Em pouco tempo, a responsabilidade dos cuidados para não engravidar não vai mais ser exclusividade feminina. Segundo a Parsemus Foundation, organização não governamental norte-americana que investe na produção do anticoncepcional masculino Vasalgel, o remédio já está em fase avançada de testes e deve chegar no mercado ainda esse ano.

anticoncepcional masculino

Diferente da pílula, o Vasalgel não é usado em doses diárias, mas em uma única aplicação que funcionará por um período longo. O medicamento é em gel, não envolve tratamento hormonal e nem cirúrgico, não interfere no fluxo de esperma e pode ser revertido.

Os testes estão sendo realizados em babuínos. Até agora, os machos que usaram o produto cruzaram com cerca de 15 fêmeas e, pela segunda vez consecutiva, nenhuma delas ficaram grávidas.

Na fase atual dos testes, é preciso acompanhar os machos para garantir que o efeito do Vasalgel será revertido e eles poderão voltar a fertilizar as fêmeas. A Parsemus já realizou testes bem sucedidos com coelhos. Agora, a próxima etapa, prevista para o ano de 2016, prevê experiências com humanos.

Como funciona o anticoncepcional masculino

O Vasalgel é um anticoncepcional masculino que não tem hormônios em sua composição, e funciona de modo similar à vasectomia, porém, sem intervenção cirúrgica. O gel contraceptivo é injetado nos vasos deferentes, que transportam o esperma na ejaculação, impedindo a fecundação.

anticoncepcional masculino

O objetivo da organização responsável é garantir que o tratamento possa ser revertido facilmente, com uma outra medicação que libere os vasos deferentes.

No site da empresa desenvolvedora, eles explicam que o Vasalgel foi inspirado em um medicamento indiano chamado Risug, que funciona de forma similar e, atualmente, também está passando por uma fase de exames clínicos em seu país de origem.

O desenvolvimento da “pílula masculina” é financiado por doações de pessoas interessadas, já que, segundo a própria empresa, a indústria farmacêutica “não tem interesse em um medicamento com efeitos de longo prazo”, pois interfeririam negativamente no seu lucro.


Será que esse método vai se tornar popular entre os homens? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe com os amigos.

anticoncepcional masculino

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of