Em tempos de crise e demissões em massa, quem tem um emprego é rei. Por isso, é fundamental que você saiba como manter o seu. Ninguém é demitido por um motivo isolado. A demissão, normalmente, é consequência da soma de diversos erros – alguns mais sérios, outros aparentemente inofensivos.

demissão

A menos que você cometa um erro muito sério, com consequências muito graves, seus erros vão entrando numa espécie de ‘contabilidade’ que pode acabar gerando o desligamento. Funciona assim na maioria dos casos.

Para saber onde mora o perigo, elegemos as 10 atitudes de um funcionário modelo para você se inspirar.

Mantenha a demissão longe com 10 atitudes diárias

#10 – Ser uma pessoa com a qual os outros gostam de trabalhar

Ninguém curte trabalhar ao lado daquele cidadão prepotente, que vive de cara fechada e que rouba a ideia dos colegas, por exemplo. Chefes e coordenadores enxergam com bons olhos o funcionário que se dá bem com todo mundo – significa que ele não tem os defeitos citados anteriormente.

Além disso, para o bom funcionamento da equipe, é importante que os integrantes se deem bem e que a comunicação flua de maneira clara e efetiva. Por isso, seja bacana com os colegas. Mostre bom humor e solicitude sempre que possível. Nos dias ruins, prefira ficar na sua, para não dar patadas desnecessárias.

#9 – Ser honesto

Resultado de imagem para working

Falar de maneira franca com colegas e superiores é uma qualidade bastante valorizada. Principalmente nos momentos difíceis.

Quando algo sai errado, é fundamental conseguir falar sobre o assunto sem desespero, para que o problema possa ser resolvido. Manter uma comunicação honesta em todos os momentos é algo que faz com que seu chefe goste mais de você e valorize ainda mais o seu trabalho.

A honestidade chama atenção no meio corporativo por ser rara. Por isso, deixe claro seus objetivos, quando possível. Fale sobre suas falhas. Seja sincero e isso contará mais pontos do que você imagina.

#8 – Buscar ser uma pessoa melhor

Resultado de imagem para working

Isso conta pontos positivos em todos os aspectos da sua vida, inclusive no âmbito profissional. Significa, basicamente, que você está aberto a críticas, sugestões e conselhos para que, a partir do ponto de vista de pessoas cujas opiniões contribuem para o seu desenvolvimento de alguma forma, seus posicionamentos melhorem e suas atitudes sejam mais bem aproveitadas.

#7 – Reconhecer os próprios erros e as próprias fraquezas

Imagem relacionada

Se o seu chefe é íntegro e profissional, não tem problema algum que ele saiba das suas fraquezas. Assim, ele vai poder ajudar você a desenvolver competências que podem melhorar seu desempenho profissional de diversas maneiras.

# 6 – Cumprir prazos

demissão

Terminar suas tarefas no momento em que você se comprometeu a terminá-las demonstra comprometimento, seriedade e eficiência. Quando o assunto é trabalho, o melhor é não procrastinar nunca, se você deseja fugir da demissão. 

Quem não cumpre datas acaba prejudicando o trabalho dos colegas e, consequentemente, o desempenho da empresa. Um vez você pode ser perdoado. Duas, talvez. Mas, se isso virar rotina, seu chefe irá buscar alguém que consiga desempenhar tarefas nos prazos estabelecidos.

#5 – Fugir de fofocas

Imagem relacionada

Nem sempre é possível ficar de fora de situações polêmicas que podem acontecer dentro de um ambiente corporativo, mas, para evitar a demissão, é possível evitar ao máximo se meter em situações conflituosas, que envolvam fofocas, brigas e disputas.

#4 – Ser, de fato, proativo

Resultado de imagem para working

Todas as empresas buscam funcionários proativos. Mesmo se você não saiba direito o significado dessa palavra, nós explicamos. Tem relação com ser antecipatório: antecipa futuros problemas, necessidades e mudanças, já surgindo com uma solução.

Além disso, o bom funcionário se, eventualmente, ficar sem o que fazer, avisa isso para seu chefe e se oferece para realizar outras tarefas. Tomar a iniciativa é uma característica muito valiosa!

#3 – Expor boas ideias

demissão

Saber como comunicar suas ideias ao chefe e também a sua equipe é uma qualidade e tanto. Por isso, é importante aprender a se expressar da melhor maneira possível e mostrar opiniões sobre problemas e possíveis soluções ao seu superior.

Essa habilidade é importante na sua vida profissional, mas também na pessoal. Comunicação, basicamente, é o que faz o mundo girar.

#2  – Saber planejar

Imagem relacionada

Um bom planejamento estratégico faz com que o tempo de trabalho seja produtivo, e não desperdiçado. O segredo aqui é colocar tudo na ponta do lápis e pensar sempre na forma mais prática e eficiente de conduzir um trabalho, sempre especificando papéis, estratégias, expectativas, métodos, necessidades e o que mais seja preciso para que o objetivo seja alcançado.

#1 – Não perder tempo e energia competindo com outros funcionários

demissão

Por mais que sua vontade seja a de mostrar para todos que você é realmente bom no que faz, o ideal é revelar suas competências sem que isso signifique viver em eterna disputa com seus colegas de trabalho. Briga de ego demonstra infantilidade e é algo totalmente não profissional.

Busque ser melhor a cada dia, e faça questão que seu chefe perceba isso. Em relação aos demais, mantenha apenas uma relação cordial, de amizade, quando for o caso, mas deixe a competição de lado.

Para mais conteúdo de qualidade na sua caixa de entrada, deixe seu e-mail aqui!

[epico_capture_sc id=”2101″]

Se você curtiu o conteúdo, compartilhe no Facebook! 😉

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
10 pequenas diferenças entre pessoas comuns e pessoas bem-sucedidasFesta de fim de ano da firma: dicas do que fazer e do que não fazer Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] Confira nosso post com dicas de comportamento de um funcionário que dificilmente será demitido. […]

trackback

[…] de homens inteligentes e bem sucedidos. Recentemente, publicamos também um artigo com 10 características de um bom profissional que dificilmente será demitido. Além desses, temos também 15 coisas que um homem bem-sucedido […]