Você sabia que seu celular pode estar te colocando em um perigo que você nem imagina? Dá pra acreditar que a ação dos hackers e de malwares é facilitada pelos jogos para celular?

jogos para celular

É isso mesmo. A empresa Trend Micro, especializada em cibersegurança, liberou alguns dados sobre a segurança dos usuários. Apenas no final de 2016, 65 milhões de ameaças em dispositivos móveis foram bloqueadas. Dentro desse número, 19,2 milhões são amostras maliciosas do sistema operacional Android.

Já em 2015, 10,7 milhões de amostras foram coletadas durante todo o ano. Ou seja: os números estão aumentando além da conta.

E a parte mais assustadora é que, segundo profissionais de segurança de TI, jogos para celular e outros dispositivos móveis se tornaram uma grande preocupação, por serem a principal porta de entrada para ameaças.

Isso acontece, principalmente, com aplicativos ilegais de jogos que são pagos e/ou não têm uma versão disponível no Brasil. Mas, por vezes, até mesmo jogos aparentemente inofensivos podem demonstrar problemas para o usuário.

Para não cair nessa e nem ser pego de surpresa, trouxemos 7 dicas importantes para manter seu celular seguro, além dos 10 jogos para celular que são os principais alvos de hackers. Confere aí!

7 dicas para manter seu celular protegido

#7 – Leia as permissões

Todos os aplicativos possuem permissões, mas observe se um aplicativo simples precisa ter acesso aos seus contatos e informações pessoais, por exemplo.

jogos para celular

Às vezes, um dos jogos para celular mais simples pedem acesso a inúmeras propriedades do seu telefone. Desconfie.

#6 – Não modifique o sistema operacional

Ao realizar root (estratégia que possibilita acesso a recursos do Android que por padrão são bloqueados), o sistema fica mais vulnerável e, se algum malware infectar o dispositivo, ele terá mais controle sobre o celular como um todo.

Além disso, ao realizar o procedimento em dispositivos, o aparelho perde automaticamente a garantia do fabricante. Fique atento!

#5 – Instale um antivírus

Tenha um antivírus instalado em seu celular, principalmente se ele for Android, um dos sistemas mais visados por hackers

Empresas de segurança oferecem soluções gratuitas de antivírus mobile, como, por exemplo, o PSafe TOTAL. O app da PSafe possui um sistema criterioso de avaliação de segurança e um laboratório de pesquisa de malware ativo, que emite um alerta caso o usuário esteja fazendo uma instalação duvidosa ou tente abrir um link malicioso.

#4 – Desligue o bluetooth

Manter o bluetooth desligado enquanto não utiliza evita que ele seja utilizado para transferência de vírus. E, fique atento: nunca aceite arquivos enviados de smartphones desconhecidos. Altere a identificação e senha padrão, que vem configurado no aparelho.

#3 – Todo cuidado é pouco

É importante monitorar o uso do celular enquanto uma criança utiliza o aparelho. Se você tem filhos pequenos, o ideal é que a criança tenha um dispositivo só para jogos, para não comprometer o seu pessoal, que possui aplicativos de bancos e outras informações importantes.

#2 – Verifique a reputação do app

Ler os comentários, a reputação, os artigos e as avaliações sobre o aplicativo antes de baixar é fundamental para conhecer a marca e a procedência do aplicativo

#1 – Baixe apps de fontes confiáveis

Fontes confiáveis e lojas de fabricantes são sempre a melhor opção, pois os apps são verificados antes de serem disponibilizados para download. Na dúvida, não baixe.

10 jogos para celular que são os principais alvos de hackers

#10 – Head Soccer

jogos para celular

No jogo de futebol Head Soccer, foram reconhecidas mais de 56 mil tentativas de infecções por de vírus. Se efetivas, as ameaças fazem com que diversos anúncios indevidos apareçam na tela do celular.

#9 – Super Mario Run

Existem muitas versões falsificadas do Super Mario Run em lojas terceirizadas de apps. Antes de qualquer lançamento oficial, que tem data marcada para dia 23 de março, os cibercriminosos já haviam lançado seus próprios aplicativos relacionados ao Mario.

jogos para celular

Desde 2012, encontramos mais de 9.000 aplicativos usando o nome Mario em várias fontes online. Ou seja, desde muito tempo antes do lançamento do jogo.

#8 – My Talking Tom

O game requer que os usuários cuidem do gato Tom. Seu sucesso é imenso entre crianças, que acabam baixando sem saber o que estão fazendo.

jogos para celular

Ele tem mais de 64 mil tentativas de infecção e também transmitia vírus por links de mensagens.

#7 – My Talking Angela

Angela é a versão feminina do gato Tom, que repete falas e caiu na graça da criançada. Nem ela escapou da mira dos cibercriminosos.

jogos para celular

Foram mais de 59 mil tentativas de infectar o usuário, exatamente da mesma forma que o My Talking Tom.

#6 – Plants Vs Zombies

jogos para celular

Um dos jogos para celular perigosos é o Plants Vs Zombies, que faz com que ao usuário defenda o seu jardim de sedentos zombies e foi alvo de mais de 82 mil tentativas de infecção, também transmitido por links de contatos aparentemente confiáveis.

#5 – Minecraft

O famoso jogo Minecraft, lançado para diversas plataformas nos últimos anos, também está na lista dos mais atingidos por hackers. Como ele é um aplicativo pago, a solução de muitos é buscar por meios “paralelos” de baixá-lo e, assim, acabam sendo infectados.

jogos para celular

Dessa forma, s hackers têm desenvolvido apps, sem custo, que imitam a versão oficial para confundir os usuários e ter acesso aos seus dados. As ameaças são voltadas para o roubo de informações bancárias.

#4 – Asphalt 7

O Asphalt 7, um dos jogos para celular que permite com que o jogador pilote carros de luxo nas cidades mais badaladas do mundo, foi alvo de mais de 144 mil tentativas de ataque.

jogos para celular

A maioria dos vírus induzem o usuário a se inscrever em programas pagos de SMS, espalhado via mensagens de contatos no Whatsapp.

#3 – Contest of Champions

Um dos jogos para celular mais infectados e preferido dos hackers, Marvel Contest of Champions já sofreu mais de 218 mil tentativas de infecção, com o objetivo de roubar dados do usuário e bloquear o celular da vítima.

jogos para celular

A liberação do aparelho só aconteceria mediante depósito bancário para o cibercriminoso.

#2 – Need for Speed: Shift

jogos para celular

Need for Speed, outro jogo multiplataformas, foi alvo de mais de 99 mil tentativas de infecção. Também é infectado por links no Whatsapp. Portanto, todo cuidado é pouco ao clicar em links enviados por contatos no Whatsapp.

#1 – Tetris

Um dos jogos para celular mais populares, Tetris, também foi alvo de hackers, com mais 78 mil tentativas de infecção.

jogos para celular

Os cibercriminosos aproveitam sua popularidade entre os usuários para espalhar malwares que induzem o usuário a se inscrever em programas pagos de SMS.
jogos para celular
O negócio agora é ficar mais atento quanto aos jogos para celular que utilizamos. Se você curtiu o post, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais! 😉

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of