Como comprar um carro: tudo que você precisa saber para realizar esse sonho

O sonho de praticamente todos os homens é ter um carro próprio, deixando, finalmente, o carro do pai de lado e nunca mais enfrentar ônibus e metrôs lotados. Como comprar um carro, afinal? Você tem pensado sobre isso com frequência, mas não sabe nem por onde começar? Vamos te ajudar nessa.

como comprar um carro

A primeira coisa que você deve pensar é se um carro cabe no seu orçamento. Não se trata apenas do custo da compra do carro, em si. Mas sim de diversos outros gastos que envolvem ter e manter um veículo. E tudo isso deve ser analisado antes de adquiri-lo.

Antes de saber como comprar um carro, analise seu orçamento e veja quanto você tem disponível para investir nesse sonho.

Além disso, você deve pensar em coisas básicas, como: você tem onde guardar o carro? Qual o custo de uma garagem? Se você tem espaço em casa, ele é satisfatório para a entrada e saída? 

Como comprar um carro, parte 1: analisando o orçamento

Existem 5 gastos básicos que devem ser incluídos no seu planejamento. Vamos te mostrar quais são eles: 

#5 – Manutenção do carro

Se você escolher comprar um carro novo, não vai ter que se preocupar (tanto) com manutenção. Porém, carro velho tem que revisar com regularidade, pois os pequenos ajuste constantes evitam os grandes problemas.

#4 – Gasolina

Isso é uma coisa fundamental para se pesquisar na hora de pesquisar como comprar um carro. O tipo de carro que você comprar define o quanto ele consumirá de gasolina. Tente optar pelos econômicos. Recentemente, fizemos um artigo com os 10 carros mais econômicos disponíveis no país.

#3 – Troca de carro

Não adianta falar que “mas já?”. É preciso pensar que você ou vai querer trocar de carro em breve ou vai precisar trocar em breve. E realizar essa troca exige dinheiro. Se você pensar nisso e agir dessa forma desde o princípio, quando chegar a hora, tudo ficará mais simples.

#2 – Seguro

Uma das táticas para diminuir o valor do seguro é pedir uma franquia relativamente alta. Assim, a seguradora sabe que você não acionará o seguro para qualquer arranhãozinho besta e você ainda se beneficia dos bônus de renovação nos anos seguintes.

#1 – IPVA

Um gasto anual. Descubra o valor do seu e guarde mensalmente 1/12 do valor, para evitar passar por apertos na renovação.

Extra – regra do custo

Existe uma regra para avaliar o valor de um custo do carro mensalmente, de forma aproximada. Dessa forma: o custo mensal de possuir um carro é igual ao valor do carro dividido por 30.

Exemplo: Um Uno modelo novo, 2017, no valor aproximado de R$ 40.000, vai te custar por volta de R$ 1330 mensais para possuir, manter e, eventualmente, trocar.

Como comprar um carro, parte 2: opções disponíveis

A primeira opção de como comprar um carro (e a mais indicada, talvez) é comprar um carro usado.

como comprar um carro

Um carro novo perde 20% do valor assim que sai da loja. Vendê-lo é extremamente desvantajoso. Comprando um usado, você evita essa perda inicial.

Se você tem condições e sonha em comprar um carro novo, o ideal é permanecer com ele por, aproximadamente, 10 anos, para compensar o custo da aquisição.

O ideal e o mais indicado é comprar o carro à vista, por se tratar de um bem depreciável. Porém, se isso está fora das suas condições, observe a regra 20/4/10:

  1. pague no mínimo 20% de entrada;
  2. financiados por um período menor que 4 anos;
  3. comprometendo no máximo 10% dos seus rendimentos.

Como comprar um carro sem entrada

Às vezes, por falta de uma reserva financeira adequada, muitas pessoas procuram alternativas para comprar um carro sem entrada.

O problema é que financiar sem entrada torna o valor final do veículo muito mais caro. Por isso, se você decidiu comprar carro zero sem entrada, o ideal é que faça bem as contas para ver se realmente vale a pena, ou se espera um pouco mais para juntar algum dinheiro para dar como entrada.

#1 – Financiamento sem entrada

Se você precisa do carro com urgência, uma opção viável de como comprar um carro sem entrada é através de financiamento de veículos.

A má notícia é que você vai pagar mais caro por isso. No financiamento, quanto maior a entrada, menores são as taxas de juros. Se você quiser comprar um carro zero sem entrada financiado em 60 meses, no final vai pagar quase o dobro do seu valor à vista.

#2 – Leasing sem entrada

Embora o leasing seja uma alternativa com parcelas mais baratas que o financiamento, há um inconveniente burocrático: não é fácil conseguir aprovar um cadastro de leasing.

como comprar um carro

A outra desvantagem é que o cliente fica preso ao contrato até o fim do pagamento e só se torna proprietário do automóvel após pagar a última prestação. Até então, o bem fica no nome da instituição financeira.

E o pior: se você quiser adiantar as parcelas, não terá nenhum tipo de desconto. O leasing pode ser solicitado tanto para comprar carro zero sem entrada ou com entrada, quanto para comprar carro usado.

#3 – Consórcio

Ao fazer as contas, a opção mais econômica de como comprar um carro sem entrada seria o consórcio. Nesse sistema de crédito, não há juros, desse modo o custo final do veículo sairá bem mais baixo.

Essa opção é mais viável para quem quer um carro zero sem entrada, não tem tanta pressa para ter o veículo em mãos, mas que ainda assim pode contar com a sorte de ser contemplado com a carta de crédito logo nos primeiros meses do consórcio.

E se, ao longo do consórcio, o seu cenário financeiro mudar, você pode dar um lance e conseguir antecipar a sua contemplação.

Ainda assim, mesmo que você seja sorteado no último mês do consórcio, você terá em mãos a carta de crédito com um valor integral para comprar o seu carro. Nesse tempo, novos modelos terão surgido e você poderá escolher o mais recente.

Dicas de como comprar um carro usado

O primeiro passo é optar por comprar um carro usado na concessionária da marca do carro pretendido, pois geralmente oferece maior garantia e dados mais fidedignos do veículo.

como comprar um carro

Se possível, vá acompanhado de um mecânico de confiança no momento da compra. Ele vai saber o que procurar no automóvel. E, caso conheça algum amigo que esteja vendendo um carro usado, dê preferência, pois você saberá sua procedência.

Não se esqueça de fazer um test drive, se possível, de longa duração. Evite carros com o estofamento dos bancos e do carpete estragados. O carro pode ter sido vítima de enchente ou está com problemas de vedação. A revista Exame publicou um artigo com 10 dicas extremamente válidas para serem levadas em consideração na hora de comprar um carro usado. 

como comprar um carro

E você? Conta pra nós nos comentários como foi a compra do seu primeiro, como foi sua última troca ou como será a compra do próximo carro. Quanto maior a quantidade de experiências pessoas, mais útil esse artigo será para quem tem dúvidas de como comprar um carro!