Você sabe o que é narguile? Mesmo que não saiba, é provável que esse nome não soe estranho. Trata-se de um objeto extremamente popular nos dias de hoje, principalmente entre os mais jovens.

Se você tem algum amigo ou conhecido que voltou de viagem da Índia ou da Turquia, é muito provável que ele ou ela tenha trazido um narguile de souvenir. Nesses países, berço do narguile, a prática é muito comum. O objeto conta com uma mangueira que pode ter uma piteira ou duas, três, quatro… o ato de fumar narguile é ideal para fazer com os amigos.

narguile

O ritual é semelhante ao de chimarrão, aqui no Brasil. Várias pessoas tomando, às vezes dividindo a cuia, às vezes cada um com o seu. O uso do narguile é uma das mais antigas tradições árabes, um passatempo típico que todo mundo pratica.

E, hoje, nós vamos um pouco mais sobre essa prática, tão controversa para nós, brasileiros. Alguns fumam o narguile e o considera inofensivo, outros já condenam o uso por ser prejudicial a saúde. E existem aqueles ali, no meio, sem saber de qual lado ficar.

Quer saber mais? Segue com a gente!

A origem do narguile

Existem várias versões para a história da origem do narguile. Segundo uma parcela de estudiosos, ele surgiu na América, de onde os europeus a teriam levado para Ásia e a África. Aqueles que defendem a tese de que os africanos viveram na América muito antes do descobrimento, acreditam fielmente que foi assim que o narguile chegou na África.

Porém, os indianos garantem que cerca de 2 mil anos atrás, o narguile já era usado no país, tendo sido ligeiramente modificado pelo Império Otomano. Já os persas também se garantem como os inventores do narguile, utilizado por eles para fumar dokka (a maconha de hoje em dia).

narguile

E os turcos, por volta de 1600, garantem que já tragavam ópio e outras substâncias entorpecentes nesse artefato engenhoso. O nome narguile vem do turco, arguil, que quer dizer cachimbo, simplesmente.

Cada um quer defender o seu peixe e, mesmo que sua origem seja desconhecida, sua popularidade atingiu os quatro cantos do globo. Se você se interessa por lugares exóticos e culturas diferentes, clique aqui e veja 15 lugares para visitar antes de morrer!

O que é e como funciona o narguile?

O narguile, que também é conhecido como cachimbo d’ água ou shisha ou Hookah, é um dispositivo para fumar. Nele, o tabaco é aquecido e a fumaça gerada passa por um filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante, por meio de uma mangueira.

No topo do narguilé fica o fornilho. É dentro dele que vai o fumo aromatizado, ou qualquer outro da sua escolha. Sobre ele, há uma folha de papel-alumínio furado (para deixar o ar entrar) e carvão em brasa.

O corpo, na maioria das vezes feito de vidro, é similar a um decantador. Nele é onde fica o líquido, podendo ser água, suco de frutas, chás aromatizados e até mesmo bebidas alcoólicas. Depende do gosto do freguês.

narguile

Para que a fumaça “desça”, você deve puxar o ar pela mangueira. O ar respirado dá lugar a uma nova quantidade de ar vinda do fornilho: é a fumaça da queima do fumo. A fumaça cria bolhas e atravessa a água, deixando parte das cinzas da queima e substâncias do tabaco. Nessa etapa em que a fumaça passa pelo líquido, ela é resfriada e tem seu sabor acentuado.

Do interior do corpo do narguile, a fumaça segue pela mangueira até a piteira, quase sempre de madeira envernizada e chega até o fumante.

Esse processo se repete a cada tragada, em uma roda de amigos, conversando e se divertindo. Hoje em dia, é comum ver o narguile sendo utilizado em bares, restaurantes e boates, como uma prática inofensiva.

Afinal, fumar narguile faz mal?

Por utilizar mecanismos de filtragem que parecem mais efetivos que o filtro do cigarro, as pessoas acreditam que o narguile é menos nocivo do que o cigarro. Porém, é exatamente o contrário.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma sessão de narguilé, com duração média de 20 a 80 minutos, corresponde à exposição a todos os componentes tóxicos presentes na fumaça de 100 cigarros. Dependendo do ritmo do fumante de cigarros, ele levaria em média de 5 a 10 dias para consumir essa quantidade.

Ou seja: o narguile é ainda pior para a saúde do que os cigarros de filtro. Especialistas apontam que o narguilé tem as mesmas substâncias tóxicas do cigarro comum, porém, o modo como o tabaco é queimado, em carvão em brasa, faz com que sejam liberadas toxinas numa concentração muito maior.

narguile

Embora a OMS reconheça que ainda faltam mais estudos sobre o assunto, a entidade já afirma com certeza que quem usa o narguilé está sujeito às mesmas doenças de um fumante convencional, como infarto, problemas pulmonares, cânceres e disfunção erétil.

Os chamados fumantes passivos, que inalam “por tabela” a fumaça dos consumidores, também correm mais riscos. Isso porque a fumaça do narguilé carrega, além de nicotina e outras substâncias características do fumo, algumas partículas que sobram da queima do carvão usado para aquecer o fumo. Nada disso, porém, tem afastado novos consumidores desse velho cachimbo d’água.

Os maiores afetados

Pelo fato de um único cachimbo poder ser usado por várias pessoas simultaneamente, isso acaba reforçando o aspecto da socialização, algo muito atraente para os jovens. Segundo pesquisas, o narguile tem sido amplamente consumido por jovens de 13 a 15 anos. Aqueles que já consomem outros produtos derivados do tabaco, afirmam fumar narguile com muito mais frequência.

Ou seja, é gostoso para usar de vez em quando, mas nada de fazer disso um hábito, ok?

O que você pensa sobre o uso do narguile? Você fuma? Conta pra gente sua opinião nos comentários!

narguile

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of