Com certeza você já ouviu falar sobre cerveja artesanal. Tem um ou outro amigo que, de repente, ficou fresco e inventou de não tomar mais Brahma ou Skol. Você, com certeza, já até fez uma hora com a cara dele.

Beer Yoga: descubra como fazer yoga e tomar cerveja ao mesmo tempo!

Esse cara que agora gasta muito mais grana numas cervejas gringas. Esse cara que gasta muito mais tempo lendo sobre essas cervejas. Certamente, você já ficou com a pulga atrás da orelha. Afinal de contas, o que essas brejas tem de tão especial?

O que é a Cerveja Artesanal?

As cervejas artesanais são aquelas produzidas quase que de “forma caseira”. Várias micro-cervejarias, mesmo utilizando equipamentos modernos e engarrafando suas produções, ainda assim são consideradas como cervejarias artesanais pelo cuidado que têm com sua produção.

cerveja artesanal

Utilizando desde os ingredientes básicos, muitas vezes adicionando ingredientes que não são comuns nas cervejas, passando pela receita especial do preparo e chegando até os conservantes finais, que devem ser naturais e não químicos.

O que faz da Cerveja Artesanal tão especial?

Quando ouvir falar em cerveja artesanal, pense em cervejas mais bem cuidadas, com produções mais restritas (mas não necessariamente pequenas) – o que leva a produtos com resultados finais muito interessantes e diversificados. São cervejas feitas para degustação e apreciação!

Você que nunca provou nenhuma cerveja artesanal, nós trouxemos hoje 10 bons motivos para conhecer e entrar no delicioso mundo das cervejas artesanais. Afinal, cervejeiro de verdade toma cerveja de verdade!

1 – Conhecer novos tipos de cerveja

Se você acha que só existe cerveja clara ou escura, meu caro amigo, você está muito equivocado. Existe todo um universo de possibilidades para você descobrir.

De sabores frutados aos sabores amadeirados, passando por todas as colorações do amarelo ao preto, de variados teores alcoólicos: o mundo das cervejas artesanais é muito vasto!

2 – Sem ressaca no dia seguinte

Bom, talvez você acorde – mas em níveis bem inferiores de quando você toma uma cerveja de marca duvidosa. Pelo menos, no caso das cervejas artesanais, você pode ficar com a consciência tranquila: os ingredientes são de mais alta qualidade.

3 – Garrafas estilosas e de colecionador

As garrafas das cervejas artesanais são uma maravilha a parte. Existem rótulos para todos os gostos. E também, os mais diferentes formatos. São verdadeiros troféus. Por isso, merecem um lugar de destaque: uma futura prateleira na sua sala de estar.

4 – Provar sabores exóticos agradáveis

Você já imaginou uma cerveja de bacon, como a Voodoo Doughnut Maple Bacon Ale? Ou quem sabe uma cerveja com café em sua composição, como a deliciosa e nacional Colorado Demoiselle? Ou, ainda, a também nacional Coruja Labareda, com adição de pimenta?

5 – Vale pela experiência

Agora imagina tomar uma cerveja que contém leveduras dos fios da barba do seu mestre-cervejeiro, como é o caso da Beard Beer? Nojento, né? Tem também a Hemp Ale, da Humboldt Brewing Company, que contém sementes de maconha em sua receita.

Ou pior ainda: uma cerveja que contém testículos de touro em sua receita, como é o caso da Rocky Mountain Oyster Stout.

6 – Ter o prazer de degustar um sabor único

Com as cervejas artesanais, não se trata só de encher o caneco e ficar bêbado. Cada cerveja tem o seu sabor único, que vão agradar o seu paladar como nunca antes. Chega de cervejas aguadas e com cereais de milhos não identificados: beba menos e beba melhor.

7 – Se sentir um cervejeiro gourmet 

Essa é mais uma das infinitas possibilidades das cervejas artesanais. Se você acha que harmonizar cerveja com os petiscos é besteira, pense mais uma vez.

Combinar o sabor da bebida com o da comida pode fazer toda a diferença na sua experiência cerveja e na internet é possível encontrar a harmonização de praticamente todos os rótulos do mundo. É só pesquisar.

8 – Ótima opção de presente para seu amigo cervejeiro

Fala sério, elas são o melhor presente do mundo para qualquer cara que aprecie uma boa cerveja. São especiais e cheias de personalidade.

9 – Elas não são tão caras quanto você imagina

A ideia aqui é beber menos e beber melhor. Claro que você não vai conseguir comprar um pack de cerveja artesanal toda semana, como faz com as cervejas comuns. Mas é possível encontrar rótulos a partir de R$10.

As Eisenbahn custam até menos do que isso – provavelmente, é o melhor custo benefício do mercado. Passe a ficar atento às promoções.

10 – Se você quer ser um cervejeiro de verdade, precisa provar cervejas artesanais

Você precisa parar de achar que as cervejas vendidas nos botecos mais próximos são os únicos e melhores tipos de cerveja que existem. É claro que elas são ótimas companheiras do final de semana, do happy hour com a turma e do churrascão.

Porém, você não pode se intitular um cervejeiro de verdade se não se aventurar vez ou outra com uma cerveja artesanal.


Futuramente, pensamos em trazer os melhores rótulos de cerveja para aqueles que estão iniciando no mundo das cervejas artesanais. Vocês iam curtir? Contem pra gente nos comentários!

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Icky AraújoLuiz Claudio Vieira Lopes Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luiz Claudio Vieira Lopes
Visitante
Luiz Claudio Vieira Lopes

Não tem como dispensar as milharinas transgênicas ambevianas, mas há tempos estou longe desse meio.
De vez em quando vem uma ou outra, mas nada como antes.