Do ponto de vista psicológico, sua zona de conforto é vista como um simples limite mental dentro do qual você mantém um senso de segurança e dos quais você experimenta algum tipo de desconforto.

A maior parte dela diz respeito ao reflexo de sua autoimagem e como você espera que as coisas deem certo em sua própria vida.

Quando o homem se encontra em uma situação não muito confortável ou favorável, ou mesmo uma que não atende suas expectativas, ele costuma fazer todo o possível para que tudo volte ao normal e confortável novamente.

Para muitos, mesmo se eles ficam descontentes por alguma tarefa ou situação não cumprida, seu instinto natural é permanecer dentro de sua zona de conforto, simplesmente pelo fato de ser o mais seguro a se fazer.

Por isso, muitos homens acabam permanecendo em empregos que não gostam, relacionamentos desgastados ou em situações que já perderam sua relevância. E tudo isso apenas por conta do medo do desconhecido, medo de seguir a vida e enfrentá-la da melhor maneira possível e com as armas que se tem disponível.

A grande verdade é que a segurança não reside em qualquer coisa ou situação externa a nós, mas sim dentro de nós, e todo homem precisa trabalhar isso!

A zona de conforto funciona exatamente como um casulo que te impede de viver

Infelizmente, se você optar por permanecer na sua zona de conforto, você jamais será capaz de descobrir seu verdadeiro potencial e o que você seria capaz de alcançar se resolvesse sair de dentro desse casulo.

Você também precisa saber que é impossível alcançar o sucesso em qualquer circunstância sem se aventurar fora dessa zona de conforto que mais te limita do que te permite fazer as coisas que você gostaria de fazer.

Se, entretanto, você procurar tomar a decisão de ir além, certamente você sairá de sua zona de conforto e encontrará o caminho do desenvolvimento pessoal. Esse será um caminho em que você precisará ter força de vontade e ultrapassar seus limites, sendo um homem ainda mais seguro de si mesmo.

Claro que você não precisa ter que fazer algo extremamente grandioso para sair da sua zona de conforto. Qualquer pessoa que se predispõe em estudar algo novo, praticar algum esporte que antes tinha medo, abordar mulheres sem receio ou ir em busca de um novo emprego já terá dado o primeiro passo para sair da zona de conforto.

zona de conforto

Finalmente, se você conseguir deixar a mesmice de lado, você precisará expandir sua zona de conforto. Pense fora da caixa!

Como sair da zona de conforto e se tornar um homem melhor?

#1 Quebre a rotina

Que tal quebrar algum hábito/rotina que você tem há bastante tempo? Talvez essa seja a hora de você investir em um hobby novo ou atividade nova. Entre na internet, pesquise, avalie as opções e se permite descobrir e vivenciar novas coisas.

Aconselho você a dar uma lida no nosso artigo sobre: 7 hobbies e atividades que fazem você conhecer mulheres de forma despretensiosa. Garanto que te ajudará bastante nessa busca.

#2 Pratique atividade física

Se você costuma ser uma pessoa sedentária, que tal fazer uma pausa nos livros e no computador para investir um pouco mais em atividades físicas e que fazem bem à sua saúde?

Não estamos pedindo aqui para você abandonar velhos hábitos que você gosta, mas o importante é tentar dar uma pausa naquilo que não exige muito esforço físico.

Agora, se você for o tipo super ativo, que vive na academia ou que adora exercícios, aprenda a relaxar mais e invista em literatura, por exemplo. Exercite o cérebro!

#3 Experimente coisas novas

Escolher um filme para assistir, ouvir música de outros gêneros que você não está familiarizado e frequentar novos lugares em sua cidade também é uma ótima maneira de sair de sua zona de conforto e conhecer algo que antes você acreditava não gostar. 

Se você gosta mais de ler livros policiais, tente uma biografia inspiradora, ou se você prefere filmes de terror, tente uma comédia romântica. Você precisa experimentar coisas novas!

#4 Arrisque

 Se por um acaso você é um cara tímido ou tem dificuldades de falar em público, porque não tentar participar de um grupo de ajuda onde outras pessoas sofram do mesmo problema que você, mas que estarão ali com o mesmo propósito: melhorar!

Esse tipo de grupo ajuda muitos homens a saírem de sua zona de conforto usando técnicas positivas e bastante úteis. À medida que o tempo passa e você investe em uma atividade que antes tinha medo de realizar, você vai ficando mais confortável e se sentirá muito melhor consigo mesmo.

Invista!

#5 Viva outras culturas 

Muitos homens costumam ter muito preconceito em experimentar uma culinária diferente do seu país de origem.

Por isso, caso esse seja seu caso, que tal chamar sua parceira ou um amigo para ir a um restaurante de uma cultura diferente? Além de estimular seu par, você refinará ele cada vez mais para outros tipo de sabores que antes você acreditava não ser capaz de gostar.

Benefícios de expandir a zona de conforto.

  • Aumenta sua sensação de prazer e experiência de vida.
  • Estimula a atividade cerebral e, portanto, aumenta sua saúde mental.
  • Aumenta sua autoconfiança.
  • Faz de você uma pessoa mais resistente a forças externas.
  • Ajuda a evitar que você fique preso dentro de um casulo e se sinta deprimido.
  • Ela desafia você a melhorar a si mesmo.

zona de conforto

Viu só como expandir sua zona de conforto é uma parte importante do desenvolvimento pessoal? Cada passo que você dá em busca dessa liberdade de espírito fará com que você alcance outros níveis em sua vida, sempre no caminho do autoaperfeiçoamento.

Como devemos lidar com a incerteza?

Boa parte da ansiedade que você vivencia ao sair da sua zona de conforto é devido a altos níveis (desconfortáveis) de incerteza.

Dirigir um carro pela primeira vez, praticar paraquedismo ou dar início a um novo trabalho são atividades recheadas de medos e incertezas, e portanto, com altos níveis de ansiedade.

Geralmente, a incerteza faz com que respondemos de forma eufórica ou ansiosa às experiências negativas. Todo ser humano está propenso a responder de forma negativa a coisas novas, mesmo que depois eles possam começar a gostar dessas coisas.

zona de conforto

A familiaridade de certas coisas que já conhecemos é confortável e agradável, por isso não costumamos baixar a guarda para situações em que já estamos acostumados no cotidiano.

No entanto, experimentar coisas novas eleva nosso nível de energia, disposição, quando nos sentimos cansados.

Afinal, estamos muito mais propensos a confiar em velhos hábitos do que assumir um novo risco em nossas vidas.

Mas você não acha que vale a pensa tentar e ser um homem melhor a cada dia?

Que tal compartilhar com a gente algum caso em que você precisou sair da sua zona de conforto? Conte nos comentários abaixo e compartilhe com as pessoas que você quer que cresça junto com você!

zona de conforto

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
6 coisas que todo homem aprende no primeiro ano de divórcio Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback
6 coisas que todo homem aprende no primeiro ano de divórcio

[…] Zona de conforto: Por que os homens precisam sair dela e arriscar cada vez mais? […]