Estamos em clima de fim de ano! E, nessa semana que antecede o Natal, acontece a famigerada festa de fim de ano da firma, caso você tenha a sua ou trabalhe em uma. 

festa de fim de ano

Você ou já teve a sua desse ano ou terá nos próximos dias. E sempre fica aquele pensamento: não posso dar nenhuma mancada, não posso encher a cara demais e nem dançar em cima da mesa ou pagar algum tipo de vexame.

Existem diversos tipos de empresa e, com isso, vários tipos de festa de fim de ano. Tem empresa que os colaboradores são bons de copo,  o pessoal todo bebe e se deixar, depois da festa, saem pra beber mais. Já outras são mais sérias e regradas.

Para não colocar a carreira em risco por bobeira, é importante lembrar que a festa é uma extensão do ambiente de trabalho e o melhor a se fazer é tentar se comportar de maneira ética e responsável, deixando os excessos e as comemorações mais animadas para os momentos em que não estiver sob o olhar dos colegas de trabalho. Com os amigos, por exemplo.

Além disso, tem o clássico caso do dia seguinte: não se trabalha, apenas comenta da festa e aproveita para zoar a galera. Mas, se você não quer ser aquele cara zoado após a confraternização, elaboramos algumas dicas para não fazer feio na festa da firma. Confere aí!

8 dicas para evitar gafes na festa de fim de ano da empresa

#8 – Faça o possível para comparecer

festa de fim de ano

Independente do tamanho da festa, a empresa investiu tempo e dinheiro para proporcionar a interação e um bom clima entre os funcionários e, dependendo da cultura da empresa e do cargo do funcionário, a presença do colaborador é esperada pelos gestores. Ou seja: os chefes esperam que você esteja lá.

É importante prestigiar. Se você não for, deixa margem para as pessoas interpretarem da maneira que eles quiserem. Eles podem entender que você não está comprometido, não está interessado, não está na mesma frequência da empresa. Mesmo que você não goste, faça o possível para comparecer.

#7 – Não dê “só uma passadinha”

festa de fim de ano

Ficar apenas 15 minutos na festa pode ser interpretado como falta de interesse. Em alguns casos, a liderança da organização aproveita o momento em que todos estão reunidos para fazer um pronunciamento sobre os resultados obtidos no ano e o que está esperando para o próximo ano.

É recomendável que o funcionário fique até o final desses discursos, não apenas por educação, mas para se inteirar sobre os assuntos da companhia. A partir daí é como aniversário, depois que cantou os parabéns fica quem quiser. Ficar 15 minutos é mostrar que não está interessado e só está ali de corpo presente, para cumprir uma obrigação.

Porém, como as festas acontecem geralmente no período noturno e alguns dos colaboradores têm filhos ou outras questões pessoais para cuidar, é normal que nem todos possam ficar até o final. Não precisa permanecer até o fim, apenas o suficiente para que as pessoas notem que você esteve lá.

#6 – Beba com moderação

festa de fim de ano

Essa é a dica de ouro. A bebida alcoólica acaba se tornando uma propulsora de comportamentos inadequados. Quando o funcionário é convidado para a festa da empresa, a bebida alcoólica é uma das primeiras coisas a vir na cabeça.

Tem sim que tomar uma ou duas doses, para ficar mais tranquilo e tomar coragem de conversar com as pessoas das áreas que você não conhece. Porém, geralmente as bagunças e os escândalos começam com o álcool. Se não tem certeza de que vai conseguir se controlar, o ideal é ficar na água e refrigerante e deixar para extravasar junto com amigos e família, sem a presença do seu chefe.

#5 – Lembre-se que o amanhã existe

festa de fim de ano

Algumas empresas têm uma cultura mais formal e esperam que seus funcionários mantenham essa postura no ambiente de trabalho. No caso da festa de fim de ano, ela pode ser consideradas como parte da organização e, portanto, a formalidade deve continuar presente.

Isso não significa que o funcionário deve virar uma estátua de cera e não aproveitar a música. Você pode dar uma dançadinha, pode brincar. Só não pode colocar a gravata na cabeça e fazer coisas toscas, como subir em cima da mesa, dar em cima de alguém, enfim. Alguma bobagem desnecessária. Além disso, além de ser observado, você pode estar  ser filmado por alguém mal intencionado e o vídeo cair na internet.

#4 – Coma o suficiente

festa de fim de ano

As pessoas adoram ter motivos para comentar. Não precisa exagerar no tamanho do prato ou ter pressa para comer, O departamento responsável por organizar a festa normalmente toma os cuidados necessários para que não falte comida ou bebida.

Portanto, não é necessário se desesperar na hora de comer. Além disso, as festas duram algumas horas, tempo suficiente para experimentar de tudo um pouco. Não precisa comer como se aquela fosse sua última refeição da vida. Aproveite com calma e educação.

#3 – Aproveite para fortalecer os relacionamentos

festa de fim de ano

Em uma festa de fim de ano de empresa, o que mais vai ser falado é de trabalho. Óbvio. Mas não precisa ser assim. Apesar de ser um assunto em comum a todos os presentes na comemoração, tentar relaxar e conversar sobre amenidades não relacionadas ao mundo corporativo é a melhor maneira de fazer amizades e conhecer colegas de outras áreas, aumentando sua rede de relacionamentos na empresa.

É interessante que você aproveite a situação para reconstruir algumas relações que ao longo do ano foram tensas. É o momento de sentar, conversar e trocar assuntos de uma maneira mais amena e agradável. Ou se aproximar de alguém que tem uma função legal que você quer aprender mais sobre. Fortaleça os relacionamentos, não fale só de trabalho.

#2 – Não force intimidade com o seu chefe

festa de fim de ano

Embora os líderes da empresa não estejam exercendo o papel de autoridade durante a festa de fim de ano, eles continuam sendo chefes e podem avaliar o comportamento dos funcionários naquele momento.

Assuntos inadequados ou pessoais demais, quando não existe uma relação de intimidade entre o gestor e o subordinado, podem prejudicar a imagem do profissional. Lembre-se: por mais que ele esteja tomando uma cerveja com você, seu chefe não se transformou em um amigo para o qual você vai fazer confidências e falar sobre os seus problemas no casamento. Mantenha limites.

Confira nosso post com dicas de comportamento de um funcionário que dificilmente será demitido.

#1 – Desculpe-se pelos excessos

festa de fim de ano

Se por falta de experiência, ou por excesso de bebida alcoólica, ou por não ter lido nosso post, você cometer alguma gafe que incomodou a liderança da empresa ou outros colegas, é recomendável que a pessoa peça desculpas quando voltar ao escritório. Desta maneira, ela se mostrará humilde e pode reverter a situação, dependendo do tamanho do estrago.

[epico_capture_sc id=”2101″]

Se você curtiu o conteúdo, compartilhe nas redes sociais enquanto há tempo! 😉

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of