas alcóolicas, além de proibições em relação aos ingredientes usados na produção do whisky. Motlow se recusou a baixar a qualidade de seu whisky Jack Daniel’s até que todas as proibições fossem retiradas.

Em 1947, ele faleceu, e a destilaria passou para as mãos de seus quatro filhos, chamados Reagor, Robert, Daniels e Connor.

Os irmãos aumentaram a produção, mas ainda cautelosamente, para não perder as características tradicionais e a qualidade irrevogável do whisky Jack Daniel’s. Investiram em publicidade, focando em um slogan criado por Jack: “Every day we make it, we’ll make it the best we can” (“a cada dia faremos bem melhor do que pudermos”, em tradução livre).

Devido a uma crise financeira gerada pelas altíssimas taxas sobre as bebidas alcóolicas, os irmãos venderam o negócio para a Brown-Forman Company of Louisville, tradicional empresa fundada em 1870. Ela fez questão de manter a qualidade que fez do whisky Jack Daniel’s o verdadeiro sucesso mundial que é, até hoje.

Foi com a nova empresa que surgiram novas variações do tradicional whisky Jack Daniel’s, além de estenderem a marca para outras categorias de produtos.

A fama do whisky Jack Daniel’s deve muito aos astros do rock que eternizaram a marca. Artistas como Bob Dylan, Eric Clapton, Keith Richards, Axl Rose e outros são ou já foram fanáticos pela bebida. Frank Sinatra não realizava nenhum show se não tivesse, ao seu lado, uma garrafa do “velho Jack“.

Os rótulos de whisky Jack Daniel’s disponíveis no mercado

Diversos rótulos do whisky Jack Daniel’s já transitaram pelo mercado. Tendo como objetivo chamar a atenção do público mais jovem e despojado, a marca investiu diferentes variações do whisky original, buscando desmistificar a ideia de que o whisky é uma bebida forte demais.

whisky jack daniel's

Além disso, a marca começou a lançar edições limitadas e exclusivas para alguns mercados específicos. É o caso da edição especial da bebida para o inverno europeu, batizada de Jack Daniel’s Winter Jack. Sua embalagem tem características temáticas que remetem a neve, indicando ao consumidor que a bebida é própria para ser apreciada em temperaturas frias.

Foi lançado também o whisky Jack Daniel’s Tennessee Honey, uma mistura do tradicional whisky com um licor de mel, resultando em uma bebida com 35% de graduação alcoólica. Ou seja, mais leve e, por isso, atinge um público maior.

Na onda de saborização de seus whiskys, o Jack Daniel’s Fire conta com canela em sua composição.

Além do clássico Old No. 7, há também o Gentleman Jack Rare Tennessee Whiskey. Foi lançado em 1988 e conta com ingredientes mais refinados, e seu grande diferencial é ser filtrado duas vezes em carvão.

Repleto de exclusividade, a marca conta com o Jack Daniel’s Single Barrel, lançado oficialmente no mercado em 1997. Ele é obtido através de um único barril, conservado por 8 anos. Esse ouro líquido é engarrafado manualmente em elegantes garrafas de vidro com a assinatura do Mr. Jack em alto relevo.

Há ainda uma versão ainda mais refinada que o Single Barrel, chamada whisky Jack Daniel’s Silver Select, vendida exclusivamente nos Duty-Frees de aeroportos internacionais. Resumidamente, o whisky é engarrafado com menos diluição, resultando em uma graduação alcoólica maior, de 50%. Os melhores barris da Jack Daniel’s são reservados para o Silver Select.

Produtos alternativos já lançados pela marca

Os lançamentos da marca Jack Daniel’s são feitos, na maioria das vezes, em setembro, pois é o mês de aniversário do Mr. Jack. As novidades inusitadas são apresentadas ao mercado nessa época.

whisky jack daniel's

Nos Estados Unidos, a marca conta com uma vasta variedade de produtos alimentícios, como chocolates, castanhas e diversos tipos de molhos para carnes. Existe ainda uma variação: molhos para carne feitos com o No. 7  tradicional e com o whisky Jack Daniel’s Tennessee Honey.

Infelizmente, não contamos com tamanha variedade de produtos aqui no Brasil. Mas os molhos para carnes nós já conseguimos. Tem pra todos os gostos, desde adoçados com mel, até um com açúcar mascavo na composição.

O novo lançamento da Jack Daniel’s: café!

Se você é um fã do whisky Jack Daniel’s e um apreciador de café, imagine a maravilha de juntar essas duas bebidas dos deuses? No início do ano, a marca anunciou o lançamento da sua própria linha de cafés.

A linha Jack Daniel’s Tennessee Whiskey Coffee foi criada em parceria com a World of Coffee, uma especialista no grão. Segundo a marca, o café é um premium 100% Arábica, com torra média.

Segundo especialistas, os melhores  cafés são do tipo Arábica, pois possuem aroma e doçura intensos com muitas variações de acidez, corpo e sabor. Os cafés especiais e gourmet que vemos por aí são 100% Arábica. O Arábica tem 50% menos cafeína que o Robusta.

whisky jack daniel's

A parte mais interessante é que ele é feito com uma infusão, claro, de whisky Jack Daniel’s Old No. 7 Tennessee Whiskey. Mas, para aqueles que planejam adquirir e consumir durante o dia, podem ficar tranquilos: a marca garante que o produto é não alcoólico e não causa nenhum tipo de “onda”.

O objetivo das duas marcas era criar um café de alta qualidade com o aroma e sabor do uísque, junto de notas de caramelo e baunilha. Só de imaginar, já dá água na boca!

No site oficial do Jack Daniel’s Coffee, tem as informações necessárias para adquirir o seu. Há opções em lata e em embalagem plástica, além da versão sem cafeína. No site, também há canecas de café da manhã com a logo do uísque disponíveis para compra.

whisky jack daniel's

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] a forma de acendê-lo e, é sempre recomendável ter um acompanhamento, geralmente, bebidas (vinho, uísque, conhaque, […]

trackback

[…] falar em whisky, se você, como nós, também é um apreciador da bebida, clique aqui para conhecer mais sobre a história do whisky Jack Daniels – o acompanhamento perfeito para […]