Ser produtivo e render no trabalho é um dos maiores desafios de todo trabalhador. Nossa produtividade está diretamente relacionada a nossa eficiência e nossa capacidade de produzir resultados acima da média. Mas, como manter o foco na era da internet e da procrastinação? Como aumentar a produtividade?

Nós vamos trazer hoje 9 dicas de como aumentar a produtividade e turbinar a qualidade do seu trabalho. Muitas vezes, nós confundimos produtividade com sobrecarga e tratam-se de duas coisas bem diferentes.

como aumentar a produtividade

Ser produtivo não é trabalhar mais de 12 horas por dia, estar sempre atarefado e nunca ter tempo para colocar projetos pessoais em prática. Ser produtivo é sobre desempenhar funções e alcançar objetivos com o mínimo de esforço, gasto de tempo e recursos. É como tirar o melhor de você utilizando os meios certos para isso.

Por vezes, quando acreditamos que a produtividade está ligada à quantidade, aumentamos insensatamente nossa quantidade de trabalho. Isso acaba nos deixando estressados, cansados, frustrados e muito mais tendenciosos a procrastinação. Ou seja: acaba tendo o resultado contrário. Seus resultados acabam caindo de qualidade.

Portanto, como aumentar a produtividade é como facilitar suas funções no dia a dia, como criar sistemas de organização e de prioridade, como tabelar seus gastos e compromissos de uma forma mais eficiente para que, no fim do dia, você tenha produzido mais nas mesmas 8 horas que você trabalha todos os dias.

Vamos aprender como fazer isso?

A procrastinação nos tempos contemporâneos

Antes, precisamos falar sobre a procrastinação, que é um dos maiores vilões nessa história. Você pode até estranhar o termo, mas é muito provável que você o pratique. Procrastinação pode ser definido como o ato de adiar sua própria vida e colocar suas maiores necessidades em segundo plano.

A procrastinação é o oposto direto da produtividade. Você sabe que precisa produzir, chegar no trabalho no horário certo, desempenhar determinadas tarefas em um tempo específico. Porém, pequenas distrações parecem mais importantes e atraentes do que suas obrigações e elas acabam ficando em segundo plano.

como aumentar a produtividade

Segundo profissionais, a procrastinação vem da dificuldade de definir e agir de forma prática de acordo com prioridades. E, como dissemos, essa dificuldade é agravada pela grande oferta de distrações no mundo digital.

Uma causa comumente associada à procrastinação é o medo de falhar. Parece contraditório, mas, esse medo paralisa e impede que as tarefas sejam concluídas. Por isso, permanecem postergando algo que precisa ser feito por medo que seja feito de maneira não satisfatória. Frequentemente, vemos casos de pessoas perfeccionistas que são, também, procrastinadoras.

Há também outro tipo de procrastinação: quando o indivíduo adia exageradamente uma decisão importante, que precisa ser tomada com urgência, por se sentir indeciso demais para conseguir resolver. Pelo fato da pessoa não se sentir preparada para dar aquele passo, ela acaba procrastinando até o último momento.

Como aumentar a produtividade pela alimentação

Descobrir como aumentar a produtividade é mais fácil do que você imagina. Existem alguns alimentos que aceleram a atividade cerebral e são capazes de melhorar a produtividade.

Ovos

Os ovos são alimentos controversos, pois, por muitos anos, foram taxados como o verdadeiro vilão da alimentação brasileira e, depois, descobrimos que não é bem assim. Ele é responsável por melhorar a memória e e também o tempo de reação humana (aquele intervalo de tempo gasto entre a geração de um estímulo e uma ação motora).

Rico em vitamina B, o alimento estimula o cérebro a trabalhar melhor e mais rápido, aumentando também a produtividade. Pode apostar!

Grãos integrais

Que os alimentos integrais são superiores aos normais em qualidade, isso não é novidade para ninguém. Mas, no caso do arroz, por exemplo, o integral ajuda a aliviar o estresse, melhorar a produtividade e ainda dar mais energia.

como aumentar a produtividade

Além disso, os grãos integrais têm mais fibras e aumentam a sensação de saciedade, o que ajuda a evitar a compulsão alimentar causada pela ansiedade, estresse e procrastinação.

Peixe

De todos os peixes, o salmão é um dos que tem a maior quantidade de ômega 3, ou seja, é ele quem oferece a maior quantidade de benefícios para a saúde do seu cérebro. Ele melhora a memória e a atividade cerebral, ajudando a lidar com a depressão e, por sua vez, aumentando a produtividade.

Os peixes atum e cavala também contém altos níveis de ômega 3, podendo ser substitutos para o salmão.

Brócolis

É estranho pensar em como aumentar a produtividade pode ter a ver com o brócolis, mas ele é um vegetal incrível. Além de reduzir os efeitos da diabetes, melhorar a imunidade e ser uma grande fonte de proteínas, ele ainda melhora a atividade cerebral. Estudos mostram que o ácido fólico presente no brócolis ajuda a combater doenças degenerativas. Além disso, outros componentes, como a vitamina K, podem manter o cérebro mais ativo mesmo com o envelhecimento.

Como aumentar a produtividade com 9 dicas rápidas e revolucionárias

Desista de ser multitarefas. Fazer várias coisas ao mesmo tempo apenas garante que alguma delas não vai terminar do jeito que você gostaria ou, ainda pior, todas elas podem acabar mal feitas. Foque, primeiro, na coisa mais importante (e, provavelmente, mais chata) que você tem para fazer no dia. Comece por ela.

como aumentar a produtividade

Se mantenha organizado. Existem infinitas formas de organização disponíveis hoje em dia e você só precisa descobrir qual funciona melhor com o seu ritmo. Ferramentas online são interessantes para manter uma rotina de atividades e checar o seu andamento. Clique aqui e veja nosso top 10 ferramentas gratuitas de organização e produtividade. Esse artigo vai te ajudar (e muito!), vai por mim!

Estabeleça controles efetivos, rotinas, agendas e meios para organizar as tarefas e compartilhar informações com as pessoas do seu trabalho que você precisa se comunicar. Ter esse processo agilizado facilita e ganha tempo para a realização das atividades em si, não sua programação e logística.

Tome cuidado com as redes sociais

E também com a mania de checar o e-mail várias vezes por dia. Esses, provavelmente, são os maiores inimigos da produtividade. Experimente utilizar um navegador diferente para lidar com as redes sociais pessoais. Assim, seu cérebro saberá dividir as coisas. Se você utiliza o Facebook para trabalhar, saiba que existem alguns aplicativos que são capazes de eliminar sua linha do tempo, eliminando, assim, sua maior fonte de distração. Pesquise por Kill News Feed. Em relação ao e-mail, estabeleça horários para checá-los e respondê-los.

Cuide do seu ambiente de trabalho para que ele seja confortável e inspirador para você. Se você busca como aumentar a produtividade, plantas podem ser uma boa ideia. Coloque objetos e frases que te inspiram e te incentivam a entrar no modo produtivo.

Descubra quais as suas maiores distrações pessoais e trabalhe contra elas. Às vezes, no seu trabalho, o problema maior não são as redes sociais, mas sim as conversas paralelas. Saiba identificá-las e erradicá-las.

como aumentar a produtividade

Escutar as mesmas músicas sempre que for trabalhar ajuda a manter o foco e a condicionar seu cérebro em um modo “produtivo”.

Sempre trabalhe com metas. É um incentivador e tanto quando você não sabe por onde começar e é essencial para manter a produtividade durante o processo.

Faça pausas durante o trabalho. O ideal é que seja a cada 90 minutos trabalhados. Estique-se, tome um café, faça uma breve caminhada pelo escritório.

Essas foram nossas dicas de como aumentar a produtividade e turbinar sua eficiência. E para você, o que funciona melhor? Conta pra gente nos comentários!

como aumentar a produtividade

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Como o fracasso do time de futebol prejudica a produtividade nao trabalho Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] Como aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho com 9 dicas poderosas […]