Uma namorada ciumenta ao extremo é capaz de nos deixar loucos, certo? E, geralmente, esse tipo de comportamento aparece quando você menos espera. Lidar com ciúmes é sempre um desafio, mesmo que o relacionamento de vocês, no todo, seja bastante tranquilo e cheio de momentos bons.

namorada ciumenta

Todos nós passaremos, em algum momento da vida, pela situação complicada de ter que lidar com uma namorada ciumenta. A perseguição, a paranoia e a insegurança são difíceis de lidar sem perder a cabeça.

Porém, a base do relacionamento é a comunicação. Quando temos uma namorada ciumenta ao  nosso lado, precisamos deixar as coisas claras e entender os motivos das queixas de ciúmes. Se amamos nossas parceiras, é preciso ter compreensão. Clique aqui e descubra se sua parceira é o amor da sua vida!

Para ter jogo de cintura e saber lidar com a situação sem grandes transtornos, nós trazemos algumas dicas para facilitar e tornar mais leve a convivência com uma namorada ciumenta.

Como lidar com o ciúmes da sua namorada?

namorada ciumenta

Bom, essa é uma questão que só você será capaz de responder. Se você lida com o ciúmes excessivo da sua parceira frequentemente, talvez seja hora de ter uma conversa séria.

É necessário se impor, sem ser agressivo, e deixar claro que ela precisa te respeitar como homem e companheiro, e acreditar no amor que você sente por ela. Sem ter essa certeza, nenhum relacionamento pode ter algum tipo de futuro.

Ao mesmo tempo, é importante repensar suas atitudes. Você dá motivos para que ela esteja frequentemente se queixando de ciúmes? Você é sincero e transparente em relação aos seus sentimentos, seus planos, suas atitudes? Às vezes, pode acontecer do ciúmes da parceira não ser irracional, e sim fundamentado pela sua postura.

O ciúme excessivo pode facilmente destruir o relacionamento, mas, quando bem dosado (em doses homeopáticas, carregado de humor e leveza), pode ser saudável para o casal. Nunca em forma de cobrança, como se vocês dois pertencessem um ao outro.

namorada ciumenta

Vocês não são mercadorias, afinal. São duas pessoas adultas se relacionando, e estabeleceram combinados ao começarem o relacionamento. Combinados de monogamia, fidelidade, sinceridade, honestidade. O ciúmes surge do sentimento de ameaça a esses combinados. Só pode ser considerável saudável quando se manifesta em forma de proteção ao amor que uma pessoa sente pela outra.

É natural uma mulher demonstrar sinais leves de ciúmes. Não precisa acionar o alarme vermelho por conta disso. Como dissemos, o ciúmes bem dosado pode despertar mais paixão no relacionamento e até elevar a energia sexual dos dois. Afinal de contas, quem não gosta de se sentir amado, desejado e cuidado?

Contanto que esse ciúmes não seja excessivo, que não te cause estresse, medo ou receio de fazer coisas simples do seu dia a dia, e nem te dê a sensação de que está pisando em ovos, não há motivos para se preocupar.

Dicas para lidar com a namorada ciumenta

namorada ciumenta

#1 – A baixa autoestima está diretamente ligada ao ciúme. O diálogo é fundamental para passar segurança para sua parceira: reafirme o amor que sente por ela, o respeito, a confiança. Deixe claro que, caso tenha interesse por outra pessoa, você irá conversar e terminar o relacionamento, e jamais fazer algo pelas costas dela. Ela precisa se sentir segura ao seu lado. Quando puder, ofereça um mimo, agrade e faça com que ela se sinta especial. Fornecer senhas e mostrar o celular não é o caminho: demonstrações de afeto e carinho, sim.

#2 – Algumas pessoas pensam que é natural a parceira ter as senhas de e-mail, de acesso às redes sociais e outros. Se isso é certo ou errado, se é invasão de privacidade ou não, vai de cada casal. Nós achamos que não é saudável e só incentiva o ciúme excessivo. Esse tipo de atitude não deve ser encarada como prova de fidelidade, muito menos prova de amor, pois alimenta a paranoia e incentiva a busca incessante por informações que, por vezes, nem existem. Evite.

#3 – Incentive sua namorada ciumenta a ter uma vida própria e que a faça feliz. Dessa forma, ela se manterá ocupada e menos focada na sua. Incentive o trabalho, novos projetos, novos amigos, interesses distintos, exercícios físicos, enfim. Vão ser mudanças positivas para você e, principalmente, para ela.

namorada ciumenta

#4 – Converse com ela sobre a importância da presença de outras pessoas na vida de vocês. Ter amigos e contato com a família é fundamental, além de ser muito saudável para o relacionamento. Sair com os amigos não significa que você está “abandonando” sua parceira: significa que você é uma pessoa normal, apenas. Ela precisa ter isso bem claro na cabeça. Tenham amigos em comum. Saiam com esses amigos juntos. Não se isolem das pessoas e nem permita que ela te isole.

#5 – Não deixe, em hipótese alguma, que sua namorada ciumenta proíba você de fazer coisas que você gosta. Enjaular o outro jamais fará bem ao relacionamento. Por mais que ela encare isso como uma prova de amor, trata-se de, na verdade, uma prisão. É importante que cada um tenha seu espaço e sua liberdade para fazer o que gosta.

#6 – Evite mentiras. De qualquer espécie. Até mesmo aquelas que você pensa que são inofensivas. Sua namorada ciumenta já se sente insegura no relacionamento. Imagine se descobrir alguma mentira vindo de você?

namorada ciumenta

#7 – Tome cuidado com as redes sociais. Não precisa parar de usar, e nem deve. Porém, evite ficar curtindo fotos da mesma pessoa (principalmente do sexo feminino e fotos sensuais), não fique de conversa com aquela moça que ela tem ciúmes, fique esperto para nunca mandar mensagens erradas, etc. E lembre-se: redes sociais são públicas. Se a sua namorada é ciumenta mesmo, ela está ciente de tudo que você faz por lá.

#8 – Se você ama sua parceira e quer permanecer com ela mesmo sabendo dos seus ciúmes, tenha paciência. Não perca a cabeça nas discussões. Sempre quando ela iniciar uma briga por ciúmes, tente manter a paciência para se manter racional e conseguir argumentar, mostrando para ela que não há motivos para se preocupar.

#9 – Não a chame de louca. Questionar a sanidade mental da sua parceira só irá piorar a situação. Vai deslegitimar o seu argumento e fazer com que ela fique ainda mais nervosa. A melhor coisa é afirmar o tamanho da irracionalidade daquela situação.

namorada ciumenta

#10 – Descobrir os motivos pelo quais a sua namorada está sentindo ciúmes irá ajudar bastante a resolver o problema, além de mostrar a ela que você se importa com os seus sentimentos. Na maioria das vezes, ele aparece devido a insegurança ou experiências ruins que a outra pessoa teve no passado. Provavelmente, sua namorada entende que está agindo irracionalmente, mas se você não ajudá-la a mudar, a situação permanecerá a mesma. Converse com ela para descobrir os motivos, e ajude no que puder para melhorar esta situação.

#11 – Demonstre que você adora tê-la por perto em ocasiões de festas ou encontro dos amigos, e que tem orgulho de apresentá-la como sua namorada para os seus amigos. Isso fará com que ela se sinta segura, e sem razão alguma para ser uma namorada ciumenta, pois ela sabe que você se importa com ela.

#12 – Não rebata os argumentos irracionais à altura. Ou seja, se ela reclamar de uma curtida em uma foto, por exemplo, não use como argumento o fato dela também curtir fotos de homens no instagram. Explique para ela que aquilo não significa nada e é apenas uma rede social. Peça desculpas. Mas mostre para ela que só aquilo não merece tanto desgaste de ambos.

Quer evitar uma crise de ciúmes? Evite estes erros!

#6 – Ficar de olho em outras mulheres (ou dar na cara que você faz isso!)

olhando-outra

Ao caminhar, andar pelas ruas ou parado em um restaurante, sabemos reparar em outras pessoas ou admirá-las em silêncio é algo normal da natureza humana. Se você costuma reparar aquela mulher bonita que passou por vocês, tenha ao menos a decência de ser sutil e, em momento algum, não mostre que você está cobiçando outra mulher ao lado da sua.

Solução: Não olhe. Simples. Mas, se for um dia ensolarado e vocês optarem por um passeio, e se você for o tipo de cara que não consegue se segurar, use óculos escuros para poder olhar para onde quiser sem que ela perceba. Só não vire a cabeça, hein?

#5 – Ter uma melhor amiga

mulher ciumenta

Sim, parece machismo, mas muitas mulheres ainda desconfiam que, se seus parceiros possuem uma melhor amiga, é porque existe algum tipo de interesse sexual. A namorada ciumenta certamente vai considerar isso o fim do mundo. Ela sempre se perguntará sobre o que vocês fizeram no passado, e começará a fantasiar se vocês já tiveram algum caso/rolo. A desconfiança será eterna.

Porém, se for realmente uma amiga, isso não é motivo para terminar uma grande amizade.

Solução: Mantenha sua amizade, mas priorize a vida amorosa. Não seja carinhoso demais com essa amiga e sempre preste mais atenção na sua parceira do que na amiga. Evite ficar falando sempre dessa sua amiga para sua namorada/esposa. E, ainda mais importante, apresente as duas. Mostre para sua parceira que sua amiga não apresenta perigo. Conte a história de vocês, como se conheceram, como se tornaram amigos. Se houve algum envolvimento romântico, conte. Esconder esse tipo de informação só piora as coisas.

#4 – Prestar atenção demais nas namoradas dos seus amigos

casal-foocando

Se a sua intenção é matar sua namorada ciumenta de raiva, basta ficar olhando insistentemente para as namoradas dos seus amigos. Às vezes, um ou dois dos seus amigos tem aquela namorada super gata e que costuma causar inveja em outras mulheres. Isso é problema! Portanto, não gaste tempo babando em outras mulheres. Nem nesse contexto e nem em qualquer outro, quando sua mulher estiver por perto.

Solução: Procure dar mais atenção à sua gata e mostre que você se importa com ela. Elogie. Ressalte a beleza dela. Elas gostam disso! Nunca insulte, brigue ou comece uma discussão com ela na frente de outras pessoas.

#3 – Dar desculpas esfarrapadas

mentiroso

Vamos encarar a realidade. A maioria dos homens costuma usar sempre a mesma desculpa, principalmente quando saem apenas com os amigos: “minha noite foi um saco sem você lá”.

Meu amigo, as mulheres não são nem um pouco bobas. Ao dizer que sua noite não foi boa sem ela, você só vai plantar a semente da dúvida na cabeça dela, pois, no fundo, ela sabe que: ou algo muito bom aconteceu ou você realmente está mentindo, na cara de pau.

Solução: Seja honesto, mas não honesto demais. Diga que você se divertiu bastante com seus amigos e que foi tudo muito prazeroso, como sempre, na companhia deles. Afinal, ela não precisa saber que vocês passaram horas falando de mulheres.

#2 – Sair para atender ligações ou checar mensagens

namorada ciumenta

Parece até coisa de filme, mas muitos caras fazem isso na vida real. E só faz com que as mulheres se sintam extremamente inseguras. Se você não tem nada a esconder, por que sair de perto para atender ligações?

E não adianta dar a desculpa de que era coisa de trabalho. Coisas de trabalho podem ser conversadas perto dela. Elas sempre vão achar que você está falando com outra mulher.

Solução: Não saia para atender ligações ou checar mensagens. Simples. A não ser que seja algo que você vai precisar gritar ou perder o controle (e nesse caso, você deve avisá-la), não tem necessidade de sair do ambiente para falar . Não faça mistério com seu celular. Um homem que não deve, não teme.

#1 – Comparar sua parceira a outras mulheres (principalmente se forem mais bonitas)

namorada ciumenta

Os homens, muitas vezes, costumam atirar no próprio pé. Sim, ou você acha que comparar sua parceira a outras mulheres não é suicídio?

Ao fazer isso, você alimenta a semente da competição dentro da cabeça dela. Além disso, desperta a insegurança, pois faz com que ela ache que você prefere as qualidades da outra mulher e não as dela.

Solução: nada de comparação, principalmente se você for elogiar outra mulher com uma característica que a sua não tem. Pode fazer com que ela se sinta inferior e isso pode ser um gatilho para brigas e crises.

Para descontrair…

Se sua namorada for desse jeito, amigo, o melhor é fugir o mais rápido possível!

[epico_capture_sc id=”2101″]

E aí, curtiu as dicas de hoje? Já passou por algum problema parecido com sua namorada ciumenta e quer compartilhar com a gente? Deixe seu comentário no campo abaixo e compartilhe esse artigo com os amigos!

7
Deixe um comentário

avatar
7 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Descubra se o seu ciúmes está destruindo o seu relacionamento!Desconfiança no relacionamento: como evitar e como resolver10 motivos que comprovam que o WhatsApp destrói relacionamentos8 tipos de mulheres que irritam qualquer homem e como identificá-lasQuebrando preconceitos: conheça mais sobre relacionamento aberto Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback
Ciúmes: qual o seu grau? Isso está eistruindo o seu relacionamento?

[…] trouxemos um mega-post com dicas incríveis para lidar com a parceira ciumenta. Mas, o que fazer quando quem não sabe […]

trackback

[…] de você. Mas, a parte boa é que se você não sabe como lidar com uma mulher ciumenta, nós temos um guia absolutamente completo te […]

trackback

[…] aberto. Se você tem uma parceira ciumenta, antes de pensar em abrir o relacionamento, leia esse post e aprenda como a lidar melhor com […]

trackback

[…] a parte boa é que se você não sabe como lidar com uma mulher ciumenta, nós temos um guia absolutamente completo te […]

trackback

[…] aos seus parceiros. Logo, o que isso gera? Desconfiança! Sua parceira sempre vai se questionar qual o motivo de você estar tão engajado em uma conversa no […]

trackback

[…] Para cada um desses casos, é importante ver qual a melhor forma de contornar a situação. As reações diferem quando sua parceira causou a desconfiança no relacionamento de vocês. Ou, pode até ser que ela seja ciumenta e a desconfiança parta dela. Se o caso for o último, temos um post incrível sobre como lidar com uma parceira ciumenta. […]

trackback

[…] criamos um artigo com dicas incríveis para lidar com a parceira ciumenta. Mas, o que fazer quando é você que não […]