Todo macho que se preze sabe que a testosterona é o principal hormônio masculino. Ela auxilia em uma infinidade de coisas. Porém o excesso de testosterona pode ser (muito) prejudicial para o homem.

Por isso, continue com a gente para saber como reconhecer os sinais da testosterona alta e deixar os níveis equilibrados no organismo. Assim será possível aumentar a massa muscular e melhorar o desempenho na cama sem sofrer efeitos indesejados.

Porque não vale a pena ficar todo bombado mas afugentar todas as gatas com o mau humor, não acha?

O que a testosterona faz no corpo, mesmo?

A produção de testosterona é controlada pela hipófise e o hormônio é sintetizado nos testículos. Ela controla o desenvolvimento das características sexuais do homem e as funções de reprodução do nosso corpo. Como o desejo sexual, a ereção, e a produção dos espermatozoides, por exemplo.

Também desempenha papel importante contribuindo para o bem estar físico e mental. Isso porque o hormônio atua na construção muscular, na saúde do coração e dos ossos, na produção de energia, no controle do humor e até na conservação da memória. (Caramba!)

Mas o principal motivo pelo qual os homens estão fazendo uso de reposição de testosterona é para ganhar massa muscular e melhorar a ereção. E não tem problema algum em querer isso, afinal, a testosterona acelera nossos ganhos (tanto na academia quanto na cama!).

O problema disso é quando a reposição é artificial. Porque além dos efeitos colaterais desse tipo de método os níveis podem ficar desregulados. E então o corpo começa a dar sinais do excesso de testosterona. (Vamos falar deles mais adiante.)

Os riscos da reposição artificial da testosterona

Então não se iluda. Porque o uso de remédios que contém testosterona vai trazer muito mais danos do que os benefícios iniciais. Só para você ter uma ideia, o consumo prolongado de testosterona artificial pode bloquear sua produção natural e te deixar dependente. Daí vem a temida disfunção erétil.

No corpo surge o colesterol alto, câncer no fígadodoenças cardiovasculares e risco de infarto. Mas se o excesso de testosterona é ruim, a baixa testosterona também é.

Portanto, para garantir que você tenha o desempenho que deseja o mais indicado é apostar na reposição natural. Por quê? Porque a reposição natural não é feita com o próprio hormônio. Mas com todos os elementos que produzem a testosterona no corpo. Dessa forma, o corpo é induzido a produzir naturalmente e você ainda se beneficia das propriedades desses nutrientes. Bem melhor, não é mesmo?

Esse tipo de reposição pode ser feito com alimentação ou suplementação específica, além de exercícios e práticas simples.

Leia mais: 15 Maneiras de Aumentar a Testosterona Naturalmente

Se quiser uma boa dica de suplementação, conheça o Bullcaps. Ele possui em sua fórmula todos os nutrientes essenciais para a produção de testosterona além de extrato seco de alimentos estimulantes como a maca peruana, o ginseng e a catuaba. Para acessar o site oficial basta clicar aqui ou no banner abaixo:excesso de testosterona

O que pode causar excesso de testosterona?

Em primeiro lugar, a causa pode ser provocada pelo próprio homem. Muitos homens no meio esportivo procuram potencializar os efeitos do treino com o uso da testosterona. Começam a usar esteroides e anabolizantes e constatar que os ganhos vêm mais rápido. Isso no início. Porque depois de um tempo aparecem os contras que citamos como a dependência, a disfunção erétil, câncer no fígado e doenças cardiovasculares. Essa é a primeira e, diga-se de passagem, mais irresponsável causa do excesso de testosterona.

Depois vem a reposição artificial que pode ter sido receitada com as melhores das intenções. Por causa de uma baixa hormonal ou pelos benefícios do aumento da testosterona, por exemplo. Porém, como toda alternativa artificial, o nível pode não ser muito bem controlado e se desequilibrar no organismo. Assim, se você está com baixa do hormônio ou mesmo quer usufruir dos benefícios do hormônio, siga a dica do Macho De Verdade e opte pelo aumento natural da testosterona.

E, por fim, pode ser que o homem sofra de um desequilíbrio hormonal, o que causa o excesso de testosterona. Situações de perigo constante, estresse e problemas emocionais, por exemplo, podem ativar o sistema de “fuga” no organismo e elevar os níveis de testosterona.

Quais os sinais de excesso da testosterona?

Então é isso aí: como vimos, elevar o nível de testosterona faz bem mas também não vale pecar pelo excesso!

Enquanto níveis superiores permitem a construção mais fácil de músculos, mais energia e ereções melhores, o excesso de testosterona afeta diretamente a saúde física. E ainda causa o efeito reverso na saúde sexual. Então definitivamente não é um bom negócio, amigo!

Portanto, é melhor pensar em parar de usar a testosterona de forma artificial. Nada de esteroides, anabolizantes e injeções do hormônio. O excesso de testosterona faz mal, como você viu, e esses efeitos negativos já começam pelos sinais que o homem começa a emitir.

Por isso, caso se identifique com os sinais abaixo, tome uma atitude!

Suspenda a aplicação artificial caso faça uso dela ou vá ao médico endocrinologista caso seja uma alteração do organismo. E então prefira a reposição natural.

Atenção aos sinais do excesso de testosterona:

#1 – Alterações de humor e agressividade

A testosterona também atua no sistema nervoso e, quando está muito alta, altera o humor e deixa o homem mais agressivo. Homens com excesso de testosterona possuem uma tendência muito maior de entrarem em brigas com outras pessoas. Ou agir por impulso em situações sociais, sem a reflexão necessária.

Podem ter alguns ataques de raiva sem que haja um gatilho real para que estas reações ocorram. Ou mesmo passar da euforia para a fúria em questão de minutos.

excesso de testosterona

(Cara, desse jeito você não vai conquistar mulher nenhuma!)

#2 – Depressão

Ao contrário da agressividade, a depressão não possui nenhuma descarga de energia. O corpo, na verdade, sente-se exausto e abatido. Junto com a tristeza inexplicável vem a perda de apetite, músculos doloridos, insônia ou excesso de sono, e grandes variações de peso. Pessoas que sofrem de depressão também costumam passar pela perda de interesse nas atividades que gostavam.

A depressão causada pelo excesso de testosterona ocorre em função da interferência no equilíbrio hormonal, fazendo o corpo reagir negativamente às condições químicas do organismo.

#3 – Crescimento exagerado de pelos

O excesso de testosterona em homens pode provocar um grande aumento do crescimento de pelos. Você irá perceber o surgimento de bulbos capilares onde ainda não existia. Por isso, a menos que você queira virar um Gorila, esse efeito será muito incômodo, e então é um sinal para se atentar.

#4 – Atrofia dos testículos e impotência

Se a testosterona baixa provoca uma diminuição do desejo sexual, o excesso pode atrofiar os testículos e causar infertilidade e impotência sexual. (De novo, nada de anabolizantes! Porque os prejuízos são irreversíveis!)

#5 – Outros sinais de excesso de testosterona no homem

  • Pressão alta
  • Aumento dos níveis de colesterol
  • Apneia do sono e outros distúrbios do sono
  • Voz mais grossa e irregular
  • Alteração da estética corporal
  • Maxilar mais largo
  • Aumento do apetite
  • Depressão
  • Baixa contagem de espermatozoides
  • Baixo volume de esperma

Para combater esse último sinal, você pode conferir agora mesmo o vídeo do Davi Ribeiro sobre como aumentar o volume do esperma:

O que fazer para combater o excesso de testosterona?

Se faz uso de anabolizantes, já sabe, considere suspender esse tipo de química. Da mesma forma, caso esteja em tratamento de reposição artificial converse com o seu médico para reduzir a dosagem, ou, melhor: substituir pela suplementação alimentar.

Finalmente, se não faz uso de qualquer aplicação artificial, consulte um médico endocrinologista para confirmar os sintomas com um exame de sangue. Siga as orientações médicas e sempre que quiser aumentar a testosterona, dê preferência às alternativas naturais. Combinado?

Então por hoje é só. Deixe seu comentário se gostou do artigo e continue acompanhando nossos conteúdos.

Até mais aqui no Macho de Verdade!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of