12 maneiras simples e rápidas para você reduzir o estresse no dia a dia

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Todos sabemos que a vida é agitação constante. Estamos sempre correndo, correndo para chegar no trabalho, correndo para chegar a faculdade, correndo para resolver nossos problemas, correndo para dar conta de tudo. O resultado de toda essa movimentação, na grande maioria das vezes, não pode ser outro: estresse.

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Precisar de um dia com 48 horas é uma realidade na vida de muitos brasileiros. Como as jornadas de trabalho são longas, sobra pouquíssimo tempo para resolver problemas não relacionados ao trabalho e ainda menos tempo para a vida pessoal, família e lazer.

Não ter tempo suficiente para se divertir e relaxar é um problema gravíssimo fruto da vida moderna. E, não tendo tempo para diversão e relaxamento, os sinais do estresse já começam a aparecer.

O estresse coloca seu corpo em estado de alerta. Em doses baixas (mas realmente baixas, como resultado de pressões leves no trabalho), ele pode ajudar você a terminar mais rapidamente o seu trabalho, por exemplo. Pode servir também como motivação para que você dê o seu melhor. Porém, estar constantemente no modo de emergência, a sua mente e o seu corpo pagarão o preço.

As grandes cargas de adrenalina liberadas em nosso sangue devido à preocupações constantes, pressões intensas, correrias, são as responsáveis pelo estresse. Como você não está realizando nenhuma atividade que necessite toda aquela adrenalina, o efeito dela no seu corpo acaba sendo reverso.

Precisamos é de encontrar mais tempo e disposição para cuidar de nós mesmos e de nossos afazeres, afinal, “a compaixão por nós mesmos significa compaixão pelos outros”, já dizia Brene Brown. Devemos prestar atenção nos desejos mais básicos e simples do nosso corpo, para que ele responda de maneira saudável aos seus comandos.

Sintomas de estresse

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Os sintomas de estresse são variados, e, na maioria das vezes, são confundidos com sintomas de cansaço, exaustão. Esses são alguns sinais que o corpo demonstra quando está sob forte estresse:

  • Mudança no apetite;
  • Tensão muscular;
  • Algum tipo de problema de pele;
  • Sensação de desgaste constante;
  • Alteração do sono (dormir demais ou de menos);
  • Formigamento;
  • Ansiedade;
  • Depressão
  • Problemas de atenção, concentração e memória;
  • Perda de interesse pelas coisas;
  • Alterações bruscas no humor;
  • Hipertensão;
  • Queda de cabelo;
  • Impaciência;
  • Tontura;
  • Insônia;
  • Dor de cabeça frequente.

Causas do estresse

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As causas do estresse, também conhecidas como fatores de estresse, são as situações e pressões que desencadeiam a alta liberação de hormônios do estresse no seu sangue, como a adrenalina e cortisol. Essas situações podem ser das mais variadas.

Qualquer situação, pessoa ou instituição pode colocar exigências elevadas sobre você, e isso desencadear o estresse. Até mesmo coisas boas, pelas quais sonhamos, como comprar um carro novo, comprar uma casa, entrar na faculdade, casar, ser promovido. O resultado é satisfatório para você, porém, o trajeto até chegar lá é repleto de estresse.

De modo geral, o estresse é gerado por situações, ou uma sequência de situações, que tiram você do seu estado normal, da sua velocidade natural para desempenhar funções e alteram seu estado mental, físico, psicológico e emocional.

Grandes mudanças na vida podem causar estresse, assim como problemas financeiros, falta de tempo, crianças e família, dificuldades no relacionamento, trabalho, estudos, tráfego diário, morte de um ente querido, divórcio, prisão, demissão, aposentadoria, gravidez, dentre vários outros fatores.

Porém, fatores internos também podem causar estresse, como pessimismo excessivo, perfeccionismo, pensamentos negativos, expectativas irrealistas, incapacidade de aceitar as incertezas.

Como controlar o estresse

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O estresse se torna perigoso quando é excessivo e supera nossa capacidade de adaptação, ou quando persiste por muito tempo. Para tratar e eliminar o estresse da sua vida, é necessário identificar quais são as suas causas, ou seja, quais são os elementos “estressores”, responsáveis pela alta carga de estresse no seu corpo.

Analise a sua vida, seu relacionamento, o seu trabalho, sua família, seus amigos, sua relação com você mesmo, e descubra qual (ou quais) desses aspectos estão causando mais estresse, te cobrando e te pressionando mais. Pense em uma alternativa para amenizar esse efeito estressante. Busque se afastar daquilo que está te trazendo mal.

Além disso,se não descansarmos adequadamente, nossa capacidade de atenção, concentração, memória, julgamento e tomada de decisão ficarão comprometidas. O estresse não é negativo apenas pelos seus sintomas inconvenientes, mas também pelo seu efeito extremamente negativo, a exaustão.

Priorize o seu bem estar. Durma bem, cuide da sua saúde, não seja relapso em relação a própria saúde, alimente-se de forma saudável, faça atividades físicas, evite substâncias como café, bebidas alcoólicas, tabaco e outras drogas, e, principalmente, não deixe de ter momentos de prazer e relaxamento. Eles são fundamentais para aliviar o estresse.

Além dessas dicas, que são básicas, trouxemos mais 10 dicas práticas para diminuir o estresse no dia a dia. Confira!

12 maneiras de controlar o estresse emocional

#1 – Libere os íons negativos

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Os íons são moléculas que escoam na corrente sanguínea de todos os seres humanos, ajudando a criar a serotonina. Os íons ganham carga negativa a partir da natureza. É por isso que nos sentimos tão surpresos e calmos quando respiramos aquele ar fresco ou tiramos um dia para andar em meio a uma floresta, lago ou perto do mar.

Por isso, investir em passeios nessas áreas, certamente ajudará você a refletir e se sentir mais calmo, em contato direto com a natureza. Aposte nessa ideia, principalmente nos dias em que o estresse te pegar desprevenido. A melhora é certeira!

#2 – Faça uma rápida corrida

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Movimentar-se de forma mais rápida pode, sim, ajudar você a amenizar o estresse do dia a dia. Por isso, não importa se você correrá 100 ou 500 metros, apenas corra. Mesmo que seja em volta do quarteirão.

Este pequeno exercício ajudará você a liberar boa parte da energia negativa que está internalizada no corpo e fará com que você fique menos ansioso, menos estressado e com novas energias positivas.

Por isso, se estiver passando por um momento de estresse, corra!

#3 – Beijar

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Vários estudos têm demonstrado que os sentimentos agradáveis gerados através do contato humano são uma das melhores maneiras de combater o estresse. O beijo principalmente.

Se você puder, abrace alguém em um momento de estresse. Melhor ainda se você puder dar um beijo em alguém. O beijo e o abraço liberam o hormônio oxitocina, que faz com que os níveis de estresse reduzam consideravelmente.

#4 – Invista na limpeza

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Você sabia que limpar ou arrumar um espaço que precisa de uma mãozinha pode ser um ótimo redutor de estresse? Pois é, limpar significa uma mente organizada e livre de estresse.

Se por um acaso houver algo em desordem ou qualquer coisa suja e que precisa de você, certamente poderá lhe gerar um pouco de estresse. Por isso, invista na limpeza ou apenas organize algo em casa, no trabalho. Ajudar outras pessoas também é extremamente válido nessa situação. Tudo está em suas mãos.

#5 – Gritar

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Pode parecer loucura para uns, mas gritar exterioriza o sentimento de frustração e estresse de qualquer ser humano, em qualquer momento da vida. Claro que você não vai sair gritando na frente de todos no trabalho, mas se puder dar um grito que seja, no banheiro, ou mesmo em casa quando você estiver sozinho, muitas das energias negativas podem sair do corpo com esse simples gesto.

#6 – Cantar

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Dificilmente existe alguém que não goste de cantar, não é mesmo? Então, que tal colocar aquela música ou álbum que você adora e soltar a voz dentro de casa? Assim como gritar, cantar é uma liberação total do espírito e a pessoa sente uma paz interior pouco tempo depois que investe nessa atividade.

Muitas pessoas nem mesmo sabiam disso, a maioria não coloca muita fé, mas é algo tão poderoso para o corpo, que chega a ser uma das melhores formas de combater o estresse e a ansiedade.

#7 – Procure fazer o oposto daquilo que você costuma fazer

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Se o estresse está fazendo você arrancar os cabelos, principalmente com o acúmulo de tantas energias negativas ou resposta muitas vezes contrárias àquelas que você gostaria de obter, uma bom exercício é tentar fazer o oposto das coisas.

Você está se sentindo para baixo ou frustrado com algo? Respire fundo, aperte outras mãos, cumprimente novas pessoas, sorria mais!

Você tem vontade de gritar com as pessoas? Respire fundo e tente enxergar que a briga e o estresse de nada ajudarão você a solucionar grandes ou médios problemas. Quanto mais você praticar esses exercícios opostos ao que você está sentindo, mais fácil o estresse deixará seu corpo, dando lugar a um sentimento de compreensão e paz interior. Você se sentirá orgulhoso de si mesmo.

#8 – Dê uma passo para trás, para só assim conseguir dar dois para frente

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Dar um passo para trás significa, muitas vezes, se policiar com relação ao momento que você está vivendo. Se por acaso existe alguma atividade ou situação estressante que você passa diariamente, muitas vezes, parar e refletir, para só depois tomar uma atitude é o melhor a fazer.

Por isso, afaste-se, respire, pense, principalmente, nas situações que alimentam seu estresse de forma constante. Faça isso sempre que necessário. Lembre de qual é a finalidade, e depois volte e faça até o fim aquilo que você precisa.

#9 – Saiba dizer “não” a certos tipos de emoções

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Nossos pensamentos podem nos levar a situações que chegam perto do que é considerado “loucura”. Esses pensamentos se movem como verdadeiros relâmpagos em nossa mente, e afetam diretamente nosso corpo e nossa disposição.

Ao sentir que isso está acontecendo, que seus pensamentos estão tomando conta da sua cabeça e até mesmo de suas atitudes, pare e diga para si mesmo, “pare, chega!”. Essa simples atitude sacudirá suas ideias e lhe dará tempo de reavaliar a situação e minimizar os níveis de estresse. Isso geralmente ajuda muita gente a relaxar e refletir qual atitude tomar em seguida, de maneira mais sábia.

#10 – Aprenda a relaxar

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Se sua temperatura corporal está subindo e você está deixando o estresse ditar as regras de sua vida, abrir a porta da geladeira ou do congelador é uma dica bastante importante (porém esquisita) de tentar acabar com o estresse.

Às vezes uma ótima pedida é tomar um banho com a temperatura da água mais morna, pois ela ajudará a relaxar sua musculatura e dará aquela sensação de estar lavando a alma e deixando no ralo toda a energia negativa que você acumulou durante o dia.

#11 – Faça coisas que você gosta

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Muitas vezes, as tarefas e responsabilidades do dia a dia consomem todo o nosso tempo, eliminando as chances de fazermos atividades que trazem satisfação pessoal e reabastecem a energia — como viajar, praticar atividades físicas, estar em contato com a natureza e brincar com seu filho ou animal de estimação.

Essa atitude, somada ao excesso de energia gasta com as coisas que não podemos mudar, gera um desequilíbrio energético (uma vez que não nos permitimos recarregar as energia e gastamos mais do que o necessário). É justamente daí que surge o esgotamento e o estresse.

#12 – Cobre-se menos e comemore mais

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Toda pessoa que se cobra demais é um perfeccionista nato. Esse excesso de cobrança pessoal, entretanto, causa uma pressão tão grande que nada será satisfatório. Isso porque o perfeccionista não consegue enxergar e comemorar suas conquistas e vitórias, acreditando que sempre pode fazer melhor. Esse tipo de atitude causa problemas para lidar com imprevistos, e a pessoa passa a ver somente o lado negativo das coisas.

Ou seja, quem se cobra demais é uma panela de pressão a ponto de explodir, e é impossível não viver estressado dessa forma. Então, chegou a hora de deixar essas cobranças para trás e ver que realmente estamos o tempo todo dando o melhor que temos.

Por fim, saiba que o estresse é realmente algo que está tomando conta da vida das pessoas, deixando-as cada vez mais reféns de si mesmo. Por isso, se você quiser reduzi-lo, invista nessas dicas e comece a evitá-lo toda vez que ele bater à sua porta.

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