Gostou do artigo?

A influência da tecnologia tem feito com que a gente escreva pior, isso é um fato. Atualmente, somos viciados nos corretores ortográficos. Além disso, as respostas precisam ser cada vez mais rápidas, e com a pressa, o que resta são frases ambíguas e mal construídas. Se você busca dicas de como escrever bem e fazer com que a escrita melhore ainda mais o seu desempenho no trabalho, o post de hoje é para você.

como escrever bem

A escrita tem uma importância imensa, independente da sua profissão. Mesmo que você trabalhe com números, saber se comunicar por escrito e ser claro em suas declarações é fundamental em um ambiente corporativo.

Um profissional que escreve bem se destaca dos outros. Um e-mail bem escrito, um bom memorando ou um relatório bem feito são ferramentas eficazes para elevar o seu prestígio. Afinal, saber passar as ideias da cabeça para o papel é essencial em qualquer ramo de atuação.

Vamos começar?

Como escrever bem com 9 dicas incríveis

#9 – Escreva mais

como escrever bem

Para saber escrever bem, não passe um dia sequer sem escrever nada. Preste mais atenção nos e-mails que você escreve durante o dia. Escreva recados, bilhetes, cartas, lembretes, relatórios. Use todas as oportunidades possíveis para treinar a escrita. O importante é escrever, e fazer isso com atenção, de uma maneira que não seja automática. Dessa forma, você irá evitar os erros que já saem automaticamente.

#8 – Revise o que escrever

como escrever bem

Saber como escrever bem também envolve saber revisar o próprio texto. Nunca envie nada antes de revisar o que você escreveu. Dessa forma, você irá prestar ainda mais atenção na sua escrita, no que pode melhorar, e identificará seus próprios erros. Isso te ajuda a não cometê-los na próxima vez.

Além disso, existem outras opções interessantes para a revisão de um texto, como ler em voz alta. Pode parecer estranho, mas ao ler um texto em voz alta, você percebe com mais clareza quando há algum erro. Outra opção é enviar o seu texto para que outra pessoa revise. Nossos olhos ficam “viciados” ao produzir um texto, fazendo com que alguns erros passem despercebidos.

#7 – Dicionário Criativo

como escrever bem

Se você ainda não conhece, apresentamos para você o site Dicionário Criativo. É um link super útil para manter na barra de favoritos do navegador.

Ao pesquisar por uma palavra, o site te mostra opções de palavras sinônimas, significado da palavra, palavras relacionadas, expressões com a palavra que você pesquisou, citações com essa palavra, rimas, definição da Wikipedia e até mesmo imagens relacionadas à palavra. Ou seja: o pacote completo. Aqui a falta de criatividade não tem vez.

#6 – Desconfie do corretor ortográfico

como escrever bem

Ser uma pessoa completamente dependente do corretor ortográfico é um erro gravíssimo, pois faz com que sua capacidade de escrita dependa de terceiros, e não apenas da sua habilidade.

Fora que o corretor nem sempre está correto. Esse tipo de instrumento é incapaz de compreender nossas ideias e nosso estilo de escrita, logo, por vezes, ele pode indicar uma mudança que mudará completamente o sentido que você imaginou.

Se você busca mais confiança e independência na escrita, o ideal é trocar os corretores por bons materiais de consulta, como um dicionário atualizado pelo novo acordo ortográfico, uma gramática confiável e nosso bom amigo Google, é claro. Sabendo como escrever bem, aos poucos esses artifícios serão menos necessários. 

#5 – Trate as regências com carinho

como escrever bem

Calma, não precisa se assustar. Se você não se lembra do que se trata as regências das palavras, nós te explicamos. Trata-se da relação existente entre uma palavra e os termos regidos por essa palavra, que vem em seguida. E essa relação é sempre intermediada por uma preposição (a, após, até, com, de, em, para, por, etc). Essa palavra pode ser um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) ou um verbo.

Fique atento a qual preposição usar. Cada palavra pede uma preposição específica, para atingir sentidos específicos.

Parece um bicho de sete cabeças, mas é mais fácil do que parece. Para saber como escrever bem, essa é uma das coisas que diferem uma pessoa sabe o que está fazendo de uma pessoa que escreve de forma medíocre. Se você ficar na dúvida ou não faz a mínima do que estamos falando, pesquise no Google. Basta digitar “regência verbo olhar”, por exemplo. Ou “regência admiração”, para buscar a regência do substantivo admiração. Valerá a pena e agregará mais valor ao seu texto.

#4 – Sempre pesquise

como escrever bem

O Google é o seu melhor amigo na hora da escrita (se você for mais tradicional, o dicionário e a gramática também são). Nunca mude uma frase por não ter certeza de qual é a forma correta de escrever determinada coisa. Pesquise, pesquise, e se você não entender, pesquise mais. Só assim a sua dúvida vai ser realmente esclarecida e isso vai fixar na sua cabeça, evitando que você cometa o mesmo erro novamente.

Se você ignorar a dúvida, você terá ela para sempre.

#3 – Cuidado com as redes sociais

como escrever bem

Tente não escrever tão errado nas redes sociais. É claro que você não vai virar uma pessoa pedante, um professor Pasquale da internet, mas evitar erros grotescos vai te ajudar na hora de escrever para valer.

#2 – Atenção com as vírgulas

como escrever bem

Cuidado com as vírgulas, a falta delas e também o excesso. A pontuação é essencial para o sucesso de um texto. Não separe o sujeito do predicado da frase com uma vírgula. Não use a vírgula como uma pausa para “respirar”. A vírgula é uma pontuação para facilitar a leitura do seu texto, tornando-o mais agradável.

Se seu parágrafo tem quatro linhas e nenhuma vírgula, ele provavelmente estará confuso, ambíguo ou terá erros de concordância. O excesso de vírgulas faz com que a leitura seja interrompida várias vezes, tornando-se cansativa.

Saiba qual a hora certa de terminar sua frase. Frases longas demais têm muito mais chances de serem ambíguas ou apresentarem erros de concordância.

#1 – Leia mais

como escrever bem

Essa é a dica mais importante. Nós lemos o dia inteiro, nos smartphones, nos computadores, nas ruas. Porém, o único tipo de leitura que realmente te faz escrever melhor é a leitura de livros. Funciona, dentre várias outras coisas, como um inventário: lendo mais, você expande seu arsenal de combinações de palavras e frases, descobre novas possibilidades, descobre sinônimos, descobre a forma certa de escrever certa palavra, que antes você nem imaginava… enfim.

Esteja sempre lendo algum livro, e não passe nem um dia sem abri-lo, nem que seja uma página por dia.

[epico_capture_sc id=”2101″]

Se você curtiu o conteúdo, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais! 😉

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Acabe com a timidez: 9 dicas incríveis para ser um homem autoconfiante Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] de cabelo, corrija algum “defeito” físico que te incomode, leia mais livros, aprenda a escrever melhor. Seja a melhor versão de si […]