Se você é apaixonado por música e viveu a década de 90 intensamente, o post de hoje é para você, macho! Vamos reviver as trilhas sonoras que embalaram esse período, incluindo as melhores bandas anos 90 (e também as piores) e os melhores álbuns que foram lançados durante a década!

bandas anos 90

Os anos 90 deixaram um legado e tanto para a música, principalmente no rock. Tanto nos Estados Unidos quanto na Inglaterra, bandas lideraram novos movimentos e ajudaram a transformar o rock em um som mais acessível para o público.

A cena do grunge das bandas de Seattle e o estilo britpop das bandas britânicas foram fundamentais para mudar os ares do cenário musical da época.

É provável que você seja fã de pelo menos uma das bandas que vamos citar. Grande parte delas nos ajudaram a ser os machos que somos hoje em dia, não é verdade?

Aproveitando a vibe musical, que tal conferir o nosso post com as melhores músicas para fazer sexo? Não dá bobeira!

As melhores e mais influentes bandas anos 90

#10 – Smashing Pumpkins

bandas anos 90

Billy Corgan e sua banda deram uma nova roupagem ao som dos anos 90, criando uma legião de adoradores e produzindo um legado de excelentes canções, que fugiam do padrão da década.

#9 – Red Hot Chilli Peppers

Nos anos 90 foi quando o Red Hot Chilli Peppers se consolidou como uma banda de sucesso, mesmo tendo sido formada nos anos 90. A banda é vista como tipicamente noventista pelo estilo de suas músicas.

#8 – Green Day

O Green Day trouxe doses de punk rock adolescente para as bandas anos 90. As músicas retratavam o tédio e as angústias dos adolescentes, e o som era rápido, divertido e contagiante.

#7 – Faith No More

O Faith No More é uma das bandas anos 90 que já tinha estrada desde os anos 80, porém, e encontrou o ambiente ideal para o sucesso na década seguinte. Impossível dissociar o ótimo som da banda americana dos clipes, transmitidos pela MTV em seus anos áureos. Você lembra?

#6 – Radiohead

Thom Yorke chamou a atenção do mundo ao desabafar suas angústias na música Creep, em 1993. Desde então, os ingleses do Radiohead são uma referência para quem gosta de qualidade e coragem para inovar, além de músicas melancólicas e cabisbaixas. Para muitos críticos, o álbum OK Computer, de 1997, foi o melhor da década de 90.

#5 – Nirvana

bandas anos 90

Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl se juntaram e formaram o Nirvana fim dos anos 80 e escancaram as portas da década seguinte com seu som pesado, carregado de melancolia e revolta. Principal nome do grunge, ao lado do Pearl Jam, o Nirvana segue idolatrado, mais de 20 anos após a morte de Cobain, em 1994, e o consequente fim da banda.

#4 – Oasis

Os polêmicos irmãos Liam e Noel Gallagher, junto com sua trupe, lançaram discos que hoje já são considerados clássicos da música: Be Here Now (1997), (What’s the Story) Morning Glory? (1995) e Definitely Maybe (1994). A banda liderou o movimento britpop. Controversos, os irmãos até hoje estão na ativa, caçando confusão por aí.

#3 – Guns N’ Roses

Banda formada em 1985, o Guns N’ Roses só teve destaque na década seguinte com os álbuns Use Your Illusion I e II. Don’t Cry e November Rain são lembrados até hoje pelos milhares de fãs dessa já clássica banda de rock.

#2 – Alice in Chains

Mais uma da safra grunge, o Alice in Chains se formou em 1987 e ficou popular entre os amantes do gênero com Man in the Box, single do álbum Facelift, de 1991. Layne Staley, vocalista da banda, morreu por uma overdose de cocaína em 2002.

#1 – Pearl Jam

bandas anos 90

Grande expoente do movimento grunge, lado a lado com o Nirvana, o Pearl Jam sobrevive ao tempo com seu som vigoroso, embalado pelo vocal único de Eddie Vedder. Não à toa, a banda possui uma legião de fãs. Vedder também tem uma carreira solo foda que nós, da equipe Macho de Verdade, somos fãs!

As piores bandas anos 90

A Rolling Stone, publicação musical mundialmente conhecida por suas listas de artistas, álbuns e músicas, listou quais foram as piores bandas anos 90. Algumas delas sobrevivem a trancos e barrancos apoiadas no sucesso da nostalgia, enquanto muitas estão fora de atividade há anos. Confira quais são elas:

#5 – Bush

A verdade é que a onda do grunge foi um verdadeiro pesadelo para as gravadoras. As bandas anos 90 vendiam milhões de discos, é claro, mas eram extremamente custosas de gerir, devido aos excessos de drogas e comportamentos controversos. Já a banda Bush era o que toda gravadora sempre sonhou, sempre felizes em colaborar, foi um sucesso rápido e logo o grupo desapareceu. Reformulados em 2010, continuam esquecidos.

#4 – Hanson

Quem não lembra dos Hanson, os irmãos loirinhos e o primeiro grupo jovem dos anos 90 a vender milhões de discos? Rapidamente, acabaram se tornando repetitivos e entediantes. Os fãs originais ainda são obcecados por eles e o trio continua vivo, vendendo e fazendo shows, inclusive no Brasil esse ano.

#3 – Limp Bizkit

O Limp Bizkit nem é tão ruim assim, mas os fãs transformaram a banda em algo violento. “Eles usavam minha música como combustível para torturar outras pessoas, e ainda se vestiam como eu!”, disse o vocalista para a Rolling Stone, em 2009. A música estava sendo mal interpretada e, rapidamente, a maioria das pessoas passou a ver a banda com maus olhos.

#2 – Nickelback

Todo mundo sente dó do Nickelback. Exceto do vocalista, que se casou com a cantora Avril Lavigne. Segundo a Rolling Stone, a banda recusa a maioria das entrevistas por conta das opiniões negativas que não fazem muito sentido, já sabendo que mais da metade das perguntas vão ser sobre o porque de todos os odiarem. Por incrível que pareça, eles ainda vendem muitos ingressos em seus shows.

#1 – Creed

O Creed foi eleita a pior banda pelos leitores da Rolling Stone. Eles são tão odiados que até os próprios fãs abriram um processo contra eles por conta de um show mal organizado em Chicago, em 2003. A banda foi reformulada em 2009, mas as vendas foram péssimas e os ingressos de alguns shows foram reduzidos a 75 centavos.

Os melhores álbuns dos anos 90

Em maio de 2011, a revista Rolling Stone publicou em seu site uma lista com os 100 melhores discos lançados nos anos 90. Nós selecionamos o top 10 para você conferir:

1. Nirvana – Nevermind (1991)

2. Dr. Dre – The Chronic (1993)

3. Radiohead – OK Computer (1997)

4. U2 – Achtung Baby (1991)

5. Lauryn Hill – The Miseducation of Lauryn Hill (1998)

6. Pearl Jam – Ten (1991)

7. Nirvana – In Utero (1993)

8. The Notorious B.I.G. – Ready to Die (1994)

9. Beck – Odelay (1996)

10. Pavement – Crooked Rain, Crooked Rain (1994)

 

E aí, concorda? Qual o seu álbum favorito que foi lançado nos anos 90? E, das bandas anos 90, qual sua favorita?

Esse foi o nosso dossiê feito especialmente para você, macho, fã de boa música e das bandas anos 90! Se você curtiu o artigo, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais! 😉

bandas anos 90

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of