Você sabia que o Brasil tem uma das maiores concentrações de cavernas do mundo? São milhares cavidades naturais catalogadas. Porém, a maior caverna do mundo não fica em terras tupiniquins.

maior caverna do mundo

A maior caverna do mundo está localizada no Vietnã, na província de Quang Binh. Situa-se no Parque Nacional de Phon Nha-Ke Bang. Sua beleza e importância é tanta que foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2003.

Dentro da maior caverna do mundo, tem uma selva, um rio, lagos e suas próprias praias. Vamos falar mais sobre ela adiante.

Sơn Đoòng, a maior caverna do mundo

Son Goong traduz-se como “Caverna do Rio da Montanha”. Foi criada cerca de 2 a 5 milhões de anos atrás, pela ação da água do rio erodindo no arenito dentro da montanha.

maior caverna do mundo

Com 9 km de extensão, 200 metros de largura e 150 metros de altura, ela é considerada a maior caverna do mundo, segundo a British Cave Research Association. O ranking leva em conta o volume – calcula-se que algumas de suas mais de 150 câmaras comportariam um quarteirão inteiro de uma cidade, cheio de prédios de 40 andares. Surreal!

A maior caverna do mundo é difícil de ser localizada, por estar completamente coberta por vegetação. Em 1991, um morador local chegou a encontrá-la, mas, com medo do estranho silvo que vinha do seu interior, manteve em segredo a sua localização.

maior caverna do mundo

Existem relatos de que a maior caverna do mundo foi usada como refúgio dos bombardeios durante a Guerra do Vietnã. A primeira expedição para descobrir os segredos do local foi feita apenas em 2009. Ou seja: fazem apenas 8 anos que a maior caverna do mundo vem sendo estudada e catalogada.

Como chegar na maior caverna do mundo?

Hoje, Son Doong conta com um site com informações oficiais, mapas, fotos, vídeos e informações de como chegar até a maior caverna do mundo.

Os primeiros turistas visitaram o local pela primeira vez em 2013. Hoje, visitas guiadas já estão disponíveis. Ela tem a duração de 6 dias: dois deles de caminhada dentro do parque nacional Phong Nha-Ke Bang, onde fica Son Doong, e os demais dentro da gruta. Os visitantes podem passar suas noites de acampamento dentro da caverna. O custo total por pessoa é de cerca de 3.000 dólares.

maior caverna do mundo

Porém, viver essa experiência extraordinária na maior caverna do mundo é para poucos. Para proteger a área, apenas 224 pessoas por ano têm permissão para fazer a visita – e, mesmo assim, é preciso estar acompanhado de uma equipe de guias e especialistas em segurança.

O passeio para até oito turistas é conduzido pela Oxalis, única agência autorizada a explorar o lugar. Se você se interessou, prepare o condicionamento físico. A única forma de entrar na maior caverna do mundo é descendo 80 metros de rapel.

Confira o vídeo gravado por um drone, com imagens extremamente realistas da maior caverna do mundo:

5 cavernas incríveis para conhecer no Brasil

Dezenas de cavernas são descobertas a cada ano no Brasil. Estima-se que o país possua mais de 100 mil dessas formações geológicas. Por isso, este é um setor de grande interesse para pesquisadores, turistas e aventureiros. Motivos não faltam, não é verdade? A beleza é de tirar o fôlego.

Confira nosso post sobre esportes radicais e se inspire!

Se conhecer a maior caverna do mundo no Vietnã está fora do seu orçamento, selecionamos 5 cavernas incríveis para conhecer no Brasil!

# 5 – Caverna do Diabo – Eldorado/SP

A Caverna do Diabo é a maior do estado de São Paulo e fica no município de Eldorado, em uma região que abriga a maior concentração de cavernas da América do Sul.

maior caverna do mundo

Seu nome assustador vem de uma formação natural que lembra a face de uma caveira que, quando iluminada, reflete uma luz vermelha nos supostos olhos. É uma das cavernas mais equipadas para turistas no Brasil.

#4 – Terra Ronca – São Domingo/GO

Essa caverna é localizada no Parque Estadual de Terra Ronca e, lá, a terra não só faz barulho, como estremece com os sons dos rios que atravessam as cavernas da região. Está aí a origem do nome do parque.

maior caverna do mundo

O local é um gigante complexo de cavernas, consagrado por especialistas do Brasil e do mundo. São mais de sessenta cavernas “molhadas” e duzentas “secas”.

#3 – Abismo Anhumas – Bonito/MS

maior caverna do mundo

O Abismo Anhumas é um dos tesouros da cidade de Bonito – MS, um dos principais destinos turísticos da América do Sul. A caverna tem 72 metros de altura e abriga um lago de águas absurdamente cristalinas chegando a 80 metros de profundidade.

#2 – Parque Nacional da Serra da Capivara – Piauí

O Parque Nacional da Serra da Capivara é um dos sítios arqueológicos mais importantes do país. Suas pinturas rupestres impressionam os visitantes e são focos de estudo para pesquisadores que tentam desvendar os mistérios históricos que deram origem ao local.

maior caverna do mundo

Em meio a tudo isso, ficam diferentes grutas e cavernas, por onde passam enormes passarelas que permitem um contato intimista com os paredões rochosos.

#1 – Poço Azul – Chapada Diamantina/BA

A caverna do Poço Azul tem esse nome, obviamente, devido ao grande poço de águas cristalinas e azuladas. Sua profundidade é de 16 metros e é possível flutuar com máscara e snorkel para ver as rochas no fundo da lagoa.

maior caverna do mundo

Para ver a água em seu azul extremo, você deve visitar a caverna de fevereiro a outubro e entre às 12h30 e 14h. Nesses períodos, o raio de sol entra pela boca da caverna e a água iluminada reflete um tom azulado muito forte.

maior caverna do mundo

Curtiu as informações sobre a maior caverna do mundo e as cavernas mais bonitas do Brasil? Tem alguma dica de caverna ou gruta que valha a pena visitar? Compartilhe com a gente nos comentários!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of