Nós, seres humanos, somos criaturas de hábitos! Mas como assim? Bom, todos temos manias, costumes, hobbies e coisas que gostamos de fazer, mas às vezes é preciso decidir por uma mudança de hábito.

Esses hábitos podem ser maus ou bons, tudo dependerá de uma série de fatores.

Mas se você quer ter uma mudança de hábito para melhorar sua vida, seu relacionamento ou até mesmo para começar a se sentir melhor e bem consigo mesmo, saiba que isso é possível!

mudança de hábito

O problema é que nós homens costumamos ser muito acomodados com relação às tarefas do cotidiano, e acabamos mantendo uma rotina arrastada, sem pensar muito nas consequências de alguns atos.

Mas ultimamente muitos homens estão sentindo a necessidade de mudança de hábito, principalmente para não ficarem estagnados em uma vida de mesmices, onde as pessoas apenas os enxergam como simples aberrações (pois é, isso acontece bastante, meu caro!).

Então, por que mudar?

A mudança de hábito pode ser extremamente benéfica para o corpo e mente

Infelizmente, nem todos os hábitos saudáveis são realmente saudáveis… na verdade a mídia nos engana facilmente na hora de nos fazer acreditar aquilo que realmente faz bem, mas na verdade não faz.

mudança de hábito

Se temos o hábito de voltar para casa após um dia de trabalho, todos os dias, abrir uma cerveja para relaxar, em vez de fazer alguns minutos de esteira, o quão negativamente isso pode afetar a saúde? Já parou para pensar?

Ou se você é um cara acostumado a comer batata frita (afinal, quem não ama?) e um copo de refrigerante sempre que tem oportunidade, em vez de saborear um belo prato de frutas e vegetais antes de dormir…

Fumar para aliviar o estresse também é um péssimo hábito que muitos homens ainda praticam, evidenciando que as frustrações da vida são um prato cheio para esses maus hábitos, não é mesmo?

Claro que não se trata apenas de uma mudança de hábito no âmbito alimentar, mas em todas as outras áreas da sua vida que você julgar necessárias.

Quer saber por onde começar?

Então fique de olho nas dicas abaixo e invista na sua mais nova mudança de hábito e seja um homem melhor a cada dia! Não se esqueça, autoconfiança é tudo!

#1 – Identifique o hábito

Assim como mencionado, na maioria das vezes os homens não costumam estar muito cientes dos seus próprios hábitos, sejam eles bons ou maus, então, a primeira coisa que eles precisam fazer é refletir e entender quais hábitos são realmente saudáveis.

mudança de hábito

♠ 5 verdades que levam todo homem a ter medo de envelhecer! ♠

Se você tem uma tosse constante ou se sente cansado boa parte do dia, talvez seja a hora de largar o cigarro (caso fume).

Tanto o tabagismo quanto a falta de exercícios físicos são péssimos hábitos para o corpo e a mente de qualquer homem.

Se as finanças não vão bem, também significa um sinal de mau hábito na hora de administrar o dinheiro; talvez você esteja gastando mais do que deveria, não? Se esse for um dos problemas, programe-se melhor.

Identificar esses hábitos é uma tarefa essencial se você quiser realmente investir em uma mudança de hábito significativa para sua vida.

#2 – Tome uma decisão e, em seguida, comprometa-se a mudar

Claro que isso é muito mais fácil de dizer do que fazer. Quantas vezes você já repetiu para si mesmo:

“Sim, eu realmente deveria me exercitar mais e comer menos porcarias. Vou dar a volta por cima  e dar um jeito nisso, mais cedo ou mais tarde?”.

Infelizmente, procrastinar só torna mais difícil esse processo de mudança de hábito.

mudança de hábito

♠ Será que você sabe como superar o medo do fracasso? ♠

Quanto mais  você adiar a tomada de decisão para sua mudança de hábito, principalmente se for com relação à sua saúde, pior será para você.

Um compromisso consciente e sólido é necessário porque você se movimentará para aquilo que realmente importa: obter resultados positivos para sua própria vida!

#3 – Descubra quais são os principais gatilhos e obstáculos

Se você não sabe o quê ou quais são seus gatilhos, ou se você já está preparado para alguns obstáculos inevitáveis, você deverá se preparar para um possível fracasso, meu amigo.

Se você quer mesmo começar a desenvolver e praticar uma possível mudança de hábito, é preciso primeiro estar ciente de quais são esses hábitos.

mudança de hábito

♠ 10 dicas de como melhorar sua personalidade e se destacar dos demais! ♠

Todos nós, em momentos de fraqueza e vulnerabilidade, necessitamos de apoio para superarmos nossas próprias frustrações.

Abusar de álcool, drogas ou excesso de comida ou automedicar-se nunca foi nem nunca será a resposta para acabar com problemas e maus hábitos.

Se um incidente desagradável aconteceu em seu trabalho, ou uma briga no trânsito ocorreu no caminho de casa, você precisa sempre pensar em qual seria a alternativa mais saudável para saber lidar com a situação.

Isso sim seria uma mudança de hábito digna de um macho de verdade!

Todo mundo tem dias ruins, mas ninguém precisa recorrer a hábitos nada saudáveis e bastante duvidosos para aliviar o estresse do dia a dia.

Da mesma forma, também não é preciso deixar o tédio, a raiva ou a ansiedade serem gatilhos para praticar maus hábitos.

Procure sempre maneiras saudáveis e inteligentes e que possam ser verdadeiros gatilhos para saber lidar com as adversidades.

Marquês de Sade, lá no século XVII já dizia:

“É sempre em condições de adversidade que o artista floresce!”.

Nada mais verdadeiro!

#4 – Elabore um bom plano

Benjamin Franklin teve um grande plano para superar seus maus hábitos e substituí-los por uma mudança de hábito de dar inveja em muito marmanjo por ai.

Ele desenvolveu um processo pelo qual listou 13  virtudes que ele considerava importante em sua própria vida e, em seguida, passou a trabalhar com todos eles.

mudança de hábito

♠ Macho alfa: 7 comportamentos do homem que sabe o que quer do mundo! ♠

A ideia era se concentrar em uma virtude sua por semana e esquecer dos outros bons hábitos por um período de 13 semanas.

Ao final de cada semana ele sentiu que tinha dominado o mau hábito e pulava para a semana seguinte.

Durante o decorrer deste processo, ele manteve um diário de seu sucesso.

Uma vez que algumas das virtudes o ajudava a conquistar mais um bom hábito, ele colocava-os em uma ordem específica começando pela temperança, pois eram necessárias frieza e clareza para sedimentar e manter o foco daquilo que ele fazia.

Isso funcionará bem para qualquer um que esteja tentando estabelecer uma mudança de hábito.

Após a temperança ele trabalhou em silêncio, afinal, o conhecimento poderia ser muito melhor adquirido pelo uso das orelhas, do que o uso da língua (verdade seja dita!).

Além disso, ele descobriu que, para desenvolver bons hábitos, ele precisava de força e persistência nesse modelo, pois era o que ele realmente desejava alcançar na vida.

Assim como ele, sua determinação na hora da mudança de hábito precisa ser evidente e habitual, para manter o foco e implementar todas as outras virtudes que você deseja conquistar.

Logo abaixo vamos citar alguns itens principais da lista de Benjamin Franklin, para que você possa se inspirar e criar uma parecida para si mesmo.

Vamos lá?

Por onde começar na mudança de hábito?

  • Temperança – Não comer desenfreadamente.
  • Silêncio – Não fale, mas o que puder beneficiar os outros ou a si mesmo sempre deve ser dito; evitar conversas insignificantes.
  • Ordem – Toda coisa tem seu lugar, não desesperar pois cada coisa acontece na sua devida hora.
  • Resolução – Resolver para realizar aquilo que você precisa resolver. Execute sem medo de falhar.
  • Evite o supérfluo – Não faça despesas, a não ser que seja para fazer bem aos outros ou a si mesmo. Não desperdice!
  • Sinceridade – Utilize-a com cuidado. Pense de forma inocente e com justiça antes de praticá-la.
  • Moderação – Evitar extremos.
  • Limpeza – Não tolere nenhum impureza no corpo, nas roupas ou em qualquer situação que lhe incomode.
  • Tranquilidade – Não seja facilmente atormentado pelas incoerências do dia a dia.

#5 – Reafirme-se!

Autoafirmações são ótimas para ajudar você a sedimentar um novo hábito em sua rotina.

Embora a visualização seja uma poderosa ferramenta motivacional e energizante, a autoafirmação tem o poder de programar seu subconsciente com a ideia certa para estabelecer seu novo hábito na rotina do dia a dia.

mudança de hábito

♠ 5 dicas de relacionamento que todo homem deveria praticar com a parceira ♠

Juntos, eles permitem que você possa se sentir mais realizado e se comportar da maneira correta na hora de deixar evidente esta mudança de hábito.

Certamente o desenvolvimento de bons hábitos será muito mais fácil se praticada dessa maneira.

#6 – Conte com o apoio de familiares e amigos para alcançar sua mudança de hábito

Deixe que as pessoas que você se importa saibam aquilo que você está tentando realizar.

Dessa forma, todos entenderão caso você viva negando fazer algum tipo de coisa que lhe incomode ou que você simplesmente não queira.

mudança de hábito

♠ Dependência emocional: 5 dicas para superá-la e viver bem com sua parceira! ♠

Se você deixar que familiares e amigos saibam quais são suas reais intenções, ficará mais fácil para que eles possam lhe ajudar com relação a isso, principalmente com apoio moral.

Todo ser humano precisa de apoio para alcançar objetivos!

#7 – Encontre formas saudáveis de se recompensar por seu esforço

Uma das razões que desenvolvemos maus hábitos está diretamente ligado ao fato de eles nos fazer sentir muito bem.

Geralmente o proibido é sempre o mais gostoso e fácil de alcançar.

A experiência de se sentir bem de maneira rápida tem uma rápida solução quando estamos estressados, deprimidos ou simplesmente fora de órbita.

♠ Traição: Como construir um casamento sem ter que se preocupar com ela? ♠

Assim, a fim de minimizar todo o esforço que você fará para atingir o sucesso, você precisa se recompensar por tudo aquilo que fez bem e de forma correta.

Mime-se com um novo livro, um filme, um show ou alguma coisa que você sempre quis a bastante tempo. Se dinheiro for um problema, visite um amigo que você não vê há algum tempo, vá ao cinema, ou desfrute um café da manhã delicioso em algum lugar diferente.

Um dos maiores benefícios de investir nessa mudança de hábito é que, depois de realizá-la repetidas vezes, logo será uma rotina em sua vida, de forma automática.

Qualquer tipo de coisa que você faça a longo prazo acaba se transformando em um hábito.

Esse é um real benefício do desenvolvimento e de uma mudança de hábito para sua vida.

Que tal começar hoje mesmo?

mudança de hábito

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
A desconfiança excessiva está destruindo seu relacionamento!
06/04/2016 5:02 PM

[…] Como a mudança de hábito pode fazer de você um homem muito melhor? […]