Seja Pilsen ou Lager, nacional ou importada, comercial ou artesanal. Não importa: uma cerveja geladinha sempre tem o seu lugar. Saiba você que os benefícios da cerveja vão muito além do sabor e da experiência. Tanto que, ao ser a preferência das rodas de bar de todo o mundo, essa bebida tem quase 10 mil anos de história.

Mesmo sem saber exatamente como o processo de produção da cerveja foi descoberto, verifica-se que a bebida se popularizou na Mesopotâmia, uma vez que deixava as pessoas da época se sentido “alegres e abençoadas”. Na Babilônia, houve a criação de mais de 20 variedades de cerveja, tornando-se moeda de troca durante as civilizações antigas.

Por volta dos 800 anos d. C., a cerveja passa a ser fabricada por grupos germânicos: para se ter uma ideia, a cervejaria mais antiga ainda em funcionamento está na região da Bavária, no Mosteiro Beneditino Weihenstephan, sendo aberta por volta do ano 798. Mais tarde é a Igreja Católica que aproveita dos lucros dessa receita para manter a existência de mosteiros e demais comunidades religiosas.

No século XX, a fabricação de cerveja se tornou crime nos Estados Unidos, durante a Lei Seca, que durou até 1933. Atualmente, a bebida é liberada somente para maiores de idade, assim como no Brasil, oferecendo uma variedade de tipos, fermentações e sabores para todos os públicos. Bacana, não é mesmo? Conheça alguns benefícios dessa bebida – a gente aposta que você não sabia!

Principais benefícios da cerveja

9) Evita problemas nos rins

benefícios da cerveja

>> Conheça o aplicativo que indica a cerveja mais barata perto de você <<

Além de ação diurética, o elevado teor de água na cerveja contribui para o bom funcionamento renal. Há pesquisas que indicam que o consumo regular e moderado da cerveja pode reduzir em até 40% o risco de pedras nos rins. O lúpulo contido na bebida evita a formação de cálculos renais, bem como ajuda a fortalecer os ossos.

Vale lembrar que, em excesso, a cerveja pode agravar algum problema de saúde. Por isso, indica-se que o consumo ideal da bebida seja de até duas cervejas por dia entre homens e mulheres.

8) Ossos mais fortes

benefícios da cerveja

>> Conheça 10 motivos para beber cerveja artesanal <<

É isso mesmo. Tomar aquela cerveja pode estimular e melhorar a saúde dos ossos e dos tecidos conjuntivos. Tudo isso porque os altos níveis de silício presentes na bebida podem melhorar a densidade óssea, o que se torna um dos benefícios da cerveja.

Esse importante mineral encontrado da cevada pode se apresentar em abundância em cervejas mais claras e ser reduzido nas opções escuras, devido ao processo de torra dos grãos.

7) Reduz risco de câncer e diabetes

Além de dar um up no sistema imunológico, o que torna o organismo mais resistente a possíveis infecções, a cerveja pode eliminar cerca de 70% dos agentes cancerígenos quando usada para marinar a carne, uma alternativa para o preparo frito, por exemplo.  

Outro importante benefício é que o consumo de bebidas alcoólicas produz um aumento da sensibilidade à insulina, protegendo contra os riscos de diabetes.

6) Ajuda a controlar o colesterol

benefícios da cerveja

Ao avaliarem os benefícios da cerveja, pesquisas constataram que as fibras presentes na bebida podem aumentar produção dos níveis de HDL, tipo de colesterol que impede a obstrução de veias e artérias, o que ajuda na circulação vascular.

5) Previne doenças cardiovasculares

Contida na composição da cerveja, a vitamina B6 contribui para a redução de substâncias que provocam doenças vasculares no cérebro e no coração.

Pesquisas também apontam que o consumo moderado da bebida pode reduzir o risco de ataques do coração e mortes cardiovasculares em até 40% dos casos. Isso ocorre pois as substâncias da cerveja reduzem os níveis da pressão arterial, principal fator de risco para doenças cardíacas.  

4) Aumenta os níveis de vitamina no organismo

benefícios da cerveja

Essenciais para o organismo na prevenção de problemas no sistema neurológico, cardiovascular e gastrointestinal, as vitaminas do complexo B também ajudam na produção de energia para o corpo, além de reparação nas células.

A cerveja chega a ser uma importante fonte das vitaminas B3, B6, B9 e B12, essa última que, junto com ácido fólico, atua na prevenção de anemia, alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares.

3) Estimula o cérebro e a memória

benefícios da cerveja

Outro destaque entre os benefícios da cerveja é que as substâncias presentes da bebida podem reduzir casos de Alzheimer e outras doenças mentais em até 20%. O silício também contribui para evitar problemas de memória e cognição.

Mas, calma, é bom ressaltar que essa redução só acontece se você for um cervejeiro moderado. Ah, e não vale fingir que esqueceu qual seria a saideira, hein!

2) Reduz casos de insônia

Depois de uma bebedeira, chega a ser comum aquela sonolência, certo? Isso acontece devido a dois compostos (ácido nicotínico e lactoflavina) que promovem a sensação de sono. Por isso, é importante não dirigir automóveis após ingerir essa bebida alcoólica.

Se você estiver há dias sem dormir ou precisando dar aquela relaxada para ter uma boa noite de descanso, basta ingerir duas latinhas para que você tenha o sono dos justos.

1) Combate ao estresse e à ansiedade

benefícios da cerveja

Um levantamento do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) apontou que o consumo moderado de cerveja pode reduzir mais de 26 mil mortes por ano, relacionadas à doenças cardíacas, cerebrais e diabetes.

Indo além, o consumo entre um e dois copos de cerveja diários pode reduzir casos de estresse e ansiedade, que chegam a ser o  mal da vida cotidiana em qualquer lugar do mundo, infelizmente. A cerveja também auxilia na metabolização dos carboidratos presentes no organismo, o que te deixará mais leve.

Como dissemos até aqui, quando ingerida com moderação, aquela cervejinha pode auxiliar você a ter uma vida mais saudável. Porém, é muito importante lembrar que o consumo deve ser responsável, pois, como toda bebida alcoólica, causa vício e dependência. E isso não é nada legal, certo?

O que achou desse artigo sobre os benefícios da cerveja? Compartilhe com a galera e tenha uma boa desculpa para combinar aquele happy hour! Cadastre seu e-mail  em nosso site para conhecer mais todo o universo masculino.

[epico_capture_sc id=”2101″]

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments