O post de hoje é para você que ainda não conseguiu realizar o sonho de morar sozinho, mas está pensando e se planejando para isso.

O planejamento é fundamental. Nada pior do que uma empreitada que não dá certo, e ainda ter que lidar com a frustração depois.

A realidade, na prática, é muito diferente dos seus sonhos adolescentes de morar sozinho, incluindo bebedeiras, muitas mulheres, festa todo dia e uma liberdade sem fim. Você pode até ter uma liberdade maior, de fato, porém as responsabilidades aumentam em um nível estratosférico.

morar sozinho

Portanto, esteja preparado para isso. Esteja preparado emocionalmente para ter que lidar com problemas que nunca precisou lidar antes e, também, para ser o seu próprio foco de responsabilidade.

A princípio, pode parecer pesado. Mas, para facilitar sua vida, fizemos uma seleção das coisas fundamentais que você precisa saber antes de morar sozinho!

25 coisas que você precisa saber antes de morar sozinho

#25 – Animais são ótimas companhias

Se você tiver condições de mantê-los e se for permitido ter animais no seu imóvel, tenha. Eles vão fazer com que você se sinta amado e menos sozinho, e ainda criam um bom senso de responsabilidade, caso você nunca tenha tido um.

#24 – Agora são suas regras

Na casa dos seus pais, as regras eram deles. Mas, ao morar sozinho, você percebe que é necessário estabelecer alguns princípios para não viver numa bagunça sem fim. Desde a frequência de arrumar sua casa, receber pessoas, deixar as garotas dormirem por lá, coisas que pretende comprar, prioridade dos gastos (qualidade ou preço), até o que pode ou não ser feito dentro da sua casa por você e por amigos.

#23 – Alugar um apartamento não é tão fácil quanto parece

morar sozinho

Escolher a localização, encontrar um imóvel em bom estado e com um valor que caiba no seu orçamento. Fiador, seguros, comprovação de renda, lidar com imobiliária ou diretamente com o proprietário… enfim. Não vá pensando que morar sozinho e achar o local certo será fácil.

#22 – Seus amigos não vão te visitar todo dia

A não ser que você esteja na faculdade, é muito difícil que seus amigos tenham tempo para te visitar todos os dias. Em algum momento, a solidão pode bater e isso é natural. Morar sozinho também é sobre lidar com você mesmo, no isolamento.

#21 – Tudo vai faltar

Ao morar sozinho, você vai se deparar com uma casa vazia e, muito provavelmente, sem móveis, sem eletrodomésticos, sem utensílios de cozinha. Mantenha uma lista atualizada com tudo aquilo que você sentir falta no dia a dia e providencie de acordo com sua disponibilidade financeira.

#20 – Sua casa precisa ser seu santuário

Não deixe que o lugar que você batalhou tanto para conseguir se torne uma zona. Para que morar sozinho seja uma experiência agradável, evite bagunças exageradas, grande aglomerado de pessoas, barulho excessivo depois das 22 horas e respeite as reclamações dos vizinhos.

#19 – Cuidado com quem leva pra casa

morar sozinho

A liberdade é muito prazerosa, mas tenha cuidado com quem leva para casa. Inclusive, garotas que você ainda não conhece direito. Isso pode evitar algumas situações desconfortáveis, além de evitar que sua casa vire um verdadeiro bordel. Leve apenas amigos e pessoas que você confia.

#18 – Amigos em casa é a melhor coisa do mundo

Quando seus amigos forem te visitar, provavelmente vai ser uma das melhores coisas do mundo, mesmo que você não admita, a princípio. Por vezes, você vai preferir ficar em casa jogando vídeo game (quando tiver) com os brothers e tomando cerveja, do que sair por aí. Acredite: vale a pena.

#17 – Arrumar tudo depois é um saco

Fazer uma reunião de amigos é bem massa. Porém, na maioria das vezes, ao morar sozinho, fica tudo para você arrumar. Sozinho. O que acaba fazendo com que a gente repense a frequência das reuniões.

#16 – Responsabilidade com dinheiro

Todos os gastos da casa vão sair de apenas um bolso: o seu. Portanto, tenha responsabilidade. Pense duas vezes antes de qualquer gasto. Lembre-se sempre das suas contas.

#15 – As contas são infinitas

Sim, elas são. Seus pais não estavam errados. IPTU, condomínio, aluguel, água, luz, telefone, internet, Netflix, parcelas dos eletrodomésticos, comida… mantenha tudo sob controle. Não deixe que elas te engulam.

#14 – Vasilhas acumuladas serão seu pior pesadelo

morar sozinho

Por isso, não deixe que isso aconteça. Sujou, lavou é o melhor esquema para que morar sozinho funcione. Às vezes, pode bater uma preguiça, por isso estabeleça um prazo máximo: no dia seguinte. Mais do que isso, está proibido. Vai por mim: essa regra vai salvar sua vida.

#13 – Você vai beber mais do que o normal

Mas não deixe que isso tome conta de você. É normal que bata uma tristeza pela avalanche de problemas que você não tinha que se preocupar antes. Mas isso tudo vai passar, na medida em que seu amadurecimento for maior, assim como sua responsabilidade. Morar sozinho não é fácil, mas descontar todas as frustrações na bebida não é o caminho e só vai tonar tudo ainda mais difícil. Tente maneirar. Beber todos os dias: não.

#12 – Um dia da faxina é mais necessário do que você imagina

Você vai negligenciar a limpeza. Isso é natural. Até que você comece a sofrer amargamente com isso. Provavelmente, você não vai ter dinheiro para pagar uma diarista e nem nada do tipo, logo, tire um dia livre da semana para dar uma boa faxina. Se possível for, tente tirar 30 minutos todos os dias para pelo menos colocar as coisas no lugar. Dessa forma, sua casa não se transformará em um buraco negro.

#11 – Você passa a valorizar mais o seu trabalho

Pois é ele que possibilita morar sozinho, ter onde morar, ter comida no prato. Portanto, seja profissional, tente sempre fazer o seu melhor dentro da empresa em que trabalha e visite nosso post de atitudes de um funcionário que nunca será demitido.

#10 – Planilhas de orçamento passam a ser fundamentais

morar sozinho

Não tem como se organizar sem elas. Mantenha todo o seu orçamento na ponta do lápis. Para que o projeto de morar sozinho dê certo, organização e planejamento são fundamentais.

#9 – Alguns investimentos são válidos

Um vídeo game, uma boa televisão e um computador são artefatos que afastam o tédio. Por isso, te ajudam a ficar em casa e não gastar dinheiro saindo. No fim das contas, você gasta dinheiro para economizar dinheiro.

#8 – Você precisa aprender a ficar sozinho

Mesmo tendo uma parceira fixa, ou mantendo relacionamentos breves com várias garotas ao mesmo tempo, isso não vai espantar o vazio e a solidão que vai bater na sexta à noite. Sem dinheiro para sair de casa, com nada além de um miojo e uma cerveja na geladeira. Você precisa saber apreciar sua companhia: isso é fundamental para quem quer morar sozinho. E saber que isso, apenas isso, vai ser capaz de espantar a solidão.

#7 – Foco no banheiro

É o primeiro lugar que as garotas pedem para ir. Você não vai saber onde enfiar sua cara se o seu estiver podre. Mantenha-o limpo.

#6 – As roupas não se lavam sozinhas

morar sozinho

Se você ainda não sabe lavar roupas, aprenda. Quando morar sozinho, é só você, suas roupas sujas e, provavelmente, um tanque, até que você adquira uma máquina de lavar. E lembre-se de lavar as roupas antes de ficar sem nenhuma limpa. Você não vai querer ter que comprar uma camisa nova por não ter absolutamente nenhuma peça limpa para ir trabalhar.

#5 – Roupas de cama precisam ser trocadas

De preferência, uma vez por semana. O mesmo vale para sua toalha. Se você quer fazer com que sua casa seja seu ninho do amor, você deve prestar ainda mais atenção nesse item. Você pode ter apenas dois conjuntos (lençóis, fronhas e edredons) para revezar.

#4 – Você vai precisar organizar suas contas

Ter um local físico para guardá-las é o ideal, pois você nunca sabe quando vai precisar recorrer a elas novamente. Morar sozinho tem muito disso: surgem problemas burocráticos do nada, e na maioria das vezes, não sabemos como lidar. Isso muda completamente quando somos organizados.

#3 – Vale investir no micro-ondas

Existem muito mais coisas do que você imagina que podem ser preparadas nesse maravilhoso eletrodoméstico. Se você não sabe cozinhar, ao morar sozinho, o micro-ondas será o seu salvador.

#2 – A alimentação é importante

morar sozinho

Quando nos alimentamos mal por um mês, ficamos fracos e indispostos. Foque em ter uma alimentação balanceada. Para otimizar o seu tempo, faça pratos para mais de uma refeição, e conserve na geladeira ou até no freezer.

#1 – Listas, listas, listas

Ainda sobre alimentos, mantenha uma lista de compras em um local visível, em que você pode adicionar um item ou outro quando lembrar. Ao morar sozinho, você vai perceber como é desagradável acordar de manhã e ver que o pó de café acabou e você não tem ninguém para culpar.

morar sozinho
E aí, curtiu nossas dicas? Deixamos faltar alguma coisa sobre morar sozinho? Compartilhe com a gente suas experiências!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments