A sogra é uma pessoa que sempre é lembrada nas rodas de piadas por ser um ser mitologicamente insuportável. Na verdade a sogra pode ajudar seu relacionamento deslanchar ou pode acabar com ele num piscar de olhos.

Se tem uma relação familiar que sabe muito bem como causar problemas, essa relação é com as sogras. A grande maioria das mães tende a ser super protetora e, muitas vezes, o ciúmes fala mais alto.

É mais comum que os conflitos com a sogra ocorram com a mulher, já que ela tende a ser tratada como uma intrusa na casa do parceiro. Porém, isso não é uma exclusividade feminina.

Muitos homens enfrentam problemas no convívio com elas. Para evitar conflitos, é importante sempre manter o equilíbrio: não entrar demais na vida familiar da parceira e nem ser distante demais.

Listamos os tipos de sogras mais comuns em todos relacionamentos. Será que você tem ou já teve alguma dessas?

Tipos de sogra:

A intrometida

sogra

Nesse caso, o constante envolvimento acaba desgastando o relacionamento, a sogra quer dar opinião sobre tudo que acontece na vida do casal. Dá palpite desde a criação dos filhos até o quê estão planejando para o fim de semana e sempre envolve-se nas discussões do casal.

A amiga do ex

sogra

Esse tipo de sogra é a pedra no sapato do casal. Ela sempre faz questão de comentar sobre o ex da filha e não mede esforços em fazer comparações das atitudes dos dois. Vive relembrando o passado, principalmente quando acontece alguma situação delicada entre o casal.

A ciumenta

sogra

O nome já diz tudo, a sogra que morre de ciúme da filha e acha que ela é uma criança indefesa,  mesmo depois de ter casado. Super protetora, a sogra acaba criando uma disputa de atenção dentro do casamento, não deixando o relacionamento se desenvolver.

A falsa

sogra

Esse tipo de sogra é extremamente perigosa, na presença do genro. Ela o trata com sorrisos e abraços, sendo a sogra que todo mundo pediu a Deus. O problema é quando ela está a sós com sua filha ou outras pessoas…Fala mal e faz de tudo para passar uma má impressão sobre o genro.

A indiferente

sogra

Aqui a sogra é indiferente em relação ao genro, ela não é agradável nem desagradável, simplesmente finge que você não existe. Essa situação pode ser útil para alguns, porém é ruim a longo prazo. Quando sua parceira quiser ir na casa da mãe dela, você se sentirá desconfortável em ir.

A perfeita

sogra

Pode ser difícil de achar, mas esse tipo de sogra  é aquela que faz tudo ao contrário dos outros tipos que você leu acima. Não se intromete na vida do casal, não fala do ex da sua parceira, não tem ciúmes de você com a filha dela, é verdadeira e ajuda seu relacionamento ir pra frente.

Brincadeira a parte, o problema entre sogra e genro pode ser sério e acabar com o relacionamento. Observe algumas situações que acontecem quando o problema está ficando sério:

  • Você quer que sua parceira não tenha mais contato com a mãe dela.
  • Vocês fica briga toda vez que sua sogra faz alguma coisa no seu relacionamento
  • Você começa a perder o respeito por sua parceira por causa da sogra.
  • Você começa a discussão falando da sogra e de repente a discussão é sobre problemas entre o casal.

Se alguns dos pontos acima está acontecendo, está na hora de você tomar uma atitude.

Em entrevista para o site o site Huffington Posta doutora Deanna Brann explica o que o casal deve fazer em situações assim.

1. Converse com sua esposa

Muitas homens não tem hábito de conversar com sua esposa sobre esse assunto, e por isso o relacionamento acaba se desgastando desnecessariamente. Deixe claro o que sua esposa deve fazer nessas situações  Lembre-se que muitas vezes ela não será capaz de consertar a mãe ou o problema. Seja direto e explique o que você quer dela.

2. Encontrem uma solução juntos

Não guarde seus sentimentos por medo de ofender sua parceira. Fale tudo que está acontecendo em relação a sua sogra. Converse sobre situação como dois adultos e tentem chegar a uma solução para o problema.

3. Mantenha o foco na relação

O título já diz tudo, esqueça a sogra e mantenha o foco na relação. Delete da sua mente qualquer pensamento que te afaste da sua parceira, não deixe problemas externos enfraquecer os laços amorosos.

Lembre que sua parceira e sua sogra são pessoas diferentes que pensam de maneiras diferentes.  Então tente achar um equilíbrio entre as duas e viva um relacionamento feliz!

Você tem uma sogra parecida com as citadas acima? Nos conte nos comentários e não esquece de compartilhar esse post com os seus amigos!!

sogra

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of