Manter um casamento feliz, com paixão e sem crises é o sonho da maioria das pessoas, sejam elas homens ou mulheres. A diferença é que, normalmente, as mulheres demonstram mais esse desejo e se preocupam mais em zelar pelo matrimônio do que seus parceiros – o que é um erro masculino gravíssimo.

A falta de atenção dos homens em relação a questões do casamento é um dos fatores mais destrutivos para a união. Nós tendemos a achar que está tudo bem, e quando não está, tendemos a fugir dos problemas, em vez de sentarmos e discutirmos com nossas parceiras a melhor solução.

Muitas vezes, isso acontece por medo de desencadear brigas, por falta de paciência para esse tipo de conversa, por não conseguir se colocar no lugar da sua parceira, por não conseguir analisar criticamente as deficiências da relação, por nunca conseguirem chegar a um acordo… enfim. Fatores que seriam suavizados, caso a comunicação fosse uma aliada do casal.

Como viver um casamento feliz? Melhore a comunicação entre o casal!

A comunicação para chegar no consenso das decisões é fundamental. É preciso muita, muita, muita, muuuuita conversa – um casal que não tem uma boa comunicação precisa trabalhar esse ponto para que o casamento seja prazeroso, duradouro e não desgastante para os dois lados.

                     Clique aqui e saiba como melhorar sua comunicação com sua parceira!

E, é sempre importante lembrar que o sucesso do seu casamento é sua responsabilidade, assim como é da sua esposa. Nós, homens, escondemos esses fatos, mas queremos nos sentir amados, desejados e cuidados.

Mas, para que isso aconteça, precisamos amar, desejar e cuidar também. De maneira intensa, genuína e honesta, sem esperar nada em troca, além dos frutos positivos que irão surgir naturalmente, caso haja dedicação e respeito.

Seu casamento está em crise? Confira as dicas para um casamento feliz!

Hoje, trazemos 29 dicas absolutamente infalíveis para manter um casamento feliz e duradouro, comprovadas por pessoas que já passaram por divórcios e por psicólogos especialistas em relacionamentos.

A ideia aqui é fazer desse artigo um material de consulta, para que você olhe regularmente e pense se está aplicando essas dicas no seu dia a dia, e reflita se está fazendo o melhor possível pelo seu casamento e pela sua parceira, dando o seu melhor desempenho como homem e como amante.

Vamos às dicas:

# 1 – Tenha Orgulho de ser visto com ela

Casais realmente felizes têm prazer de serem vistos juntos e estão frequentemente em algum tipo de contato afetuoso. Não economize carinhos, mesmo que em público. Mãos dadas nunca será cafona. O homem quando se sente seguro quanto ao que sente, não tem vergonha de demonstrar seu afeto publicamente – é apenas uma expressão da sua realização e felicidade.

# 2 – Faça do seu Casamento um eterno Namoro

Existe uma frase célebre, de Theodor Körner, que diz o seguinte: “o bom casamento é um eterno noivado”. Mas um eterno namoro é ainda melhor! Sabe o que dizem sobre o início de namoro. Aliás… você se lembra como vocês eram no início do namoro, não é?

Você sempre tentando surpreender, pensando em surpresas, nunca sendo rude ou grosseiro, tentando todas as formas para ser mais atraente do que o normal, mostrando o melhor de si e tentando impressionar. Esse é o espírito que deve persistir diariamente no seu casamento. É claro que não dá para fazer todas essas coisas todos os dias, mas certifique-se de fazê-las com uma frequência razoável.

# 3 – Convide para uma caminhada

Escolha um belo parque da sua cidade e a convide para um passeio juntinhos, de mãos dadas. Sem data específica, sem motivo, apenas passear. Sem paredes e nem limites, a consciência do que está ao nosso redor aumenta.

Vocês vão se sentir mais abertos um ao outro. Além disso, a beleza do cenário fará com que vocês se sintam mais conectados, mais próximos. E, vamos combinar: ficar de cara amarrada, mal humorado ou na crise em meio à natureza é quase impossível, não é mesmo?

# 4 – Cultive interesses em comum com ela

É importante que vocês realizem coisas juntos, e, mais do que isso, que você cultive os interesses que vocês têm em comum. Caso eles sejam poucos, crie novos! Pense em coisas que ela pode gostar. A melhor e mais efetiva opção é assistir algum seriado juntos – afinal, é algo que exige uma continuidade e você pode fazer desse momento um compromisso do casal.

Além disso, pode ser algum tipo de música ou um artista para vocês curtirem juntos – ouvindo em casa ou indo em alguma apresentação. Filmes em comum. Se ela gostar apenas de romance, faça um esforço, e busque opções diferentes mais leves que ela possa se interessar. Um esporte. Um local. Um tipo de comida. Seja qual for o interesse, o importante é que vocês compartilhem dele juntos.

# 5 – Seja altruísta

Não estamos falando para você ser um buda, mas deixar o egoísmo de lado é fundamental para o desenvolvimento de um relacionamento saudável. A preocupação com o bem estar do outro é uma das atitudes mais importantes para a felicidade conjugal. Esqueça um pouco o “eu”, pense mais no “ela” e no “nós”. Fazer bem pelo “nós”, automaticamente, fará bem para o “eu”.

Busque satisfazer as necessidades da sua parceira, na medida do possível. Coloque essas necessidades como suas também. Afinal, vocês são um time. Um auxiliando o outro para que cresçam e vençam juntos.

# 6 –  Se abracem ao se encontrar

Não é porque vocês moram juntos que precisam economizar no toque na hora que se encontram depois de um dia separados, certo? Demonstre felicidade em revê-la. Deixe transparecer como a presença dela faz diferença na sua vida e no seu humor.

# 7 – Seja honesto nas finanças

Assuntos financeiros são uma das maiores causas de brigas conjugais. E grande parte dessas brigas poderiam ser evitadas se os cônjuges fossem sinceros uns com os outros em relação aos gastos e ganhos.

Por isso, seja honesto. Deixe o jogo aberto. Se comprou algo, mesmo caro, mesmo inútil, mesmo sabendo que ela vai reclamar ou achar ruim, conte para ela. Não omita informações com medo das consequências.

Para auxiliar sua vida financeira e da sua parceira, esse post traz dicas para aumentar a renda e viver bem financeiramente. Já esse post indica 5 erros financeiros para vocês evitarem e prosperarem juntos.

# 8 – Surpreenda a sua parceira

Existem várias formas de surpreender sua parceira. As clássicas são: um jantar romântico sem avisar, preparado por você; uma reserva em um restaurante bacana que vocês estavam doidos para conhecer; uma flor quando voltar pra casa, ou um bilhetinho ao lado dela da cama quando você sair mais cedo; uma mensagem de amor no celular; uma viagem surpresa em um final de semana qualquer.

Porém, além dessas, você ainda pode surpreendê-la de diversas formas, como por exemplo, fazer a inscrição dela em um curso que ela sempre quis fazer, mas nunca teve coragem. Ou começar a fazer uma atividade física que ela sempre te incentivou e você sempre fugiu. Ou visitar sua avó sem que ela fique te cobrando. Tudo que foge da rotina é surpreendente, portanto, aproveite e explore isso ao máximo!

# 9 – Seja fiel em pensamento, palavras e ações

A fidelidade é um assunto sério. Inúmeros casamentos felizes são destruídos pela traição e já tá todo mundo cansado de saber como funciona. Por isso, fuja de situações que sejam favoráveis a isso.

E, principalmente, leve como um mantra para sua vida no relacionamento: não faça com ela o que você não gostaria que ela fizesse com você.

Você se sentiria confortável se ela conversasse fiado com um monte de caras, curtisse foto de uns gostosões no instagram e ficasse secando absolutamente todo homem que passe? Tenho certeza que não… então, não faça o mesmo.

Respeite a sua parceira e respeite o compromisso que vocês assumiram juntos. Um relacionamento é construído por acordos. Vocês prometeram serem fiéis um ao outro até o fim. Então assim seja. Honre sua palavra. Se o desejo surgir, se a tentação falar mais alto, converse, seja sincero. Não traia a confiança da mulher que você ama.

# 10 – Dê apoio e seja o porto seguro dela

O apoio do parceiro é fundamental para um casamento feliz. Apoie sua mulher de todas as formas que você conseguir.

Apoie mudanças. Apoie um novo projeto pessoal, um novo trabalho, uma viagem, um plano mirabolante que seja. Apoie num momento de doença, de tristeza ou de fraqueza. Apoie caso ela tenha algum tipo de dificuldade ou doença psicológica. Apoie em caso de doença, de brigas externas, de dificuldades no trabalho, de conflitos internos.. esteja sempre lá para apoiá-la e fazer com que ela se sinta amparada e jamais sozinha.

David Reuben uma vez disse: “O casamento é como uma longa viagem em um pequeno barco a remo: se um passageiro começar a balançar o barco, o outro terá que estabilizá-lo; caso contrário, os dois afundarão juntos“.

# 11 – Concentre-se nos pontos positivos da sua parceira

Tudo depende do que você procura: se você procurar defeitos em sua esposa, é certo que encontrará. O mesmo acontece com as qualidades.

Quando o casamento esfriar, quando vocês estiverem distantes e engolidos pela rotina, ressalte mentalmente as infinitas qualidades que ela tem. Relembre os aspectos dela pelos quais você se apaixonou quando começaram a namorar.

E não se esqueça de falar para ela como você aprecia cada uma dessas qualidades. Algo inesperado, como a responsabilidade, o senso de justiça, o bom gosto para vinhos, o jeito que ela organiza suas camisas. Qualquer coisa é válida. Os casais felizes preferem observar e acentuar as qualidades um do outro do que denegrir de alguma forma. Isso os ajuda a lidar com os defeitos.

# 12 – Diga “eu te amo” e “tenha um bom dia” todas as manhãs

Não deixe que a rotina apague o romantismo do seu casamento. Não haja como se sua esposa fosse uma mera companheira de casa.

Essa é uma ótima maneira de lembrá-la do seu amor e do quanto você espera que o dia seja leve. Dizer essas coisas ajuda sua parceira a lidar com mais tranquilidade com toda a correria e stress do dia a dia, como engarrafamentos, discussões, problemas no trabalho, etc. O ânimo dela para começar um novo dia será muito maior – e esse mérito vai ser todo seu.

# 13 – Não se esqueça das rapidinhas pela manhã

Com o passar dos anos, é possível que o sexo dê aquela esfriada. Mas cabe a você (e a ela) não deixarem isso acontecer. O sexo pela manhã pode fazer verdadeiros milagres para a vida de um casal.

Vocês se aproximam ainda mais, lembram um do outro de uma maneira gostosa ao longo do dia e, com certeza, o dia será infinitamente mais leve. Sem contar as possibilidades de rolar novamente a noite: se você tiver sorte grande, pode acontecer. Nunca deixe de tentar.

# 14 – Não abra mão de conhecer lugares diferentes

A rotina é uma constante na vida de quase todos nós. E muitas vezes pode ser uma das maiores inimigas de um casamento feliz e duradouro. Por isso, para garantir a paixão, é importante sempre pensar em maneiras de driblar a mesmice.

Viagens são sempre uma boa solução para esse problema, mas nem sempre o orçamento permite. Nesse caso, não deixe o motel de lado. Não é uma exclusividade dos casais em efervescência ou que ainda namoram: uma ida ao motel também pode fazer verdadeiros milagres por um casamento.

O ambiente diferente, a energia, os filmes pornôs, a hidromassagem… enfim. São tantos atrativos para turbinar o seu prazer que é praticamente impossível sair com a temperatura menor que 40 graus. Confira esse post com várias sugestões de motéis pelas maiores capitais do Brasil!

# 15 – Verifique como está sendo o dia dela

Se possível, dê um jeito de conversar com ela em algum momento ao longo do dia para saber como vão as coisas. Essa é uma ótima maneira de se manterem em sintonia e, também, ajustar suas expectativas.

Se ela estiver tendo um dia horrível, você estará pronto para acolhê-la quando chegar em casa (sem expectativas de fazer algo diferente disso).

Esse vídeo traz ainda mais dicas para manter seu casamento feliz e sem crises:

# 16 – Incentive o carinho e a gentileza

Preste mais atenção nos gestos amáveis da sua parceira, assim como os diversos cuidados carinhosos e gentilezas que ela faz para você no dia a dia. Retribua com um elogio, um sorriso, um agradecimento. Não deixe passar em branco.

Agir com delicadeza estimula futuras gentilezas. Mas o exagero também não funciona: mela demais e fica forçado. Estudos indicam que relacionamentos de sucesso respeitam a proporção de cinco elogios para uma crítica, em média.

# 17 – Peça perdão e perdoe

Ser capaz de perdoar é uma das maiores virtudes do ser humano e um dos pilares de um casamento feliz. Nós somos imperfeitos e algumas vezes metemos os pés pelas mãos – nada mais natural do que isso. Porém, sempre que isso acontecer, não adie um pedido sincero de desculpas.

Não vá dormir com algo engasgado na garganta. A noite remoendo problemas pode ser muito destrutiva para vocês dois. Seja sincero: exponha seus erros e caso ela te magoe, perdoe-a de coração. Ou deixe claro sua dificuldade em lidar com aquele vacilo. Conversem sempre. Dar e receber perdão são essenciais para uma vida plena a dois.

# 18 – Tire do quarto tudo que “rouba” seu tesão e seja só dela

Comece pela TV. É sério. O quarto é um espaço sagrado para a intimidade de vocês e não deve ser associado a nada que diminua o desejo ou distraia vocês um do outro.

Deve ser aconchegante, ter a opção de luzes mais baixas e remeter, imediatamente, ao lugar do casal, só de vocês. Se tiver alguma decoração que não represente vocês dois, talvez seja bom mudar.

E tem mais: cientistas constataram que os casais que aboliram a TV do dormitório passaram a transar duas vezes mais. Experimente. Se der vontade de assistir um filminho deitados, sempre tem a opção de assistir na sala ou então trazer o notebook pra cama. Para manter a vida sexual sempre ativa, não deixe de conferir esse post com excelentes dicas para deixar o sexo no casamento em chamas!

# 19 – Confie e seja confiável

Um casamento atormentado pela sombra do ciúme não tem chances de durar. Isso é fato. Se você almeja um casamento feliz, confie na sua parceira. Confie mesmo. Deixe que ela viva, saia com as amigas, tenha liberdade. Dessa forma, ela fará o mesmo por você.

E, claro, dê motivos para que ela possa confiar com você. Seja confiável.

# 20 – Encoraje as diferenças e desafios

Eu sei que falamos ali em cima sobre cultivar os interesses em comum, mas as diferenças também podem ser extremamente úteis para um casamento feliz. Quando um casal reclama que o fogo da paixão acabou, um dos motivos pode ser porque as diferenças entre eles acabaram sufocadas pela rotina ou por brigadas frequentes.

Convença sua parceira a resgatar amigas e passatempos da época em que vocês ainda não se conheciam, ou se aventurar por áreas que ela não domina (nem pretende dominar). Faça o mesmo com você mesmo.

Leve-a a um evento de carros. Se permita fazer uma aula de uma dança louca na academia dela. Saiam juntos da zona de conforto de cada um.

Quanto mais coisas diferentes vocês fizerem, maior será a proximidade entre os dois e menor a chance de vocês terminarem sentados em frente à TV sem assuntos novos para conversar.

# 21 – Definam um sonho em comum

É normal que o casal faça um monte de planos, mas eles costumam ser atropelados pela correria cotidiana ou pelos objetivos que envolvem os filhos.

Portanto, a cada início de ano (ou em outra época que seja melhor e mais tranquila para vocês), defina um objetivo em comum. Uma espécie de loucura. Vale conhecer outro país, aprender uma nova língua, um novo ofício, fazer uma luta juntos. Comprar e reformar um carro antigo. Viajar para pescar. Fazer aulas de teatro juntos. Apresentarem uma peça, até. Fazer um mochilão. Mergulho. Qualquer coisa vale, na verdade!

Refletir sobre o futuro é uma das formas mais eficazes de prolongar a felicidade conjugal, pois significa que vocês pretendem continuar juntos por muito tempo.

# 22 – Saiba lidar com divergências sem brigas

Respeite sua parceira quando ela discordar de você. Busque entender seus motivos. O convívio a dois pode ser complicado, mas torna-se mais leve quando nós nos colocamos no lugar do outro.

Conversem sempre que estiver sendo difícil chegar a um acordo. Não elevem a voz por bobagens.

# 23 – Lembre-se das vantagens de estar casado

Quando bater o desânimo, lembre como é bom chegar em casa e ter alguém para ouvir seus problemas. Lembre como é bom ter alguém que se preocupa com você por inteiro: desde a sua saúde, muitas vezes deixada de lado, até suas roupas, suas dificuldades, seus perrengues, sua família, seu trabalho.

Lembre como é bom dividir a vida com alguém. Lembre como é bom passar o tempo livre ao lado dela. Lembre como é maravilhosa a intimidade sexual que vocês já desenvolveram até aqui. Lembre como sua esposa é maravilhosa, desempenha mil funções e nunca te deixou na mão.

Lembre dos objetivos a curto, médio e longo prazo que vocês estabeleceram juntos. Lembre do infinito de possibilidades que vocês têm para viverem juntos pela frente.

Lembre de tudo isso e renove suas esperanças no seu casamento.

# 24 – Não adie a felicidade

Algumas pessoas esperam que o casamento feliz só vai se estabelecer de fato quando comprarem uma casa, ou quando tiverem seu primeiro carro, ou quando encontrarem um emprego melhor, ou quando conquistarem seu diploma universitário, ou quando tiverem filhos.

Essas coisas servem apenas para intensificar a felicidade que vocês já tem. Seja feliz agora, com a realidade atual. Ressalte as partes boas em vez de ressaltar o que está faltando. Seja feliz pelas plantas que vocês compraram. Pelo cachorro. Pelos amigos que vocês tem. Seja feliz por terem encontrado um ao outro.

Estabeleça, sim, objetivos, mas não faça que o trajeto até alcançá-los seja infeliz ou incompleto.

# 25 – Fuja de discussões com grandes chances de brigas épicas

Quando vocês estiverem conversando e a conversa levar à uma discussão, a discussão levar à uma briga e uma briga levar aos berros ou coisa pior, pare. Deem um tempo até que a cabeça esfrie. Dê uma volta, tome um banho, retire-se um pouco, fique longe dela.

Quando os ânimos se acalmarem, tentem conversar civilizadamente. Brigas muito intensas sempre causam feridas difíceis de serem curadas.

# 26 – Andem na mesma direção

Um casamento feliz só é possível quando ambos têm a mesma visão sobre a vida, valores e interesses semelhantes e objetivos comuns, sejam eles temporários ou eternos.

Se sua parceira sempre sonhou em ser mãe e ter uma família enorme, e você tem pavor desse panorama, é mais difícil que dê certo. É importante que vocês dois, juntos, estejam caminhando para o mesmo lugar.

# 27 – Vá para cama ao mesmo tempo

Isso é comum no início do casamento, mas é preciso se atentar para que essa prática não se perca. Irem para a cama juntos é um símbolo forte de cumplicidade. 

Não importa se um de vocês sairá da cama mais cedo, ou se vocês vão ler, usar o notebook ou tablet antes de dormir: o importante é o ato de dividirem esse momento.

# 28 – Sempre tente ser um parceiro melhor na cama

É importante que a sua saúde sexual esteja em dia. Nenhuma mulher, por mais compreensiva que ela seja, vai permanecer sem tomar uma atitude quando algo não vai bem. Por isso, se você identificar que sofre de ejaculação precoce ou outra disfunção sexual, procure sua parceira para falar sobre o assunto.

É provável que ela já tenha identificado o problema e está pronta para te ajudar, aguardando sua iniciativa e interesse em se tratar. Quando isso acontece, o problema passa a ser do casal, não apenas seu.

# 29 – Dialogue sempre!

Essa é, com certeza, a dica mais valiosa que trazemos hoje. O diálogo é a base de todo e qualquer casamento feliz e saudável. Conversem, troquem idéias, experiências. Fale quando algo te incomodar. Fale também quando algo te agradar. Conversem para chegar a um consenso, conversem para se entender.

Escute com atenção o que sua parceira tem a dizer. Não interrompa. Não coloque palavras a mais no que ela disse e nem tire conclusões precipitadas das falas dela. Não permita que ela faça isso com você.

Um casal que consegue se comunicar é um casal que tem grandes chances de ficarem juntos para sempre, pois nenhum problema ou crise vai ser grande o suficiente ou complicada o suficiente que eles não sejam capazes de conversar e resolver.

E aí? Você tem mais dicas para um casamento feliz? Quais problemas você enfrenta atualmente no seu casamento? Conta pra gente! Vamos juntos tentar achar uma solução.

Se você curtiu o post, não deixe de compartilhar com seus amigos!

4
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
O que as mulheres querem nos homens? As pesquisas te contam!Dicas simples de como ser feliz no casamento todos os dias!Relacionamento destrutivo: a ciência comprova que faz mal para saúde!Como ser feliz no casamento e surpreender sua esposa? Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] e dependerá apenas de você cultivá-la e ser criativo na hora de amar ainda mais sua mulher. Clique aqui e confira mais 29 dicas de como ser feliz no […]

trackback

[…] Se você deseja manter um relacionamento feliz, com paixão e sem crises, confere essas 29 dicas infalíveis para um relacionamento duradouro e feliz. São inéditas e pensadas particularmente para você, que se preocupa com seu relacionamento e quer […]

trackback

[…] e dependerá apenas de você cultivá-la e ser criativo na hora de amar ainda mais sua mulher. Clique aqui e confira mais 29 dicas de como ser feliz no […]

trackback

[…] a solução: clique aqui. Se você quer saber dicas que podem ajudar a salvar seu casamento, é só clicar aqui. Se você quer se tornar um verdadeiro mestre do prazer feminino, descubra técnicas totalmente […]