Para que a rotina de treinamento físico dê certo, você sabe que ela não termina quando você sai da academia, certo? O exercício físico é fundamental, mas suas ações e atitudes fora de lá também são muito importantes para que o seu planejamento dê certo.

exercício físico

Por falta de tempo, ignorância ou negligência, uma série de hábitos podem afetar negativamente os benefícios adquiridos durante o exercício físico.

A BBC, com ajuda de Juan Francisco Marco, professor do Centro de Ciência do Esporte e Alta Performance da Espanha, organizou uma lista com as piores atitudes relacionadas ao exercício físico, e nós hoje trouxemos essa lista para vocês.

Você sabia, por exemplo, que a importância do banho após o exercício físico vai além da higiene?

Se você não faz ideia do que estamos falando, continue a leitura e mude seus hábitos para conseguir manter o exercício físico em prol do seu bem estar!

7 atitudes que podem sabotar seu exercício físico

Quando o assunto é saúde e malhação, não dá pra ficar no meio termo, os resultados dependem de um estilo de vida equilibrado e hábitos de acordo com sua rotina na academia.

Portanto, é muito importante evitar algumas manias, como as que vamos citar abaixo:

#7 – Fumar

Parece óbvio, mas tem muita gente que ainda fuma um cigarro logo após o exercício, buscando relaxamento. Porém, essa atitude é quase um suicídio.

exercício físico

Fumar por si só já faz mal, mas seu efeito se multiplica depois do exercício físico porque todo o sistema respiratório está mais aberto, e todas as toxinas do tabaco entram com mais facilidade nos pulmões e no organismo.

#6 – Esquecer-se da alimentação

Além de se hidratar, as pessoas precisam recarregar os depósitos de gordura, para repor a energia perdida, e de proteína, para reparar o quanto antes as microfissuras que acontecem em nível molecular no organismo.

Ainda que essas últimas possam ser atacadas com shakes de proteína, o mais natural é que isso aconteça por meio da alimentação.

exercício físico

O professor sugere o consumo de proteínas de absorção rápida depois do exercício físico “para aproveitar que o músculo está mais contraído e tem mais irrigação sanguínea”.

Entre os alimentos desta categoria estão o atum e a soja.

Temos um artigo no blog sobre quais os melhores alimentos para ingerir após o treino de exercício físico, para potencializar os resultados. Clique aqui para conferir.

Agora, para reabastecer carboidratos sem culpa, recomenda-se alimentos com absorção média ou lenta, como arroz, massas ou cereais. Em pouca quantidade, já que a ideia é apenas recarregar, ressalta Juan Francisco Marco.

Ele afirma que carboidratos de rápida absorção não dão ao corpo o tempo necessário para assimilá-los.

Se de um lado você está se recuperando, recarregando as reservas, por outro acumula os excessos que o organismo não consegue processar, acumulando gordura. São consideradas de rápida absorção as frutas e os açúcares comuns ou lácteos.

#5 – Não se hidratar

Se você ainda não se acostumou com a hidratação em peso durante o exercício físico, no final, não dá para escapar, ainda que a recomendação geral é beber líquidos antes, durante e depois do treino.

Basta água ou qualquer bebida isotônica, que você pode tranquilamente fazer em casa, sugere o especialista.

exercício físico

Por exemplo: 750 mililitros de água, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, uma colher de sopa de açúcar mascavo e o suco de uma laranja ou limão para dar sabor são suficientes.

O importante é não confundir bebidas isotônicas com as energéticas, a base de taurina ou guaraná, que servem como estimulantes, e não para relaxar. Os energéticos ativam o organismo.

Se pretendemos restabelecer a calma e normalizar os níveis fisiológicos, não é este tipo de bebida que vai ajudar. Aposte nos isotônicos, preferencialmente naturais e feitos em casa, sem conservantes.

#3 – Cair na tentação do sofá

Um estudo recente sugere que uma rotina de exercícios, por mais vigorosa que seja, não consegue anular o efeito negativo causado pelo hábito de passar muitas horas sentado.

Muito tempo no sofá, por exemplo, pode estimular doenças no coração.

exercício físicoDepois de treinar duro, este tipo de hábito é ainda mais questionável.

“É muito ruim para o corpo uma mudança tão drástica como saltar de um exercício intenso para a inércia total. É bom manter um mínimo de atividade para que o corpo desacelere pouco a pouco”, diz o professor do centro de alto rendimento.

Para o corpo, é melhor manter-se ativo, mesmo que com o mínimo de intensidade.

#2 – Não tomar banho

Além dos aspectos higiênicos e sociais, tomar banho depois do exercício físico cumpre uma função específica que beneficia o organismo.

exercício físico

E, principalmente, estimula a circulação sanguínea, fortalece a pele e ajuda a lipólise, que é um processo metabólico realizado a queimar gordura. Com a queda de temperatura, o corpo acelera o metabolismo para gerar calor. Recomenda-se banhos com água fria.

Se você não suporta água fria, pode começar com água quente ou morna, que permite que os poros sejam abertos e toxinas sejam removidas. Depois, é aconselhável coragem para tentar encarar a água “ao natural”.

#1 – Não se alongar

Esse é um erro fatal. Após a intensidade de um exercício, é importante que o corpo retome a calma, essencial para relaxar os músculos e estabilizar todo o sistema cardiorrespiratório.

exercício físico

Isso se resolve basicamente com exercícios muito suaves de alongamento, que chamamos de ‘alongamento de descarga’, sempre com baixa intensidade. 

“É melhor fazer cada alongamento por cerca de 15 a 20 segundos, e no máximo dois movimentos diferentes por músculo”, afirma o professor.

E aí? Curtiu as dicas para manter a forma e não errar no seu treinamento diário? Então comente aí o quê mais você faz em prol da sua saúde e bem estar!

Compartilhe com seus amigos também e curta nossa página clicando no banner logo abaixo.

exercício físico

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
15 Dicas Para Saber Como Ganhar Massa Muscular Mais Rápido Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] conheça os erros que estão te sabotando na meta de como ganhar massa […]