Hoje, vamos abordar um assunto que é bastante popular no Brasil, principalmente entre os homens que se interessam por assuntos de automobilismo. Estou me referindo aos carros antigos.

É comum ouvir que a admiração por esses carros se manisfesta quando criança, e tem influência do pai, avô ou de alguém próximo que compartilha dessa paixão.

Esses apaixonados por carros antigos (ou como eles preferem dizer, clássicos) são chamados de antigomobilistas.

Esse termo, em um significado literal, se refere a capacidade de abrangência e liberdade a preservação e a restauração de veículos antigos.

Além disso, é usado também para caracterizar a atividade crescente que é a preocupação com a restauração de raridades, que carregam peso histórico, não importando a sua configuração.

Entre os fãs dessas máquinas que marcaram décadas, temos os colecionadores, aqueles dispostos a irem até ao submundo para encontrar os carros mais raros do mercado, além de sempre marcar presença nos eventos relacionados ao tema.

Como também há os apaixonados, são os que dedicam algum tempo da semana ou do dia para fazer uma varredura na internet/livro/revista se informando de todos os detalhes ou apreciando fotos desses carros antigos, além de exibirem seus itens com orgulho em páginas da internet, atraindo a atenção de muitos motoristas saudosistas.

O que todos têm em comum é que ambos compartilham da mesma paixão e admiração por esses clássicos, além de investirem tempo e dinheiro na manutenção de seus veículos e geralmente seguirem a premissa: ou não os vendem por dinheiro algum, ou ganham um bom dinheiro com a venda deles.

Pensando nisso, separamos uma lista com os 6 carros antigos que marcaram décadas e são preferências dos amantes dessas relíquias.

Mas antes…

Você já ouvir falar sobre o encontro brasileiro de auto antigos?

O evento ocorre a 17 anos no estado de São Paulo em águas de Lindóia, a cidade é conhecida por ser sinônimo de carros antigos no Brasil, pelo fato de receber todo ano os maiores colecionadores e amantes de carros antigos da América Latina , oferecendo 80.000m² de área para exposição.

O público presente na última edição foi estimado em 700 mil pessoas, concretizando o sucesso do evento na região. Além da estrutura gigantesca, o evento oferece aos seus visitantes diversas atrações como:

Exposição e Concurso de Elegância : com mais de 500 carros expostos e concorrendo aos prêmios de destaque de diversas categorias.

Venda de Antiguidades e Peças: 400 Stands de vendas de Antiguidades e Peças para restauração de carros antigos.

Venda de Carros Antigos: as principais e mais renomadas Lojas de Carros Antigos do Brasil reunidas para oferecer mais de 700 carros exclusivos para a venda.

Mas para isso você precisa fazer sua inscrição no site do evento e selecionar a sua área de interesse que encaixe melhor com uma das categorias citadas acima.

5 carros antigos que fizeram e ainda faz história no Brasil

Maverick

carros antigos

Este carro é um dos mais famosos da marca Ford. Ele foi produzido no Brasil durante a década de 70, com motores V8, seis e quatro cilindros.

Esse clássico teve vários tipos de modelos, sendo com duas ou quatro portas, com versões esportivas e até mesmo destinado ao público elitizado como as versões de luxo.

Opala

carros antigos

O opala foi e ainda é considerado um dos grandes carros nacionais. Esse sucesso é consequência da larga produção ocorrida por 23 anos ininterruptos, até o ano de 1992, como também pelo seu motor ser considerado mais leve e econômico entre os carros nacionais grandes, além da sua manutenção ser mais simples e barata.

De todas as versões que fizeram mais sucesso no coração dos antigomobilistas a versão esportiva SS, com certeza, foi sucesso de vendas e crítica na década de 70.

Kombi

carros antigos

A kombi, também conhecida como perua, chegou ao nosso país na década de 50. Esse clássico fez tanto sucesso que se tornou símbolo do Festival Woodstock, em 1969.

O objetivo da kombi era ser um veículo leve de carga inspirado com um conjunto mecânico do Fusca.

Seu marco foi ser o carro mais vendido do mundo dessa categoria, porém ele não é mais produzido e saiu de linha em 2013 pelo sua estrutura não ser compatível com os acessórios obrigatórios no Brasil, como os itens de air bag e freios ABS.

Fusca

carros antigos

Esse é um carro antigo considerado o “queridinho” dos brasileiros. Ele chegou ao país na década de 50, no mesmo período que as kombis, porém ele deixou de ser produzido em 1996, mas até hoje mantém uma legião de fãs.

O Fusca é de origem alemã e começou a ser produzido em 1938, sendo o primeiro modelo fabricado pela montadora Volkswagen.

Ele é famoso pela sua força e facilidade de manutenção. A suspensão possui uma alta resistência, comparada a situação precária das estradas do país. Além do mais, os mecânicos na época tinham facilidade para resolver eventuais problemas relacionados ao carro, transmitindo, assim, tranqüilidade aos adeptos.

Dodge Dart

carros antigos

Este carro foi lançado na década de 70, no formato Sedan e Coupê. Ele era um forte concorrente do Opala e Maverick, disputavam diretamente o posto de carro mais desejado do mercado.

Uma de suas características marcantes é a alta potência de seu motor 5.2 V8 que rendia até 205CV. Esse carro parou de ser produzido em 1981, por isso é mais raro você encontrá-lo no mercado de usados, seus preços podem variar de R$ 30 mil até R$ 260 mil, isso depende muito do modelo e versão do carro.

E ai, gostaram do artigo de hoje? Deixe nos cometários quais desses modelos você mais gostou ou se já conhecia algum deles e, não esqueça de compartilhar nas redes sociais com os amigos apaixonados por carros antigos.

Até breve.

carros antigos

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Veja 10 tipos de homens que fazem sucesso com a mulheradaKombi: o carro que marcou décadas e conquistou uma legião de fãs Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] 5 carros antigos que mais fizeram sucesso e conquistaram uma legião… […]

trackback

[…] 5 carros antigos que mais fizeram sucesso e conquistaram uma legião… […]