Em tempos de crise e demissões em massa, quem tem um emprego é rei. Por isso, é fundamental que você saiba como manter o seu. Ninguém é demitido por um motivo isolado. A demissão, normalmente, é consequência da soma de diversos erros – alguns mais sérios, outros aparentemente inofensivos.
A menos que você cometa um erro muito sério, com consequências muito graves, seus erros vão entrando numa espécie de ‘contabilidade’ que pode acabar gerando o desligamento. Funciona assim na maioria dos casos.
Para saber onde mora o perigo, elegemos as 10 atitudes de um funcionário modelo para você se inspirar.
Mantenha a demissão longe com 10 atitudes diárias
#10 – Ser uma pessoa com a qual os outros gostam de trabalhar
Ninguém curte trabalhar ao lado daquele cidadão prepotente, que vive de cara fechada e que rouba a ideia dos colegas, por exemplo. Chefes e coordenadores enxergam com bons olhos o funcionário que se dá bem com todo mundo – significa que ele não tem os defeitos citados anteriormente.
Além disso, para o bom funcionamento da equipe, é importante que os integrantes se deem bem e que a comunicação flua de maneira clara e efetiva. Por isso, seja bacana com os colegas. Mostre bom humor e solicitude sempre que possível. Nos dias ruins, prefira ficar na sua, para não dar patadas desnecessárias.
#9 – Ser honesto
Falar de maneira franca com colegas e superiores é uma qualidade bastante valorizada. Principalmente nos momentos difíceis.
Quando algo sai errado, é fundamental conseguir falar sobre o assunto sem desespero, para que o problema possa ser resolvido. Manter uma comunicação honesta em todos os momentos é algo que faz com que seu chefe goste mais de você e valorize ainda mais o seu trabalho.
A honestidade chama atenção no meio corporativo por ser rara. Por isso, deixe claro seus objetivos, quando possível. Fale sobre suas falhas. Seja sincero e isso contará mais pontos do que você imagina.
#8 – Buscar ser uma pessoa melhor
Isso conta pontos positivos em todos os aspectos da sua vida, inclusive no âmbito profissional. Significa, basicamente, que você está aberto a críticas, sugestões e conselhos para que, a partir do ponto de vista de pessoas cujas opiniões contribuem para o seu desenvolvimento de alguma forma, seus posicionamentos melhorem e suas atitudes sejam mais bem aproveitadas.
#7 – Reconhecer os próprios erros e as próprias fraquezas
Se o seu chefe é íntegro e profissional, não tem problema algum que ele saiba das suas fraquezas. Assim, ele vai poder ajudar você a desenvolver competências que podem melhorar seu desempenho profissional de diversas maneiras.
# 6 – Cumprir prazos
Terminar suas tarefas no momento em que você se comprometeu a terminá-las demonstra comprometimento, seriedade e eficiência. Quando o assunto é trabalho, o melhor é não procrastinar nunca, se você deseja fugir da demissão.
Quem não cumpre datas acaba prejudicando o trabalho dos colegas e, consequentemente, o desempenho da empresa. Um vez você pode ser perdoado. Duas, talvez. Mas, se isso virar rotina, seu chefe irá buscar alguém que consiga desempenhar tarefas nos prazos estabelecidos.
#5 – Fugir de fofocas
Nem sempre é possível ficar de fora de situações polêmicas que podem acontecer dentro de um ambiente corporativo, mas, para evitar a demissão, é possível evitar ao máximo se meter em situações conflituosas, que envolvam fofocas, brigas e disputas.
#4 – Ser, de fato, proativo
Todas as empresas buscam funcionários proativos. Mesmo se você não saiba direito o significado dessa palavra, nós explicamos. Tem relação com ser antecipatório: antecipa futuros problemas, necessidades e mudanças, já surgindo com uma solução.
Além disso, o bom funcionário se, eventualmente, ficar sem o que fazer, avisa isso para seu chefe e se oferece para realizar outras tarefas. Tomar a iniciativa é uma característica muito valiosa!
#3 – Expor boas ideias
Saber como comunicar suas ideias ao chefe e também a sua equipe é uma qualidade e tanto. Por isso, é importante aprender a se expressar da melhor maneira possível e mostrar opiniões sobre problemas e possíveis soluções ao seu superior.
Essa habilidade é importante na sua vida profissional, mas também na pessoal. Comunicação, basicamente, é o que faz o mundo girar.
#2 – Saber planejar
Um bom planejamento estratégico faz com que o tempo de trabalho seja produtivo, e não desperdiçado. O segredo aqui é colocar tudo na ponta do lápis e pensar sempre na forma mais prática e eficiente de conduzir um trabalho, sempre especificando papéis, estratégias, expectativas, métodos, necessidades e o que mais seja preciso para que o objetivo seja alcançado.
#1 – Não perder tempo e energia competindo com outros funcionários
Por mais que sua vontade seja a de mostrar para todos que você é realmente bom no que faz, o ideal é revelar suas competências sem que isso signifique viver em eterna disputa com seus colegas de trabalho. Briga de ego demonstra infantilidade e é algo totalmente não profissional.
Busque ser melhor a cada dia, e faça questão que seu chefe perceba isso. Em relação aos demais, mantenha apenas uma relação cordial, de amizade, quando for o caso, mas deixe a competição de lado.
Para mais conteúdo de qualidade na sua caixa de entrada, deixe seu e-mail aqui!
[epico_capture_sc id=”2101″]
Se você curtiu o conteúdo, compartilhe no Facebook! 😉
[…] Confira nosso post com dicas de comportamento de um funcionário que dificilmente será demitido. […]
[…] de homens inteligentes e bem sucedidos. Recentemente, publicamos também um artigo com 10 características de um bom profissional que dificilmente será demitido. Além desses, temos também 15 coisas que um homem bem-sucedido […]