A poligamia consiste em um relacionamento em que o homem vive em regime de matrimônio com mais de uma mulher de forma legalizada. Você talvez tenha conhecido mais sobre o tema na famosa série da HBO, Big Love.

poligamia

Não, a poligamia não é uma traição, pois todas as mulheres que são casadas com aquele homem sabem uma da existência da outra e todos convivem em perfeita harmonia. É consensual de todas as partes que o homem pode ter mais de uma esposa.

Todo homem que é casado ou mantém relações com mais de uma mulher é considerado polígamo.

A prática é muito comum no Oriente, a poligamia ou o homem que tem duas mulheres é algo considerado normal por lá e indica inclusive que se trata de uma pessoa de muitas posses. Quanto mais mulheres, mais rico é o homem casado com elas.

No Brasil a prática não é legalizada pela lei, podendo inclusive resultar em 3 anos de prisão – no caso da bigamia – ou 6 anos de prisão – para quem tem mais de uma esposa.

De qualquer forma, em algum momento você talvez tenha sentido curiosidade em entender mais sobre a prática e talvez até mesmo a veja como algo que só apresenta benefícios – o que é uma grande mentira.

Regiões que aceitam a prática da poligamia

A poligamia é legalizada e costuma ser praticada em algumas regiões do mundo como o norte e Oeste da África, o Oriente Médio e na Ásia central e sudeste da Ásia.

poligamia

Em sua grande maioria, a poligamia está relacionada com questões religiosas e é também uma forma do homem mostrar que é alguém importante e de posses, já que terá que sustentar um lar com total igualdade e qualidade para todas as esposas.

No caso daqueles que seguem o Islamismo, o Corão determina que o homem pode ter até 4 mulheres.

Poliamor x bigamia x poligamia

Muitos acreditam que poliamor e bigamia são sinônimos da poligamia, quando na verdade se tratam de termos bastante diferentes.

O poliamor é um conceito que se refere ao fato de um homem estar apaixonado por mais de uma pessoa.

Aqueles que são praticantes da poligamia praticam o poliamor, mas “poliamoristas” não necessariamente são polígamos, já que muitas vezes pode envolver um relacionamento sem compromisso.

Já a bigamia é quando um homem se casa ilegalmente com outra mulher sem antes ter concluído o processo de divórcio ou até mesmo sem se separar da primeira esposa.

São aqueles casos em que o homem tem uma vida dupla e sustenta duas famílias sem que as esposas saibam da existência uma da outra.

poligamia

♠ Quebrando preconceitos: conheça mais sobre relacionamento aberto ♠

A bigamia é considerada crime em países monogâmicos e praticar a poligamia em um país que a proíbe é tecnicamente o mesmo que ser bígamo.

Em resumo, poliamor, bigamia e poligamia são três termos distintos que se aplicam a diferentes situações.

Benefícios da Poligamia

A poligamia conta com alguns benefícios, dentre eles podemos citar:

– Melhora na comunicação

É preciso que todas as mulheres se sintam a vontade na presença umas das outras e não vejam a segunda ou terceira esposa como uma traição do marido.

– Diminui a frustração sexual

O homem tem muitas vezes a necessidade de experimentar algo diferente e com várias esposas isso é possível, já que o sexo com cada uma delas trará uma novidade.

– Transmissão de genes

Com várias mulheres o homem pode ter mais de um filho de uma só vez, sem contar que está propagando seus genes com pessoas diferentes, uma garantia maior de sobrevivência e misturas genéticas.

– Mais pessoas para cuidar dos filhos

Como há mais mulheres na casa, não há preocupação quanto ao cuidado das crianças, sempre haverá alguém para estar de olho nelas.

– Obstáculo a infidelidade

Homens que tem duas ou mais esposas dificilmente se sentirão tentados a trair, já que experimentam situações diferentes dentro de sua própria casa.

– Pode ser vista como uma alternativa ao divórcio

Alguns estudiosos afirma que a poligamia pode ser uma boa alternativa ao divórcio, diminuindo assim os impactos causados nos filhos após a separação.

♠ Entenda o que é reciprocidade e como ela pode transformar um relacionamento ♠

Dificuldades da Poligamia

– Lidar com conflitos

Mesmo nos países onde a prática é permitida e comum, conflitos podem vir a acontecer entre as esposas e o homem será responsável por resolvê-los e fazer com que o ambiente volte a estar em harmonia.

– Sustentar a casa

Se sustentar uma casa com apenas uma esposa e os filhos com ela já é uma tarefa difícil, imagine um lar com várias esposas e várias crianças?!

poligamia

No Islã, para se casar novamente o homem precisa comprovar que terá condição de sustentar todas as mulheres em igualdade.

– Aumento do risco de doenças cardíacas

Segundo uma pesquisa realizada nos países praticantes da poligamia, os homens que têm mais de uma esposa estão mais propensos a sofrerem de problemas cardíacos.

O motivo disso? Em praticamente todas as culturas que aceitam a poligamia há uma regra: Todas as esposas precisam receber o mesmo tratamento e condições de vida. Ou seja, o homem polígamo precisa trabalhar mais para sustentar seu lar.

– Menos atenção a prole

Um homem com várias mulheres pode vir a ter muito mais filhos do que aquele que se casa com uma única mulher.

Sendo assim são mais crianças que precisam de sua atenção e consequentemente o tempo com os filhos será menor. Sem contar que uma menor quantidade de crianças garante que existem mais recursos para sua criação.

– Menos intimidade

Como todas as mulheres da relação devem ser tratadas da mesma maneira, numa relação de poligamia não existirá aquela cumplicidade e intimidade tão comum nas relações monogâmicas.

♠ Você sabia que estar em um relacionamento destrutivo faz mal para sua saúde? ♠

O homem irá preferir guardar muitas coisas para si mesmo e dirá a suas esposas apenas aquilo que todas poderão saber. Como resultado disso há menos intimidade entre o homem e suas mulheres.

– Mais sogras 

Os homens ainda têm certo receio em relação a suas sogras – e muitas vezes um relacionamento um pouco difícil com elas. Já parou para pensar que num relacionamento polígamo teria que lidar com mais de uma sogra?!

E você? O que acha de ter mais que uma mulher? Será que seria divertido ou seria estressante?

Comenta aí abaixo o que você pensa sobre essa categoria de relacionamento e não deixe de compartilhar com aquele seu amigo que sonha com uma família grande! =D 

poligamia

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] social em relação à “poligamia” e ao relacionamento […]