Quando chega outubro, o rosa é a cor predominante. Todos os lugares, empresas, mídias sociais e impressos se dedicam a falar sobre a prevenção contra o câncer de mama. Quando chega novembro, o rosa muda para azul, e os destinatários das campanhas passam a ser os homens. Mas afinal, você sabe qual o significado e como surgiu Novembro Azul?

novembro azul

A gente te explica!

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens. Tem como objetivo primordial a conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Esse tipo de campanha é extremamente importante, pois pesquisas indicam que os homens tendem a ser mais relapsos em relação a sua própria saúde. E, se tratando de câncer, o quanto antes for descoberto, mais eficaz é o tratamento.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, e obteve ampla divulgação. O objetivo principal é quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque. A sexualidade masculina não deve ser associada aos métodos médicos utilizados para diagnóstico de uma doença.

Afinal, a sexualidade masculina vai muito além disso. Não adianta muita coisa ser “o machão” que não faz exame de próstata e, por conta disso, acabar desenvolvendo doenças que podem te impedir de usar seu pênis adequadamente. Ou seja: a sua saúde deve vir em primeiro lugar, sempre. Acima de qualquer preconceito ou resistência.

Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer nos bagos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

Câncer de próstata: o alerta do Novembro Azul

novembro azul

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. O Novembro Azul existe pensando nesse dado, mas a preocupação e prevenção deveria acontecer o ano todo.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima em 61 mil novos casos só em 2016. Antes uma doença de idosos, hoje esse tumor maligno atinge homens cada vez mais jovens. E, como qualquer câncer, quando detectado no início, a chance de cura é maior. Mas quando ele se espalha, o estrago costuma ser irreversível.

Amanhã, disponibilizaremos um mega-post com as informações que todo homem precisa saber sobre câncer de próstata e outras doenças masculinas. A nossa intenção é voltar sua atenção para a sua saúde agora, não daqui um mês, ou ano, ou três. Desejamos que nossos posts sejam incentivadores para que você abandone o preconceito e procure um médico hoje mesmo.

O foco principal não precisa ser a próstata, especificamente. Qual foi a última vez que você fez um check-up médico completo?

O mais importante da campanha Novembro Azul é conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde. E lembrar que, se nós não nos cuidarmos, ninguém mais fará isso por nós.

Por mais que nossas parceiras sejam, na maioria dos casos, solicitas e preocupadas, essa é uma responsabilidade sua, que não deve ser deixada de lado. Visite médicos regularmente. Faça da sua saúde e do seu bem estar sua prioridade.

[epico_capture_sc id=”2101″]

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para você. Se você curtiu, não deixe de compartilhar com seus amigos!

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Especial Novembro Azul: o Guia Completo sobre Câncer de Próstata Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] nós fizemos um post explicando a origem da campanha Novembro Azul e seus principais objetivos, que consistem na […]