Gostou do artigo?

Quando sua felicidade começa a se manifestar por qualquer mulher, realização ou resultado positivo (ou mesmo uma combinação frágil desses três) é bem possível que você esteja sofrendo de dependência emocional. Mas como assim?

dependência emocional

A dependência emocional não é um problema fácil de enfrentar e nem mesmo é culpa sua, mas certamente será um grande desafio para acabar de vez com ela. É preciso coragem para aprender a superá-la, principalmente se você quiser reconquistar o controle da sua própria vida e do seu amor próprio.

Com o passar do tempo você acabará percebendo que será um homem mais independente, mesmo se você já for casado ou não.

Por isso, o artigo de hoje falará exatamente como é possível superar a dependência emocional da sua mulher/parceira a fim de que você possa se autoafirmar e viver uma vida muito mais saudável e prazerosa. Não se esqueça, autoconfiança é tudo!

Vamos lá?

O que é a dependência emocional?

dependência emocional

O amor que é fruto do medo não é amor, é carência. A dependência emocional vem do vazio interior que é desenvolvido quando você abandona a si mesmo para, em seguida, esperar que sua parceira preencha o seu vazio e fazer você se sentir uma pessoa amada e segura.

E, infelizmente, depois de fazer com que sua parceira seja a única fonte – e responsável – pela sua felicidade, segurança e valor, você começa a tentar moldá-la de acordo com a maneira que você gostaria de ser amado, tornando-se um cara muito irritante, mas sem ter ciência disso.

Mas, se de alguma forma você sofre com isso ou já foi abordado por sua parceira com relação a esse terrível defeito, garanto que as dicas abaixo farão com que você repense suas atitudes, de forma a poder tentar ser um homem mais independente e que valorize a individualidade que existe em cada um.

Fique ligado!

#1 – Enxergue a independência como se fosse a resposta para seus problemas

dependência emocional

Quando você está lutando para resolver um problema, sabemos que muitas vezes o caminho mais fácil a ser seguido geralmente é o errado. Logo, você se vê com mais problemas do que costumava ter, já que muitas das suas atitudes são autodestrutivas.

E a percepção desse problema é bastante útil quando você tenta lidar com ele. À medida que o tempo passa e você se torna cada vez mais escravo da boa vontade da sua parceira, você, instantaneamente acabará caindo na real, percebendo que:

“o segredo para a felicidade vem da sua própria liberdade”

Sua primeira atitude deverá ser abraçar o conceito ou o ideal de liberdade para sua própria vida, mas isso não significa que você deve cortar de uma vez a dependência que sente pela própria parceira. Mas você precisa mesmo é fazer um compromisso de superar gradualmente sua dependência, para se tornar emocionalmente livre, da maneira que você achar mais cômoda.

Tenha em mente que esse caminho para se livrar da dependência emocional será uma experiência de aprendizagem que lhe trará paz interior, esperança e felicidade (tanto para você quanto para sua parceira). A boa notícia é que neste ponto você já estará na jornada e gradualmente se sentirá mais capaz de ficar calmo e feliz com maior frequência, sem ter que depender da presença de alguém ao seu lado.

#2 – Reconheça a importância das suas necessidades

dependência emocional

A grande ironia em querer ser um homem menos “necessitado” de atenção da própria mulher é que a solução pode ser a de simplesmente reconhecer que suas necessidades são realmente importantes e não irão desaparecer se você negligenciá-las ou ignorá-las.

A dependência emocional é muitas vezes resultado da sua própria negligência com relação aos seus problemas e necessidades emocionais.

Emocionalmente falando, todos nós precisamos de certas coisas, como segurança, calma e um senso de propósito para nossas vidas. Além disso, a autoaceitação e novas oportunidades de nos conectarmos com pessoas desconhecidas também completam esse quadro de necessidades básicas para qualquer ser humano viver bem e de forma saudável.

Procure dar prioridade a si mesmo, antes de pensar nos outros. Repita diariamente:

“de agora em diante, minha felicidade vem em primeiro lugar”

Se você se sente carente todos os dias, saiba que esse é o sinal de que você precisa fazer mais por si mesmo, sem depender emocionalmente de alguém. O caminho para sua própria independência emocional envolve descobrir não só aquilo que você precisa, mas também como ajudar a si mesmo, de forma construtiva. Há várias maneiras de fazer você se sentir um homem melhor, mas preocupe-se em dar um passo de cada vez.

Lembre-se apenas de que agora você precisará se adaptar às suas necessidades e mudanças.

#3 – Evite colocar como responsabilidade de outras pessoas a sua própria felicidade

dependência emocional

Homens que ainda não aprenderam a cuidar de si mesmos (emocionalmente falando) estão mais propensos a deixar que outras pessoas façam isso por eles. Mas, não importa o quão bem alguém faça você se sentir, o que você precisa mesmo é tirar essa responsabilidade das outras pessoas e abandonar essa dependência emocional, construindo sua própria.

“a responsabilidade de querer ser uma pessoa melhor é toda sua”

É preciso muita prática, mas, eventualmente, você será capaz de tomar conta de si mesmo e esquecer da dependência emocional para sempre. Por exemplo, se você se sentir solitário ou estressado, facilmente poderá dar a volta por cima nesses sentimentos negativos.

Que tal algumas dicas para esses momentos?

  • Respire de forma calma
  • Faça uma sessão de massagem
  • Desligue-se de pensamentos negativos
  • Invista na meditação
  • Assista filmes, leia livros e procure praticar atividades que vocês gosta
  • Caminhe ou pratique atividades físicas
  • Repita sempre as frases de efeito citadas ao longo deste texto.

#4 – Evite confundir suas necessidades como responsabilidade de sua parceira

dependência emocional

Um passo importante no caminho para se libertar da dependência emocional é permitir que sua parceira fique livre ou à parte de possíveis ressentimentos a respeito do seu novo comportamento. Pense que você estará mudando para melhor e não para pior, e de nada adianta ficar ressentido, pois você estará em processo de mudança.

Claro que pode ser tentador ficar bravo ou ressentido quando ela simplesmente não estiver lá para lhe dar suporte em uma crise, mas pense que ela estará atuando junto com você nessa jornada de mudança, então procure se manter firme caso essas situações aconteçam.

Pense em quantas vezes você já passou ao lado de um sem-teto na rua e nem sequer lhe deu alguns trocados. A situação é a mesma, pois a dependência emocional é praticamente um sinônimo de um verdadeiro “mendigo emocional”. Você poderá até pedir ajuda, mas não poderá ser exigente, pois ninguém lhe deve nada, nem mesmo sua parceira.

“a única maneira de livrar-se da dependência emocional de outras pessoas é libertá-los de você mesmo”

Parte da solução dessa dependência emocional é simplesmente aceitar que as pessoas possuem limitações naturais quando se trata de amizade, relacionamentos, humanidade e compreensão. Geralmente as pessoas já acham um absurdo terem que olhar com piedade para outras pessoas que nem mesmo preocupam consigo mesmas; por isso você deve procurar ser um homem melhor e independente emocionalmente.

#5 – Substitua o comportamento de autopiedade por amor próprio

dependência emocional

Os hábitos mentais negativos são um dos principais fatores que levam as pessoas a fugirem de seus próprios problemas, achando que devem depender de outras para resolvê-los.

Talvez em meio a esse processo de mudança você tente se punir por comportamentos cometidos no passado, tenha cismas negativas, sendo impaciente ou se cobrando demais para que os resultados dessa mudança sejam realmente positivos.

No entanto, essa possível necessidade de tentar controlar as coisas à força acabará evidenciando que você possa guardar mágoas de sua parceira ou até mesmo de outras pessoas que você costumava ter dependência emocional. Coloque na cabeça que sua única alternativa para lidar com isso é aprendendo a falar consigo mesmo de maneira positiva, vivendo em paz no presente e encontrando novas distrações constritivas para seu futuro.

“prefiro relaxar e ser eu mesmo do que viver controlando minha parceira e outras pessoas”

Todos nós nos pressionamos de vez em quando, principalmente quando estamos tentando atingir um objetivo, mas é importante tentar se policiar e deixar as coisas ruins passarem. Você poderá substituir gradualmente a raiva e a autopunição com a aceitação, auto-incentivo e foco positivo, como as frases a seguir:

  • Estou disposto a dar o meu melhor em qualquer situação
  • Tenho orgulho de mim mesmo e estou pronto para enfrentar todos os desafios
  • Quero ser feliz, dentro de minhas limitações, mas sempre tentando ser cada vez mais
  • Posso conquistar o mundo através do meu trabalho e da minha paciência
  • Estou aberto a todas as coisas boas que aparecem em meu caminho
  • Estou a cada dia aprendendo a ser um homem mais forte e positivo
  • Tudo ficará bem!
  • Mereço ser feliz!
  • Eu me amo!

Concluindo

dependência emocional

Ninguém é totalmente independente e até mesmo pessoas que aparentam ser fortes demais não são tão livres quanto elas imaginam ser. Sua sensação de bem-estar emocional muitas vezes depende do que está acontecendo ao seu redor e ao redor do seu relacionamento.

Mas é possível, sim, aprender a superar a dependência emocional, pelo menos o suficiente para se sentir um homem melhor e mais feliz consigo mesmo.

Em algum ponto, mesmo quando as coisas não estiverem indo muito bem, você será capaz de dizer “eu sou um cara feliz e que não depende emocionalmente da minha parceira e nem dos outros”.

Mas lembre-se, desenvolver essa atitude leva tempo e prática!

A resposta é uma combinação de um maior autocontrole emocional, auto-encorajamento e a vontade de largar velhos hábitos e explorar novos horizontes priorizando sua felicidade e também a felicidade da sua parceira!

Será que você está fazendo as coisas certas para ser um homem cada vez melhor e livre da dependência emocional? Fique à vontade e deixe seu comentário no campo abaixo e não deixe de compartilhar com os amigos nas redes sociais.

dependência emocional

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
10 dicas certeiras para você melhorar sua personalidade! Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] exatamente quando se portar nesse tipo de situação. Além disso, se você sofrer com a famosa dependência emocional, saiba que talvez essa seja a hora certa de melhorar como pessoa; o que […]