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O stress é considerado, nos dias de hoje, um dos maiores e mais constantes problemas na vida de milhões de pessoas em todo o mundo. É comum em pessoas que estão sempre preocupadas em alcançar a perfeição, seja ela no trabalho, estudo ou na busca por uma melhor qualidade de vida, se sentirem perdidas por não saber como aliviar o stress.

Contudo, podemos alegar que os sintomas variam de acordo com a intensidade e do momento de cada situação que você fica exposto a uma irritabilidade, podendo ser acentuada, moderada ou leve, o que pode, dependendo do grau, contribuir para o desenvolvimento de algumas doenças.

Por isso, se manter ligado em como aliviar o stress é de grande importância, já que a qualidade de vida de uma pessoa estressada pode melhorar bastante com algumas atitudes simples e práticas.

Porém, antes disso, é importante conhecermos as causas que levam a essa acentuada irritabilidade e ansiedade. Algumas, você pode evitar agora mesmo. Outras, requer um pouco mais de tempo e cuidado.

O que pode estar provocando seu stress?

Analisar as possíveis causas que estejam provocando nosso stress é o primeiro passo para combatê-lo. E, alguns fatores são visíveis e inevitáveis de controlar em nossa rotina. Contudo, temos a alternativa de aprender a lidar com esses incômodos e viver da melhor maneira possível.

como aliviar o stress

O ritmo acelerado, geralmente, é o principal motivo que nos leva a falta de tempo para dedicarmos a atividades ou programas que nos trazem prazer e felicidade.

Na maioria das vezes temos a consciência de que estamos estressados, mas não sabemos o porquê. Isso ocorre devido ao fato de não se tratar apenas de uma coisa, mas sim de muitos problemas que foram acumulando e provocando muito irritabilidade e ansiedade.

Por isso, você confere abaixo as 4 maiores causas que contribuem para esse quadro e, logo em seguida mostraremos como aliviar o stress.

Pessoas negativas

Pessoas negativas e o ambiente no qual passamos a maior parte do nosso tempo influenciam muito no stress. As pessoas negativas tendem a tirar nossa positividade e contaminar o ambiente com situações pessimistas.

Você deve escutar sua emoções. Se você estiver nesse tipo de ambiente e sentir raiva, stress, ansiedade e pensamento com más intenções, então é um sinal de que você deve afastar dessa situação e procurar estar com pessoas positivas.

O trabalho

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O trabalho quando é estressante ajuda com que fiquemos mais nervosos do que o normal. Isso ocorre, talvez, pela pressa, excesso de responsabilidades ou um relacionamento desgastado com os colegas e o chefe.

Leia mais: 6 mitos mais comuns sobre stress no trabalho e como superá-los

Solidão

Por mais que vivemos rodeados por diferentes aparelhos tecnológicos que possibilitam nossa comunicação, a solidão ainda é um sentimento que assombra a maioria das pessoas.

Por isso, devemos dedicar menos tempo usando aparelhos eletrônicos e mais tempo desenvolvendo nossas habilidades de interagir com outras pessoas.

Desilusão amorosa

Sabemos que o amor é capaz de causar uma felicidade imensa em nós, mas ele também tem o poder de nos prejudicar de forma avassaladora, como as relações amorosas conflitivas que podem em sua grande maioria produzir em nós um sentimento de stress muito grande.

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Casos de dependência emocional, pessoas que têm uma baixa autoestima e aguentam ser mal tratadas só para não perder o relacionamento são as mais propensas a um quadro de stress crônico.

Portanto, você deve manter o pé no chão e lembrar que sua saúde vale mais do que um amor não correspondido. Ok?

Aprenda como aliviar o stress

1 – Faça caminhada regularmente

A primeira dica de como aliviar o stress é a prática de exercício físico, pois ela ajuda a combater várias doenças e, para quem não tem o costuma de praticar qualquer tipo de esporte, pode começar pela caminhada que é muito mais leve comparada a outras atividades.

Isso porque a caminhada irá ajudar a limpar a mente e impulsionar as endorfinas (que por sua vez, reduz os hormônios do estresse), considere caminhar em um parque ou outro espaço verde, que pode realmente colocar o seu corpo em um estado de meditação, graças a um fenômeno conhecido como “atenção involuntária”, que faz com que mesmo que algo prenda a sua atenção, também permita que você faça uma reflexão.

2 – Evite a tela do computado e celular

Um estudo publicado pela Universidade de Gotemburgo, Suécia, apontou que o uso do computador sem interrupções tem sido associado ao stress, insônia e depressão.

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No mesmo estudo, o uso do computador tarde da noite também foi associado com o estresse tanto em homens como em mulheres.

Portanto, a segunda dica de como aliviar o stress é usar com menos frequência o computador e o celular, ou dar pausas durante o dia de utilização desses aparelhos eletrônicos.

3 – Ajuste a qualidade do sono

A qualidade do sono é mais importante que a quantidade de horas dormidas. Por isso, para conquistá-la, além de tomar um banho relaxante antes de deitar, você pode ler um livro 30 minutos antes o que lhe ajudará a ter uma noite de sono mais tranquila.

4 – Escute música

A quarta dica de como aliviar o stress está relacionada a música que você escuta. Opte por separar um tempo do seu dia para escutar música clássica, pois ela ajuda na diminuição da frequência cardíaca, a pressão arterial e alivia os hormônios do stress.

Contudo, escutar música em geral ajuda a liberar substâncias neuroquímicas como a dopamina, por exemplo, contribuindo para o bem-estar.

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De acordo com o site Mundo Boa Forma, “enquanto a música pode acalmar a ansiedade todos os dias, uma pesquisa mostrou que ela é particularmente benéfica inclusive para eventos estressantes, como uma cirurgia”.

5 – Cuide da alimentação

A nossa última dica de como aliviar o stress e não menos importante, está ligada a maneira de como nos alimentamos. Isso mesmo! Você precisa ficar atento as suas refeições e evitar ficar intervalos muito grande sem comer.

Isso porque quando você fraciona as refeições você está contribuindo para manter os níveis de açúcar, que geram energia para o corpo. Portanto, dê preferência para alimentos com baixo índice glicêmico. Conhece aquele ditado: Você é o que você come? Então, ele faz todo sentido. Se seu corpo não está em sintonia com sua mente a chance do seu stress aumentar será grande.

Diz ai, gostou do artigo? Conhece algum amigo ou parente que está passando pelo mesmo problema? Então, compartilhe nosso artigo com eles. Garanto que irá ajudá-los também.

Nos falamos em breve. Até mais!

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[…] tem a ver com a balança? Bom, basicamente, tudo. A pesquisa sugere que sobrecarga emocional, estress e ansiedade somados à má alimentação no trabalho e falta de atividade física levam ao […]

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