Como arrumar emprego nesta crise econômica que estamos passando? Realmente está difícil, muita gente perdeu seu emprego ou fechou as portas do seu negócio. A oferta de vagas diminuiu e a demanda de candidatos aumentou demais.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o desemprego chega a 11,2% no trimestre e atinge 11,4 milhões de pessoas. Assustador, não é?

Mandar dezenas de currículos por dia, fazer várias entrevistas e não ser chamado é extremamente desmotivador  e abala o psicológico, sem contar nos gastos financeiros que a procura de um emprego traz.

Neste artigo vamos te dar dicas simples porém valiosas de como espantar o fantasma do desemprego e mudar sua situação hoje mesmo!!!

Currículo: a porta de entrada para o emprego certo

O currículo é a porta de entrada para arrumar emprego. Para montar um currículo vencedor é preciso manter o documento atualizado e as informações devem estar bem organizadas.

Adapte seu currículo de acordo com a vaga que for se candidatar,  descrevendo as atividades mais importantes que já realizou em suas experiências de trabalho.

Detalhe seu conhecimento técnico e resultados alcançados anteriormente. Especialistas recomendam ter no máximo duas páginas e colocar o seu nome completo, a idade, o bairro, o e-mail e dois telefones para contato.

DICA: NUNCA MINTA sobre as informações e confira sempre a gramática e a ortografia, isso faz toda a diferença para empresa que vai recebê-lo.

No vídeo abaixo temos dicas para você ter um currículo de sucesso

Sites de emprego: buscando uma vaga na internet

A internet é a uma ferramenta poderosa para você encontrar vagas em diferentes empresas e enviar seu Currículo Vencedor de forma eficiente sem gastar dinheiro.

Existem vários sites GRATUITOS e pagos que ofertam centenas de vagas por dia e são extremamente úteis para conseguir um emprego. Fizemos uma lista com alguns deles; clique, cadastre seu currículo, ache a vaga que você procura e BOA SORTE:

Além disso, as redes sociais são úteis para você aumentar sua rede de contatos e conseguir indicações  de emprego, exitem grupos direcionados para divulgação de vagas no Facebook. Outra alternativa é criar seu perfil no Linkedin, que é a rede social especifica para fazer contatos profissionais.

Entrevista de emprego: o desafio

Esse é o momento mais temido por todos que estão buscando uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Como se não bastasse ter que batalhar pela vaga com outros candidatos, você se vê diante de pessoas que estão lhe observando desde o momento que entrou na sala do processo seletivo.

Nesta etapa, é avaliado mais do que a lista de habilidades técnicas ou a sequência de cargos ocupados, o entrevistador procura explorar o psicológico do candidato para traçar o perfil comportamental e verificar se está de acordo com a politica da empresa.

emprego

Antes de tudo, para uma entrevista de emprego é essencial escolher o que vestir de acordo com a sua área de atuação. Use roupas confortáveis e que passem a ideia de seriedade, porém sem forçar a barra.

É preciso saber responder com clareza e sinceridade a perguntas mais profundas, não tente passar uma imagem falsa da sua personalidade, seja você mesmo! Muitos profissionais são contratos por competência e são demitidos por comportamento.

Especialistas indicam sempre terminar as falas com algo positivo e utilizar a técnica STAR: Situação -Tarefa – Ação – Resultado, para organizar de forma lógica e de fácil entendimento suas conquistas.

No vídeo abaixo temos dicas sobre as 5 perguntas mais importantes em uma entrevista.

Mantenha a calma, o foco e faça seu melhor!!

Qualificação profissional: invista em você!

Mesmo em meio a crise, o mercado brasileiro sofre com a falta de qualificação profissional e essa escassez de talentos tem grande impacto nas estratégias das empresas.

A oitava Pesquisa Anual sobre Escassez de Talentos realizada pelo ManpowerGroup, indica um dado alarmante; 68% dos empresários brasileiros entrevistados reconhecem que têm problemas na hora de preencher vagas em suas organizações.

emprego

O CEO do ManpowerGroup no Brasil, o italiano Riccardo Barberis, diz: “Isso traz queda no desempenho empresarial. O problema só não é maior porque neste momento a economia brasileira não está ‘bombando’. Quando voltar a crescer, isso vai incomodar muito. Felizmente, os empresários estão cientes disso e sabem também que essa será uma questão a ser trabalhada com permanência”.

Essa escassez pode ser uma porta de entrada para um bom emprego, procure cursos na área que você tem experiência profissional e invista, o retorno é garantido.

Emprego autônomo: os dois lados da moeda

A definição de Autônomo é:  aquele que presta serviço em caráter eventual, sem relação de emprego.

Trabalho autônomo é aquele prestado por profissional independente no ajuste e na execução de seu trabalho, ou seja por conta própria tem o poder de organizar, controlar e disciplinar suas atividades, sem qualquer subordinação hierárquica.

Executar esse tipo de trabalho pode ser prazeroso e perigoso, afinal você faz seu lucro e é o único responsável por seu prejuízo.  Tenha determinação e iniciativa para executar as tarefas e fazer sua rede de contatos, pois você vai precisar muito dela pra vender seu produto.

emprego

Faça um planejamento minucioso para estabelecer como você vai “tocar” seu negócio e considere fatores básicos, como custos, jornada de trabalho e previsão de lucros.

Estabeleça metas para incentivar seu trabalho, entretanto, seja realista e não trace objetivos absurdos, eles podem causar desanimo e acabar sendo sua destruição no negócio.

Divida seu tempo entre tarefas diárias e a dedicação total ao trabalho. Equilibre a balança entre sua vida pessoal e a sua vida profissional.

Abaixo temo um vídeo do Canal Futura sobre trabalho autônomo. Vale a pena assistir

Desejamos que você consiga encontrar um bom emprego e que sua vida melhore!! Coloque em prática tudo que você aprendeu neste post e ajude seus amigos que estão desempregados compartilhando agora nas redes sociais.

Até breve.

emprego

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments