Nos dias de hoje, conseguir relaxar e descansar de verdade está virando um privilégio para poucos. As nossas rotinas estão cada vez mais corridas e abarrotadas de tarefas, e tanto o estresse quanto a correria são verdadeiros inimigos de uma boa noite de sono. Como dormir melhor, afinal de contas?

dormir melhorSe tem um lado positivo em toda essa agitação e rotinas aceleradas, é que o sono está mais bem valorizado do que nunca. As pessoas têm percebido a importância de um sono revigorante para que a produtividade continue a mesma.

Dormir melhor é fundamental para a renovação das células do seu corpo. Um período de repouso para o corpo e para a mente, em que a consciência está em inatividade parcial ou completa.

Durante esse período, nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde. O sono fortalece o sistema imunológico, libera a secreção de hormônios — como o de crescimento e insulina —, consolida a memória, deixa a pele mais bonita e saudável, além relaxar e descansar a musculatura.

Se a sua rotina de sono está desregulada, ou se você tem tido problemas de insônia, ou sente que seu sono não tem sido de qualidade, nós separamos hoje dicas imperdíveis de como melhorar o seu sono e, consequentemente, melhorar a sua qualidade de vida.

Como dormir melhor?

#1 – Crie uma rotina antes de dormir

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Quando se trata de dormir melhor, rotinas são aliadas, e não vilãs. Realizar um ritual diário antes de dormir pode fazer verdadeiros milagres pela qualidade do seu sono.

Seu ritual pode incluir tomar um banho quente, fazer yoga, meditar ou ler um livro. Contanto que você execute as mesmas tarefas todos os dias, por volta do mesmo horário, seu cérebro irá começar a associar essas atividades em particular com o seu ritual do sono. Ou seja, será mais fácil pegar no sono, pois o seu cérebro estará condicionado a isso.

#2 – Mantenha seu quarto escuro

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A luz tem um forte efeito sobre o ritmo do seu corpo, e a ausência de luz geralmente indica para seu corpo e cérebro que é hora de desligar. Para facilitar a sonolência, você pode deixar o seu quarto o mais escuro possível.

Se postes ou outras fontes de luz são visíveis da janela do seu quarto, certifique-se de que suas cortinas são grossas o suficiente para bloqueá-los. Mesmo pequenas luzes, como leds em seu computador ou outros dispositivos eletrônicos podem ser responsáveis por te manter acordado. Por isso, considere cobri-los com fita isolante.

#3 – Faça mais exercícios físicos

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É provável que você sinta mais dificuldade para dormir se a maioria do seu dia é gasto fazendo atividades sedentárias, como ficar sentado atrás de uma mesa 8 ou mais horas.

Tente passar pelo menos 15 minutos todos os dias andando ou fazendo algum tipo de exercício. Atividades que aumentam a sua pressão arterial e frequência cardíaca fazem com que você utilize suas reservas de energia, ajudando você a se sentir mais cansado no fim do dia.

#4 – Use sua cama apenas para dormir

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Se sua cama é usada para outras atividades, como leitura durante o dia ou assistir filmes com a sua família, muitas vezes fica mais difícil associar aquele espaço com o sono.

Você também deve evitar lanches para a cama e ficar nela fazendo hora. Deixe-a apenas para dormir. E transar.

#5 – Esvazie sua cabeça antes de dormir

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Ficar divagando sobre a vida e sobre os problemas é a principal razão pela qual as pessoas têm dificuldade em dormir. Desligar a mente pode ser algo difícil, por isso, em vez de pensar sobre tudo no momento em que deita, reserve alguns minutos antes de deitar para resolver seus pensamentos.

Na prática, isso pode significar fazer uma lista de tarefas do que você tem que fazer para amanhã, ou anotar o que está na sua mente, tanto as coisas boas quanto as ruins. Dessa forma, você terá a impressão que está esvaziando sua cabeça antes de dormir. Dessa forma, você adormecerá com maior facilidade e vai acordar com menos frequência durante a noite.

#6 – Mude seus hábitos alimentares

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Sua dieta pode estar contribuindo para a má qualidade do seu sono. E não estamos falando apenas de parar de tomar café à noite.

Ao colocar mais frutas, legumes e cereais integrais na sua dieta e reduzir doces e alimentos industrializados, você irá perceber que vai ser muito mais fácil dormir e continuar dormindo por um tempo considerável. Você também deve evitar ir para cama com muita fome ou com a barriga cheia.

#7 – Desligue os eletrônicos

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Você pode até achar que assistir seu programa de TV favorito ou conferir o seu Facebook antes de dormir é uma boa ideia, mas você está enganado. Isso só fará com que suas noites de sono sejam agitadas.

Pelo menos uma hora antes de dormir, desligue os eletrônicos e deixe-os longe da sua cama. Além disso, tente resistir a tentação de pegar o telefone, caso você levante na madrugada. A tela brilhante pode desencadear sentimentos de vigília, mesmo no meio da noite.

#8 – Encontre formas melhores de acordar

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Para dormir melhor, é preciso acordar melhor. Evite apertar o botão da soneca, não importa o quão cansado você esteja. Cinco ou dez minutos de sono não vão fazer você se sentir mais descansado, e você pode ter ainda mais dificuldade em acordar após o segundo alarme.

Uma vez que você está fora da cama, abra as cortinas e arrume a cama. A luz do sol avisa nosso relógio biológico que já é dia, tornando a tarefa de acordar um pouco mais fácil e menos sofrida.

E essas foram as nossas dicas para você dormir melhor, fáceis e simples de serem aplicadas hoje mesmo. Faça um teste e conte para gente se funcionou!

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