Você sabe como decorar um ambiente? Sua casa tem uma decoração bacana? A maioria das respostas dos homens para essas perguntas seria negativa. É claro que existem exceções e os perfis masculinos estão mudando, mas, na maioria dos casos, os homens não se ligam muito nisso. Para (tentar) mudar esse quadro, hoje vamos falar sobre decoração masculina!

decoração masculina

É importante aprender como tornar sua casa mais parecida com você e com os seus interesse. Afinal de contas, decoração masculina não precisa ser sinônimo de desleixo.

O mundo é repleto de clichês, mas nós não precisamos mais fazer parte deles. Lembra daquele velho estereótipo de que decoração é coisa de mulher e que casa de homem só precisa ter os móveis e eletrodomésticos básicos? “Casa de homem é daquele jeito… não tem nem um bibelô ou uma plantinha”. Quem nunca, né?

Ainda bem que as coisas estão mudando. E a verdade é que existem os caras que realmente não ligam mesmo para decoração e acham tudo uma grande bobagem, sim. Mas, também existe uma grande parcela de caras que curtem decoração pra caramba e encontram dificuldade para achar referências de decoração masculina para usarem como inspiração.

E, como vocês já sabem, nosso blog é voltado para você e os demais Machos de Verdade que querem pensar fora da caixinha e fugir desses estereótipos antiquados e conservadores que a sociedade atribui para nós!

Mas, o que significa decoração masculina?

E por que ela se difere da decoração tradicional?

Bom, existem duas formas de responder essa pergunta. A primeira é deixando claro que a decoração, quando feita por um profissional, é pensada para quem vai usufruir dela, certo?

decoração masculina

E, a não ser que o próprio homem procure o profissional responsável, na maioria das vezes, quem se envolve com esse processo de diálogo com um designer de interiores são as mulheres. Ou seja, são elas quem mandam na escolha de materiais, revestimentos, cores e, principalmente, dos itens de decoração.

Isso faz com que os ambientes tenham toques femininos que são bem característicos. Se você é casado e sua mulher foi responsável pela decoração, você vai perceber que sua casa tem vários objetos que não dizem nada sobre você, mas dizem muito sobre o gosto pessoal da sua esposa.

Além disso, a decoração masculina se difere da tradicional por contar com elementos da cultura masculina, como cervejas, bandas de rock, jogos, whiskys, filmes, referências de humor, etc.

Claro que esses segmentos não são classificados como apenas masculinos. Mas, culturalmente falando, remetem aos gostos masculinos.

Identifique o seu estilo

Identificar o seu estilo é um passo importante para construir um ambiente com a sua identidade. Você gosta de ambientes rústicos, com a madeira como material predominante e tons terrosos?

Ou você curte mais uma pegada moderna e minimalista? Você tem algum interesse que gostaria que ficasse claro na decoração da sua casa? Como seu time de futebol, sua banda ou filme preferido ou até mesmo uma cor que você gosta mais?

Qual parte da casa é mais importante para você? O que você considera mais importante: preço, conforto ou visual dos móveis e objetos? Você é mais caseiro ou gosta de sair bastante?

decoração masculina

Você aprecia ambientes mais sérios e neutros ou se interessa por visuais mais descolados e diferentes? Você pratica esportes?

Você quer mudar a decoração da sua casa para que seja mais atraente para alguém ou para você mesmo? Você tem animais de estimação? Você trabalha em casa?

Responda essas perguntas com sinceridade, para, aos poucos, construir o seu estilo e suas preferências para sua decoração masculina.

Como decorar sua casa com seu estilo

Agora que você já tem na cabeça qual o seu estilo, chegou a hora de pensarmos como isso pode ser inserido na decoração masculina da sua casa.  

Quando falamos de decoração, lembre-se que não funciona como uma receita de bolo. Segundo profissionais da arquitetura e do design, o importante é conhecer os gostos e características de quem vai utilizar o espaço.

Em relação as cores, os tons mais escuros, como azul marinho e verde militar, são indicados para os homens mais clássicos. Os tons de cinza dão sofisticação ao espaço, se é isso que você procura. Se você não é muito fã de cores, pode apostar em tons de marrom em escala, desde o bege até o marrom escuro.

Cores neutras como preto, branco, marrom e cinza tornam a decoração dos ambientes mais sérias, mas utilizar tons mais fortes e intensos de maneira pontual traz estilo ao ambiente, sem deixá-lo menos masculino.

decoração masculina

Os mais modernos e criativos podem apostar na iluminação para criar efeitos visuais bacanas, além de adesivos, pinturas diferentes e cores ousadas e vibrantes. Se você trabalha em casa, cores estimulantes e criativas são bem vindas, como o amarelo e o laranja.

O amarelo harmonizado com cinza é uma tendência de decoração masculina, deixando o ambiente masculino e agradável.

Tenham cuidado apenas para não carregar demais nas cores escuras, pois isso pode carregar também o ambiente e torná-lo pesado. Balanceie com alguns acabamentos e cores mais suaves e vivas.

Em relação a materiais e superfícies, o couro, o metal, a madeira, o revestimento de tijolos e o cimento batido são boas pedidas para tornar o ambiente mais masculino com muito bom gosto.

Alguns elementos chaves

Coisas que não podem faltar na sua decoração: quadros com referências de coisas que você gosta, filmes, atrizes, cervejas, jogos, ilustrações, qualquer coisa. Os quadros são fundamentais para dar o toque de personalidade no seu espaço.

Plantas dão um ar maduro e agradável ao ambiente. E elas não precisam ser, necessariamente, femininas. Na dúvida, aposte nos cactos e nas suculentas. São estilosos e extremamente simples de cuidar.

decoração masculina

Um bar também é fundamental para a decoração masculina. Separe um espaço para guardar as bebidas, se inspire em pallets e caixotes de feira e deixe a imaginação fluir. Aparadores também podem servir como bar, assim como tambores e estantes.

Se você gosta de cozinhar, aposte em uma cozinha com ilha e alguns bancos, para receber os amigos. E claro: não se esqueça dos utensílios de cozinha que você mais utiliza. Se você cozinha, deve conhecê-los bem. Se não cozinha, clique aqui e confira 6 receitas para iniciantes e comece a se aventurar!

Conheça o Pinterest do Macho de Verdade

Se você ainda não conhece, nós recomendamos fortemente o Pinterest. A rede social funciona como um mural digital. Você cria painéis diversos, do seus temas preferidos e, a partir disso, você compartilha e gerencia fotos inspiradoras de segmentos específicos, tudo voltado para o seu gosto pessoal.

Se você se interessa por design de interiores, o Pinterest será muito útil, pois o que não falta na rede são postagens relacionadas a decoração masculina. Claro que os temas são infinitos, mas o site é mundialmente conhecido pelas referências em decoração.

O blog Macho de Verdade tem um perfil super bacana no Pinterest. Nós temos painéis que agradam a todos os homens, com temas de cerveja, mulheres tatuadas, mulheres curvilíneas, filmes, séries, tecnologia, viagens, carros e motos  e, principalmente, decoração masculina.

Se você quer uma fonte infinita de inspiração na hora de decorar a sua casa, para que tudo seja a sua cara, sem gastar uma fortuna, siga a gente no Pinterest!

E aí, curtiu nosso bate papo sobre decoração masculina? Você se interessa sobre o assunto, gostaria de ver mais sobre isso aqui no blog? Conta pra gente nos comentários! Nós queremos ouvir sua opinião! 😉

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments