Namoro a distância funciona muito bem para alguns casais que sabem lidar de forma saudável com períodos de tempo reduzido e longas distâncias – mas para outros, o relacionamento à longa distância pode ser algo bastante frustrante e, muitas vezes, doloroso.

Em certas situações e contextos, esse tipo de relacionamento pode até mesmo dar certo quando as duas partes envolvidas são pessoas bem resolvidas e estão dispostas a lutar um um único propósito: ficar juntas.

namoro a distância

A verdade é que, não importa o quão grande é o sentimento entre duas pessoas; o namoro a distância sempre será difícil de manter se não houver foco e disciplina dos dois lados.

Se você está pensando em entrar em um namoro a distância, ou se está perguntando o porquê de o seu não ter dado certo, preparamos uma lista a respeito dos prós e contras desse tipo de relação, a fim de descobrir se a distância realmente é um combustível ou apenas uma desilusão na hora de manter um relacionamento.

Por que alguns investem no relacionamento à distância?

Existem muitas razões para que um homem e uma mulher acabem entrando em um namoro a distância. Faculdade, pós graduação, novas oportunidades de carreira, alguém legal que conheceu na internet, em uma viagem ou até mesmo por conta de uma “intervenção militar” quando o namorado/marido é chamado para serviço (imagine só!).

Sim, sabemos que esse tipo de relação pode ser estressante e, por vezes, até mesmo se sentir emocionalmente comprometido, uma vez que é impossível tocar sua parceira da maneira que você gostaria.

Mas sendo bem honesto, um namoro a distância não é pior nem mais cansativo do que ter que aturar um relacionamento frágil e monótono no dia a dia.

Na verdade esse tipo de relação vem apenas com um conjunto de novos problemas e dificuldades, mas também de oportunidades que podem servir para que o casal seja criativo e possa ultrapassar cada dia como se fossem outros quaisquer, porém com muita devoção, carinho e atenção.

Mas por fim, quando toda aquela distância acaba e vocês se encontram, principalmente quando é pela primeira vez, casal nenhum sabe o quão bom é poder apreciar aquele abraço apertado e sentir essa experiência única e revigorante!

Confira abaixo quais são os prós e contras do namoro a distância.

Prós do namoro a distância

#1 – Comunicação

A principal característica responsável que pode (ou não) destruir um namoro a distância é a comunicação (ou a falta dela), no caso.

Se você quer viver ou já vive esse tipo de relação, procure estar sempre em contato com sua parceira, nem que seja o menos uma vez por dia.

O importante é fazer com que ela se sinta cuidada, mesmo estando longe de você, pois logo perceberá que você está ali, ao mesmo tempo que está a milhares de quilômetros de distância.

Graças à tecnologia, hoje os meios de comunicação evoluíram bastante e permitem que conversemos com as pessoas através do Skype, Facebook, WhatsApp e inúmeros tipos de dispositivo. Logo, você não terá desculpa para evitar sua parceira, não é mesmo?

#2 – Datas e Contagens regressivas

Quando você passa por aqueles momentos de solidão sem fim, o maior motivador é ter uma data ou horário para entrar em contato com a parceira. Mesmo que seja visitá-la onde estiver, uma ligação no skype, ou até mesmo uma data já definida se ela ou você voltarão um para os braços do outro.

Este tipo de situação ajuda imensamente você a olhar pra frente e encarar a vida como se ela fosse uma contagem regressiva que lhe atirará nos braços da sua parceira, num futuro próximo.

namoro a distância

Procure deixar sempre agendado os dias da semana que vocês se encontrarão através de aplicativos e redes sociais.

Além disso, esse planejamento ajudará vocês a fazer uma estimativa do tempo que passarão juntos e tentar minimizar cada vez mais a distância.

#3 – O relacionamento estará sempre “fresquinho” para os dois

É bem provável que você e sua parceira fiquem “presos” em um período de seca que pode durar meses e até mesmo mais de um ano.

Quando as chamadas por telefone ou skype começam a ficar repetitivas, é preciso que os dois tenham a consciência de tentar abusar da criatividade e fazer coisas da forma mais espontânea possível para agradar um ao outro.

Vocês podem investir em jogos online onde vocês possam jogar juntos, ou até mesmo assistir um filme com o tempo sincronizado. Muitos casais fazem isso!

Se vocês experimentarem algumas dessas ideias, sempre terão a sensação de estar fazendo as coisas juntos, mesmo estando longe um do outro.

Além disso, enviar cartas e presentes também são ótimas ideias que mantêm o relacionamento sempre fresco e nunca caindo na monotonia.

Se sua intenção é realmente impressionar e não deixar a chama apagar de jeito nenhum, uma boa dica é encomendar uma pizza que ela gosta (quando você souber que ela está em casa), pagar com o cartão de crédito e esperar uma reação surpreendente dela!

Os Contras do namoro a distância

#1 – Ciúmes

Com tantas formas de comunicação, pode ser difícil escapar daquele ciúmes básico que todo mundo costuma sentir, não é mesmo? Ainda mais quando os dois estão a muitos quilômetros de distância.

Viver longe da parceira pode ser um problema com relação a questões de confiança. Mas, o que mais importa é que você seja um parceiro devoto, que marque presença e esteja em constante contato com ela.

namoro a distância

Muitos casais conseguem passar por isso, pois sabem que não passa de uma fantasia da mente humana, pois sentir ciúmes é algo natural da espécie.

Muitas vezes, um amigo(a) do sexo oposto, dependendo do caso, poderá ser uma ameaça para sua parceira, resultando até mesmo em problemas de desconfiança.

Mas se você acha que ela está desconfiando de algo, ou até mesmo você dela, talvez seja a hora de ter uma conversa mais séria para solidificar a base do relacionamento.

#2 – Estresse

Dependendo da distância que separa você de sua parceira, fazer uma visita ou passar férias pode ser algo bem longe da realidade de seu orçamento.

Infelizmente, é bastante difícil conciliar estudos, trabalho e família e principalmente dinheiro com esse tipo de plano, que muitas vezes nem chega a acontecer ou demora demais para acontecer.

Com isso, muitos casais que investem no namoro a distância acabam passando por momentos de estresse, muitas vezes desnecessários.

Tanto o homem quanto a mulher, quando percebem que estão deixando de dar atenção começam a se perguntar se realmente faz sentido investir nesse tipo de relacionamento, já que faz mais a outra pessoa sofrer do que se sentir bem.

Se vocês já se conhecem e alguém precisou mudar por conta de um novo emprego, curso de faculdade ou qualquer motivo que seja, será mais fácil administrar a situação e ser mais sábio na hora de deixar o estresse tomar conta e destruir a relação.

Mas se vocês ainda não se conhecem, é bem possível que em breve cada um siga seu próprio rumo e a relação acabe.

O importante mesmo é tentar dar o máximo de si e ver até onde está sendo saudável para você e para ela investir nesse namoro a distância.

#3 – Será que é mesmo amor?

Embora todos tenhamos inúmeros meios de comunicação a nosso favor, estar bem à frente de sua parceira e ter uma boa conversa é a melhor maneira de expor seus sentimentos verdadeiros e saber exatamente o que um quer e espera do outro.

Uma das perguntas que costumam rodear a cabeça de quem está em um relacionamento à distância diz respeito ao amor ou ao que realmente a pessoa sente ou ainda sente por ela.

namoro a distância

Afinal mudar de cidade, estado, ou até mesmo de país influencia diretamente na rotina de uma pessoa, onde ela conhece gente nova, se mistura a culturas diferentes da sua e vive uma rotina completamente diferente daquela que estava acostumada anteriormente.

Os sacrifícios que você e sua parceira precisarão fazer ditará exatamente o que cada um sente, pois se você perceber que um não está se doando tanto quanto o outro, ou até mesmo na mesma proporção (tentando atingir o meio termo) é bem provável que você ou ela passem a duvidar de quais são as reais intenções.

Claro que vários outros pontos estão envolvidos, mas você tanto quanto eu sabemos que não há sentido em assumir um relacionamento a distância se você tem intenção de brincar com os sentimentos de outra pessoa, não é mesmo?

Por isso, pense bem antes de se comprometer com alguém assim achando ser brincadeira, pois na verdade é algo bastante sério! E lembre-se, a vida é muito curta, por isso, saiba aproveitá-la bem e com dignidade!

Curtiu nosso post? Já passou por alguma experiência de namoro a distância? Conta aqui pra gente nos comentários abaixo! Aproveite e compartilhe com os amigos nas redes sociais.

namoro à distância

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments